Revistas
Coepta: artigos de jovens autores – proposta para 2021
1. Apresentação 2. Na Mídia 3.
Cerimônia de Lançamento 4. A Experiências das Coepta
1. Apresentação
O Cemoroc - Centro de Estudos Medievais
Oriente & Ocidente (Faculdade de Educação da USP) - lançou em
2018 o Projeto Coepta (palavra latina que indica não só
início, mas um início de iniciativa, iniciação, empreendimento),
iniciativa revolucionária e de grande impacto educacional: publicar
em nossas prestigiosas e tradicionais revistas acadêmicas
internacionais, ao lado de estudos de destacados doutores, uma
seleção de artigos de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas
e privadas.
Até agora foram publicadas 6 números (sempre com data do ano seguinte)
disponíveis na Internet no site www.hottopos.com:
– Coepta 1
(número especial de nossa revista Convenit, parceria USP /
Universidade do Porto)
– Coepta 2
(número especial de nossa revista Convenit, parceria USP /
Universidade do Porto)
– Coepta 3-4 (número
especial de nossa revista International Studies, parceria USP /
Universidade do Porto)
– Coepta 5 e Coepta 6 (números
especiais de nossa Revista Internacional d'Humanitats,
parceria USP / Universitat Autònoma de Barcelona)
Já publicamos artigos das seguintes escolas
(de São Paulo): Colégio Luterano São Paulo, EMEFM Vereador Antonio
Sampaio, Escola Bilíngue Pueri Domus, Colégio Ítaca, Colégio
Visconde de Porto Seguro, Escola Municipal
Dr. Napoleão Rodrigues Laureano (Guarujá). Centro de Estudos Júlio
Verne (Diadema), Colégio Arena (Goiânia) e Colégio Presidente
Kennedy (Santos).
Os próximos números de Coepta, serão edições
especiais da Revista Internacional d’Humanitats, USP
/ Universitat Autònoma de Barcelona, em seus Nos. 53 e 54.
2. Na Mídia
A iniciativa repercutiu em diversos canais,
como:
“Projeto
da USP incentiva iniciação científica no ensino médio”
(Reportagem do Jornal da USP, 21-11-2018)
“Iniciação
científica – Linguagem acadêmica entra nas escolas” (Folha de
São Paulo, 21-10-2018)
“Estudantes
do Ensino Médio publicam artigos científicos em Revista da USP pela
primeira vez” Portal da Secretaria Municipal da Educação de São
Paulo
“Escola
de Guarujá fomenta iniciação científica no Ensino Fundamental” -
Prefeitura do Guarujá (Secretaria de Educação)
3. Cerimônia de Lançamento
O lançamento das revistas ocorre em torno da primeira semana do
mês de dezembro no Colégio Luterano São Paulo (coeditor da série
Coepta) em Cerimônia de entrega dos exemplares, seguida de
Coquetel festivo, para o qual estão convidados os familiares e
orientadores dos autores.
Não houve lançamento em 2020 devido à
pandemia.
Cerimônia de Lançamento 2019 - Auditório do Colégio Luterano São
Paulo
2018 - Na mesa, três de nossos editores chefes: Dr. Paulo
Ferreira da Cunha (catedrático da Universidade do
Porto, atualmente Ministro da Suprema Corte de Portugal); Dr. Jean
Lauand (Feusp) e Dra. Silvia Colello (FEUSP)
4. A experiência das Coepta
As experiências de publicação em diversas
escolas evidenciaram o quanto essa iniciativa impulsiona o esforço
de muitos professores que buscam incentivar a produção científica
entre os estudantes. Mais do que a mobilização entusiasmada para a
produção de um trabalho escolar diferenciado (ressignificando até
mesmo as atividades pedagógicas e o vínculo com a escola), o que
está em pauta é a construção de um olhar inquisitivo dos jovens
sobre o mundo em que vivemos. A esse respeito, os temas abordados
nas publicações Coepta, de natureza científica e social, dão
mostras do compromisso desses estudantes com a construção do
conhecimento e da postura crítica em face de uma realidade vivida,
que passa a ser, também, compreendida e problematizada. Por isso,
para cada um deles, a publicação não só consagra a razão do estudo e
do trabalho científico, como também promove o direito à voz e à
participação social.
Esta novidade atende a um importante
objetivo: a crescente tendência, no Ensino Médio, de estimular os
estudantes à realização de trabalhos autorais, tão importantes para
a abertura de horizontes intelectuais, guia para sua instalação no
mundo atual e na formação da própria identidade. Para além dos
modismos do novo rito de passagem, certamente há trabalhos notáveis
produzidos nas “categorias de base”, orientados por professores
comprometidos com a iniciação da formação de futuros pesquisadores.