etnomatematica

Visite nossa página de reuniões para conferir os agendamentos.

Contribua com esse site enviando
fotos, links, artigos, perguntas,
sugestões, elogios, criticas e outros
pertinentes a etnomatemática
etnomatematica Rodrigo Guimarães Abreu
etnomatematica Claudio Lopes de Jesus

GEPEm

O grupo de Etnomatemática da USP

por Maria do Carmo Santos Domite

Constituído no final de 1998, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática-GEPEm vem se organizando em torno do interesse comum de seus participantes – pós-graduandos, graduandos da FEUSP e outros núcleos universitários, pesquisadores da FEUSP e outras universidades brasileiras/estrangeiras, professores da escola básica pública e outras - pela diversidade matemática produzida e utilizada a partir dos vários contextos socioculturais, bem como por um ensino de matemática que procure conhecer mais intimamente o educando em suas especificidades, levando em conta no processo de aprender e ensinar conhecimentos anteriores dos estudantes (intelectuais, artísticos, entre outros), suas preferências, situação familiar e econômica. Por meio da pesquisa científica, de atividades de extensão e da docência, a atuação do GEPEm pode ser entendida a partir de movimentos em três frentes:

1. No fortalecimento das discussões em torno dos trabalhos que procuram analisar as relações quantitativas e espaciais presentes no saber-fazer de diferentes grupos socioculturais, assim como de uma história da matemática não documentada, divulgando-os e aproveitando-os em termos educativos;

2. No enfrentamento de desafios que hoje são colocados na área de Etnomatemática no Brasil e no mundo, alguns deles a partir de preocupações do professor/pesquisador brasileiro Ubiratan D'Ambrósio, como a busca pelos seus fundamentos;

3. Na contribuição ao desenvolvimento da área de educação matemática da FEUSP, a qual tem uma atuação relevante na área de pesquisa e ensino, destacando-se em iniciativas relacionadas à pesquisa em História da Matemática, Psicologia da Educação Matemática, Prática Pedagógica em Matemática entre outros. Tais características têm sido reveladas tanto em trabalhos educacionais acadêmicos de docência e pesquisa como naqueles de extensão às comunidades.