FEUSP como modelo de preservação de acervos para USP


clique p/ ampliar
O Centro de Memória da Educação da FEUSP, desde 1998, desenvolve atividades para a preservação e organização de acervos significativos para a pesquisa em Educação Brasileira. O resultado dos trabalhos do CME/FEUSP está ganhando visibilidade para além da Faculdade de Educação.

A Universidade de São Paulo, desde 1996, conta com uma comissão de arquivos (com sede na reitoria) que elabora cursos, materiais didáticos e realiza visitas em cada unidade  da  Universidade para  orientar  e  acompanhar  a  conservação  e  organização
dos arquivos. No dia 12 de dezembro p.p., a comissão do SAUSP (Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo) reuniu os funcionários de cada Unidade da USP que estão responsáveis pelas atividades de guarda documental, com a finalidade de apresentar, de forma geral, a situação da Universidade no que diz respeito a preservação de seu patrimônio documental.

Em meio à apresentação, foram apontadas as unidades modelo para a Universidade. Entre as instituições escolhidas, figurou a nossa Faculdade de Educação/FEUSP.Reconheceu-se institucionalmente, o trabalho sério que vem sendo desenvolvido no Centro de Memória da Educação e na Escola de Aplicação (também fruto das atividades do Centro de Memória da Educação). O CME/FEUSP esta aberto para consulta de 2a. à 6a. feira entre 8:00 às 18:00.
clique p/ ampliar
higienização na Escola de Aplicação - Jornal da USP de 1º/9/2001
clique p/ ampliar
clique p/ ampliar

Mas isso é apenas o começo!!! O CME/FEUSP quer mostrar para a comunidade os trabalhos que vem desenvolvendo com os alunos do ensino fundamental, médio e de graduação (pedagogia e licenciatura), bem como deixar disponível seus acervos para consulta. Para isso, ele estará, nos próximos meses, atualizando a sua página e reorganizando seus espaços em sua sede para facilitar a pesquisa dos alunos de pós-graduação.

Mais informações ligue: (11)30913194 ou mande um e-mail para cmemoria@fe.usp.br