Revistas Coepta: artigos de jovens autores – proposta para 2021

1. Apresentação  2. Na Mídia   3. Cerimônia de Lançamento  4. A Experiências das Coepta


1. Apresentação

O Cemoroc - Centro de Estudos Medievais Oriente & Ocidente (Faculdade de Educação da USP) - lançou em 2018 o Projeto Coepta (palavra latina que indica não só início, mas um início de iniciativa, iniciação, empreendimento), iniciativa revolucionária e de grande impacto educacional: publicar em nossas prestigiosas e tradicionais revistas acadêmicas internacionais, ao lado de estudos de destacados doutores, uma seleção de artigos de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.
(Ver: “Produzir conhecimentos na escola: significados e sentidos do Projeto Coepta – artigo de Silvia M. Gasparian Colello)

Até agora foram publicadas 6 números (sempre com data do ano seguinte) disponíveis na Internet no site www.hottopos.com:

Coepta 1 (número especial de nossa revista Convenit, parceria USP / Universidade do Porto)

Coepta 2 (número especial de nossa revista Convenit, parceria USP / Universidade do Porto)

Coepta 3-4 (número especial de nossa revista International Studies, parceria USP / Universidade do Porto)

Coepta 5 e Coepta 6 (números especiais de nossa Revista Internacional d'Humanitats, parceria USP / Universitat Autònoma de Barcelona)



Foto da reportagem do Jornal da USP  

Já publicamos artigos das seguintes escolas (de São Paulo): Colégio Luterano São Paulo, EMEFM Vereador Antonio Sampaio, Escola Bilíngue Pueri Domus, Colégio Ítaca, Colégio Visconde de Porto Seguro, Escola Municipal Dr. Napoleão Rodrigues Laureano (Guarujá). Centro de Estudos Júlio Verne (Diadema), Colégio Arena (Goiânia) e Colégio Presidente Kennedy (Santos).
Os próximos números de Coepta, serão edições especiais da Revista Internacional d’Humanitats, USP / Universitat Autònoma de Barcelona, em seus Nos. 53 e 54.


2. Na Mídia

A iniciativa repercutiu em diversos canais, como:

Projeto da USP incentiva iniciação científica no ensino médio” (Reportagem do Jornal da USP, 21-11-2018)

Iniciação científica – Linguagem acadêmica entra nas escolas” (Folha de São Paulo, 21-10-2018)

Estudantes do Ensino Médio publicam artigos científicos em Revista da USP pela primeira vez” Portal da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo

Escola de Guarujá fomenta iniciação científica no Ensino Fundamental” - Prefeitura do Guarujá (Secretaria de Educação) 


3. Cerimônia de Lançamento

O lançamento das revistas ocorre em torno da primeira semana do mês de dezembro no Colégio Luterano São Paulo (coeditor da série Coepta) em Cerimônia de entrega dos exemplares, seguida de Coquetel festivo, para o qual estão convidados os familiares e orientadores dos autores.

Não houve lançamento em 2020 devido à pandemia.


Cerimônia de Lançamento 2019 - Auditório do Colégio Luterano São Paulo


2018 - Na mesa, três de nossos editores chefes: Dr. Paulo Ferreira da Cunha (catedrático da Universidade do
Porto, atualmente Ministro da Suprema Corte de Portugal); Dr. Jean Lauand (Feusp) e Dra. Silvia Colello (FEUSP)


4. A experiência das Coepta

As experiências de publicação em diversas escolas evidenciaram o quanto essa iniciativa impulsiona o esforço de muitos professores que buscam incentivar a produção científica entre os estudantes. Mais do que a mobilização entusiasmada para a produção de um trabalho escolar diferenciado (ressignificando até mesmo as atividades pedagógicas e o vínculo com a escola), o que está em pauta é a construção de um olhar inquisitivo dos jovens sobre o mundo em que vivemos. A esse respeito, os temas abordados nas publicações Coepta, de natureza científica e social, dão mostras do compromisso desses estudantes com a construção do conhecimento e da postura crítica em face de uma realidade vivida, que passa a ser, também, compreendida e problematizada. Por isso, para cada um deles, a publicação não só consagra a razão do estudo e do trabalho científico, como também promove o direito à voz e à participação social.
Esta novidade atende a um importante objetivo: a crescente tendência, no Ensino Médio, de estimular os estudantes à realização de trabalhos autorais, tão importantes para a abertura de horizontes intelectuais, guia para sua instalação no mundo atual e na formação da própria identidade. Para além dos modismos do novo rito de passagem, certamente há trabalhos notáveis produzidos nas “categorias de base”, orientados por professores comprometidos com a iniciação da formação de futuros pesquisadores.
Extraído do portal da SME-PMSP. Da esquerda para a direita: Dra. Chie Hirose (orientadora),
Larissa A. C. Britto e Bianca A. L. Jarro (autoras), Ms. Lis Pontedeiro Oliveira (orientadora),
Stefani L. Primo (autora), Profa. Adriana  Vasconcellos (orientadora) - EMEFM Vereador
Antonio Sampaio  - Zona Norte de São Paulo.