Revistas Coepta: artigos de jovens autores – 2023
1. Apresentação 2. Na Mídia 3. Experiências das Coepta
1. Apresentação
O Cemoroc - Centro de Estudos Medievais Oriente & Ocidente (Faculdade de Educação da USP) - lançou em 2018 o Projeto Coepta (palavra latina que indica não só início, mas um início de iniciativa, iniciação, empreendimento), iniciativa revolucionária e de grande impacto educacional.Trata-se de publicar anualmente em alguma de nossas tradicionais revistas acadêmicas internacionais, ao lado de estudos de destacados doutores, uma seleção de artigos de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.
Até agora foram publicados 10 números, disponíveis na Internet no site www.hottopos.com . A edição mais recente é Coepta 9-10 (número especial de Revista Internacional d'Humanitats).Nestes primeiros 5 anos publicamos mais de 60 artigos de jovens pesquisadores das seguintes escolas privadas e públicas:
De São Paulo (Capital): Colégio Luterano São Paulo, EMEFM Vereador Antonio Sampaio, Escola Bilíngue Pueri Domus, Colégio Ítaca, Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Vértice, Colégio Albert Sabin e Colégio Souza Gouveia. De outras cidades: Escola Estadual Profa. Lúcia Akemi Miya (Itapecirica da Serra), Escola Municipal Dr. Napoleão Rodrigues Laureano (Guarujá). Centro de Estudos Júlio Verne (Diadema), Colégio Presidente Kennedy (Santos), Colégio Arena (Goiânia), Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI), Colégio Olimpo (Uberlândia), The Taft School (Connecticut) e Johannes-Scharrer-Gymnasium (Nuremberg - Alemanha).
Cerimônia de Lançamento das revistas Coepta 2022 (com fotos)
2. Na Mídia
A iniciativa repercutiu em diversos canais, como:
“Projeto da USP incentiva iniciação científica no ensino médio” (Reportagem do Jornal da USP, 21-11-2018)
“Iniciação científica – Linguagem acadêmica entra nas escolas” (Folha de São Paulo, 21-10-2018)
“Estudantes do Ensino Médio publicam artigos científicos em Revista da USP pela primeira vez” Portal da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo
“Escola de Guarujá fomenta iniciação científica no Ensino Fundamental” - Prefeitura do Guarujá (Secretaria de Educação)
Câmara Municipal de Itapecirica da Serra presta homenagem a autora da revista Coepta
Goiana ganha bolsa integral de cerca de R$ 2 milhões para estudar em universidade dos Estados Unidos ("A jovem conta que tem um artigo científico publicado na Revista Internacional d’Humanitats...”)
Giovanna Canonici, condecorada pelo Ministério da Ciência, tecnologia e inovações. Post (13-12-2021) - registra que a jovem teve artigo científico publicado na Revista Internacional d’Humanitats
Cerimônia de Lançamento 2018 - Auditório do Colégio Luterano São Paulo 2018 - Na mesa, três de nossos editores chefes: Dr. Paulo Ferreira da Cunha (catedrático da Universidade do Porto, atualmente Ministro da Suprema Corte de Portugal); Dr. Jean Lauand (Feusp) e Dra. Silvia Colello (FEUSP)
3. A experiência das Coepta
As experiências de publicação em diversas escolas evidenciaram o quanto essa iniciativa impulsiona o esforço de muitos professores que buscam incentivar a produção científica entre os estudantes. Nas palavras de Colello:
"Mais do que a mobilização entusiasmada para a produção de um trabalho escolar diferenciado (ressignificando até mesmo as atividades pedagógicas e o vínculo com a escola), o que está em pauta é a construção de um olhar inquisitivo dos jovens sobre o mundo em que vivemos. A esse respeito, os temas abordados nas publicações Coepta, de natureza científica e social, dão mostras do compromisso desses estudantes com a construção do conhecimento e da postura crítica em face de uma realidade vivida, que passa a ser, também, compreendida e problematizada. Por isso, para cada um deles, a publicação não só consagra a razão do estudo e do trabalho científico, como também promove o direito à voz e à participação social.
Esta novidade atende a um importante objetivo: a crescente tendência, no Ensino Médio, de estimular os estudantes à realização de trabalhos autorais, tão importantes para a abertura de horizontes intelectuais, guia para sua instalação no mundo atual e na formação da própria identidade. Para além dos modismos do novo rito de passagem, certamente há trabalhos notáveis produzidos nas 'categorias de base', orientados por professores comprometidos com a iniciação da formação de futuros pesquisadores." (Ver artigo completo: "Produzir conhecimento na escola: significados e sentidos do Projeto Coepta")