COLÓQUIO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES EM DIDÁTICA DA GEOGRAFIA

14 a 19 de junho de 2010

 


COLÓQUIO


OBJETIVOS


PALESTRANTES CONVIDADOS


INSCRIÇÕES PARA GRUPOS DE PESQUISA




INSCRIÇÕES PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA


COMISSÃO
ORGANIZADORA

 

PROMOÇÃO E
ORGANIZAÇÃO




CONTATO


 

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Avenida da Universidade, 308 - Cidade Universitária
Butantã - São Paulo - SP
CEP 05508-900

 

 

 

 

 

 

Colóquio Internacional de Investigadores em Didática da Geografia

REDLADGEO - Brasil

14 a 19 de junho de 2010 - FEUSP - São Paulo

 

Atualmente, pesquisadores da área de Metodologia de Ensino e da Didática da Geografia têm aprofundado suas análises sobre o processo de ensino e de aprendizagem, a partir das diversas experiências das práticas educativas e das concepções teórico-metodológicas que estão em debate. Assim, amplia-se o enfoque sobre a Educação Geográfica, ou seja, sobre o conjunto de saberes que se estruturam no conhecimento científico da área de Geografia os quais incorporam os conceitos que fundamentam os contextos sociais do campo pedagógico. Entendemos que ensinar na perspectiva da construção dos saberes não é apenas dominar conteúdos, mas ter, ao mesmo tempo, um discurso conceitual organizado com uma proposta adequada de atividades, buscando superar os obstáculos da aprendizagem.

Organizar o Colóquio Internacional de Investigadores em Didática da Geografia com apoio do grupo de pesquisa Rede de Investigação em Didática da Geografia – REDLADGEO é dar continuidade as investigações e discussões já realizadas no Seminário Internacional de Ensino de Geografia e Ciências realizado no ano de 2008 com o apoio da FAPESP. Este evento permitirá discutir projetos de pesquisas em andamento em parceria com alguns países da América Latina, bem como fortalecer uma rede de Educação Geográfica e Didática da Geografia no Brasil, na medida em que nosso propósito será reunir vários pesquisadores do Brasil e do exterior.

TEMAS A SEREM ABORDADOS:

• A cidade e a cultura urbana como projetos educativos;
• Evolução e perspectiva da Geografia escolar;
• Didática e Educação Geográfica
• Diferentes linguagens e metodologias inovadoras;
• Ensino e aprendizagem nas séries iniciais;
• Experiências de aprendizagem conceitual em espaços formais e não-formais;

 

 

 

Localização

 

 

Créditos