INVENTÁRIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO DO LABRIMP.

1 JOGOS DE BOLA

Qualquer brincadeira que utilize bola.

1.1 Sem objeto -

Brincadeira que utiliza somente bolas para o seu desenvolvimento.

ex1: Queimada vol.VI pag.23*
ex2: Onde está a bola?   Kishimoto, T.M. vol.5 p.140

1.2 Com objeto - Brincadeira que utiliza, além de bolas, outro instrumento(por ex: varas, bambolês, cordas, bastões, etc.), para o seu desenvolvimento.

ex1: Taco vol.V pag.212*
ex2: Racha  Kishimoto, T.M. vol5 p.65

2 JOGOS DE LOCOMOÇÃO

Qualquer brincadeira que envolva deslocamento do corpo humano.

2.1 Sem objeto

2.1.1 lançar ou derrubar

ex1: Cavalo de guerra cad.12 pag.32**
ex2: O ferrinho  Kishimoto, T.M. vol.1 p.217

2.1.1.1 atirar ou empurrar

ex1: Guerra cad.2 pag.120**
ex2: Barreira  Kishimoto, T.M. vol.3 p. 171

2.1.2 correr ou perseguir

ex1: Sô Lobo vol.III pag.33*
ex2: Barra-manteiga  Kishimoto, T.M. vol.6 p.58 a 64

2.1.3 nadar

ex1: Tunel aquático cad.10 pag.136**

2.1.4 saltar e saltitar

ex1: Carniça vol.VI pag.125*
ex2: Reino dos sacis  Medeiros, Ethel B. Jogos para recreação infantil p.329.

2.1.5 trepar ou escalar

ex1: Sobe escada vol.I pag.21*
ex2: palha ou chumbo  Kishimoto, T.M. vol.1 p.48

2.1.6 gesticular ou equilibrar

ex1: Violinha viola vol.I pag.58*
ex2: O palhaço 1  Caro, Nina - Jogos, passatempos e habilidades. p.24

2.1.7 esconder ou procurar

ex1: Balança caixão vol.III pag.145*
ex2: De render (pique) Kishimoto, T.M. vol.4 p.282

2.1.8 puxar ou agarrar

ex1: Travessia da floresta vol.VII pag.64*
ex2: Cabeça pega o rabo   Kishimoto, T.M. vol.3 p.209

2.1.9

2.1.10 caminhar ou dançar

ex1: Mamãe posso ir vol.VI pag.232*
ex2: Anão1   Caro, Nina. Jogos, passatempos e habilidades, p.23

2.1.11 jogos atléticos

ex1: Dança da cobra.    Medeiros, Ethel Barros, Jogos para recreação infantil. p.308

2.1.13 girar ou rodar

ex1: Currupio vol.IV pag.59*
ex2: Brincando de roda   Caderno 22 p.103,210.

2.2 Com objeto

2.2.1 lançar ou derrubar

ex1:.Fincavol.I pag.215*
ex2: Lá vai uma barquinha   Medeiros, Ethel e Machado,Eliete. Jogo para jardins de infância p.101,102.

2.2.1.1 atirar ou empurrar

ex1: Peteca vol.IV pag.224*
ex2: Passagem das petecas   Caro,Nina. Jogos, passatempos e habilidades, p.187

2.2.2 correr ou perseguir

ex1: Caça bandeira vol.III pag.141*
ex2: Hora do recreio   Medeiros, Ethel Barros. Jogos para recreação infantil p.189.

2.2.3 nadar

ex1: Galinha gorda vol.VII pag.154*
 

2.2.4 saltar e saltitar

ex1: Amarelinha vol.V pag.57*
ex2: Lá vem o rato   Kishimoto, T.M. vol1 p.56

2.2.5 trepar ou escalar

ex: Pau de sebo vol.IV pag.177*

2.2.6 gesticular ou equilibrar

ex1: Rolar arcos vol.VII pag.262*
ex2: Galamarte   Caderno 13 p.32,33

2.2.7 esconder ou procurar

ex1: Chicotinho queimado vol.III....pag.69*
ex2: Olá Bibi   Caro, Nina. Jogos, passatempos e habilidades. p.378

2.2.8 puxar ou agarrar

ex1: Cabra cega vol.VII pag.240*
ex2: Cabo de guerra1  Caro, Nina. Jogos, passatempos e habilidades. p.375,376 e 384

2.2.9 com animais

ex: O jogo da argolinha entre os guaicurus cad.12 pag.80**

2.2.10 caminhar ou dançar

ex1: Quem chegar primeiro vol.VII pag.89*
ex2: Bailarino   Medeiros, Ethel B. Jogos para recreação infantil. p.162

2.2.11 jogos atléticos

ex1: Corrida de revezamento vol.II pag.179*
ex2: Ata e desata  Medeiros, Ethel Barros. Jogos para recreação infantil p.262

2.2.12 encher ou estourar

ex: Quebrar panela vol.II pag.111*

2.2.13 girar ou rodar

ex1: Totó vol.4 pag.74*
ex2:  Bambolê   UEFS - Alegria de construir e brincar. p.08

3 CONTOS E FÁBULAS

3.1 Sem objeto

ex1: Histórias sem fim cad.12 pag.162**
ex2: Astúcias de ladrão   Kruschewsky, Beatriz. Colcha de Retalhos. p.199 a 200.

3.2 Com objeto

ex: O pato de maneca    Caro, Nina. Jogos, passatempos e habilidades. p.04

4 CANTIGAS

4.1 Sem objeto

ex1: A gatinha parda1 vol.VII pag.198*
ex2: Ó ciranda, ó cirandinha    Kishimoto, T.M. vol7 p.212

4.1.1 De roda - Brincadeira que utiliza a cantiga e se desenvolve com a formação de roda entre os participantes.

ex1: A praia vol.VIII pag.23*
ex2: Dança da carranquinha   Ferrara, Maria Amorim. Como brincam as crianças mineiras. p.158.

4.2 Com objeto

ex1: Meninas, ó meninas vol.VII pag.185*
ex2: Eis a minha bola  Dawsey, Sarah M.   Canta mamãe! p.10

4.2.1 De roda
ex1: Senhora, Dona Arcanjila  Melo, Veríssimo de. Rondas infantis brasileiras. In Revista do arquivo municipal 38 p.342.343

5 JOGOS VERBAIS

ex1: A gatinha parda vol.VIII pag.168*

5.1 Adivinhas - Brincadeiras em que um dos participantes precisa descobrir uma palavra, uma sentença, uma pessoa, etc.

ex1: Amigo ou Amiga cad.2 pag.137*
ex2: É isto? É aquilo?    Smit, Grace B.  Horas sociais. p.137

5.2 Trava Línguas - Compostos de palavras que, ao se juntarem, são difíceis de serem pronunciados.

ex1: Desconstantinopolizador cad.12 pag.163 **
ex2: O ninho   Os nossos brinquedos. Biblioteca infantil p.194

5.3 Parlendas - Formas em verso com rimas tonantes, declaradas ou cantadas.

ex1: Cadê o toucinho que estava aqui ? vol.VI pag.41*
ex2: Fui ao botequim  Garcia, Rose M.R. e Marques, Lilian A. Jogos e passatempos infantil.p.17

5.4 Outros

ex1: Os disparates vol.VIII pag.227*
ex2: Família Sampaio   Smith, Grace B. Horas sociais p.41

6 JOGOS DE OBSERVAÇÃO

Jogos que desenvolvem atenção, percepção e coordenação motora dos participantes.

6.1 Sem objeto

6.1.1 Memória - Brincadeiras que trabalham com a memória dos participantes.

ex1: Na corda da Violinha vol.V pag.59*
ex2: Mamãe foi pra feira   Curso de Recreação e jogos.SMC Aracaju p.29

6.1.2 Controle - Brincadeiras que trabalham a coordenação motora dos participantes.

ex1: Panelinha ou violinha vol.VI pag.116*
ex2:  Borboletas e flores    Medeiros, Ethel e Machado, Eliete. Jogos para jardins de infância. p.33,34.

6.1.3 Atenção - Brincadeiras que trabalham a atenção e percepção dos participantes.

ex1: Contrário vol.III pag.89*
ex2: Onde está o chocalho?   Medeiros, Ethel e Machado, Eliete. Jogos para jardins de infância. p.104,105.

6.2 Com objeto

6.2.1 Memória

ex1: Tampinha de garrafa vol.VI pag.253*
ex2: Paliteiro   Campos, Leonor. Toca a brincar. p.71 a 74

6.2.2 Controle

ex1: Jogo do papão vol.III pag.131*
ex2: Futebol de botão   Kishimoto, T.M. vol4 p.02

6.2.3 Atenção

ex1: Anelzinho, Passar anel vol.VI pag.14*

7 BRINCADEIRAS COM PARTES DO CORPO

7.1 Sem objeto

ex1: Estátua vol.V pag.102*
ex2: Palmada  Medeiros, Ethel B. Jogos para recreação infantil. p.168

7.2 Com objeto

ex1: Bambolê vol.II pag.187*
ex2: Petelecho    Rodrigues, Anna A.  Rodas, brincadeiras e costumes. p.163

7.3 Com música

ex1: Rei, soldado vol.I pag.13*
ex2: Pam! Pam! Pam!   Rodrigues, Anna A.  Rodas, brincadeira e costumes. p.157

8 JOGOS PARA TIRAR A SORTE

Formas de sorteio, geralmente usadas para a escolha de participantes.

8.1 Sem objeto

ex1: Par ou ímpar vol.III pag.189*
ex2: Fórmulas de contas    Ferrara, Maria Amorim. Como brincam as crianças mineiras. p.36

8.2 Com objeto

ex1: Palitinhos vol.II pag.13*
ex2: Malmequer   Kishimoto, T.M. vol2 p.61

9 JOGOS DE FAZ DE CONTA

Brincadeiras em que os participantes imitam situações, animais, etc.

9.1 Sem obejto

ex1: A galinha e os pintinhos vol.II pag.89*
ex2: Passeio ao jardim zoológico   Caro, Nina. Jogos, passatempos e habilidades.  p.208

9.2 Com objeto

ex1: As fitas vol.VIII pag.304*
ex2: Parceiros célebres    Caro, Nina. Jogos, passatempos e habilidades. p.386

9.3 Dramatização - brincadeiras de faz de conta com roteiro

ex1: Abobrinha vol.VI pag.110*
ex2: Gambá e as galinhas   Kishimoto, T.M. p.216 vol. IV

10 JOGOS DE CONSTRUÇÃO

Jogos que pressupõem a construção de um briquedo.

10.1 Material Não Estruturado (argila, areia, tecido, etc)

ex1: Pandorga cad. 4 pag. 69**
ex2: Reco-reco    UEFS Alegria de construir e brincar. p.39

10.2 Material Estruturado ( Peças Lego, etc. )

10.2.1 No plano (gráfico)

11 TRATOS

Brincadeiras em que os participantes executam ordens previamente combinadas, podendo ser estabelecido um trato permanente.

11.1 Sem objeto

ex1: Boca de forno vol.VI pag.50*
ex2: Fantasma    Kishimoto, T.M. vol5 p.139

11.2 Com objeto

ex1: Bente-que-bente-ó-frade vol.VI pag.105*
ex2: Fotografias em colher    Caro, Nina.   Jogos, passatempos e habilidades. p.217

12 JOGOS DE RACIOCÍNIO

12.1 Sem objeto
 
 

12.2 Com objeto

ex1: Jogo da velha vol.VI pag.138*
ex2: Banco Russo    Caro, Nina. Jogos, passatempos e habilidades. p.341

13 TROTE

Brincadeiras em que um dos participantes é enganado de alguma forma para divertir os outros participantes.

13.1 Sem objeto

ex1: Enganei o bobo vol.V pag.213*
ex2: Eu também   Caderno 13 p.73

13.2 Com objeto

ex1: O assobio vol.VIII pag.298*
ex2: Faça como eu faço

14 JOGOS EDUCATIVOS

Jogos que se desenvolvem em torno de uma proposta educativa.

14.1 Sem objeto

14.1 1 Língua Portuguesa

ex1: ABC vol.VI pag 112*
ex2: Formando palavras  Smith, grace B.   Horas Sociais p.59,60

14.1.2 Matemática

ex1: Serra, serra, serrador vol.III pag.91*
ex2: Quantos dedos?   Caro, Nina. Jogos, passatempos e habilidades. p.06
 

14.1.3 Estudos Sociais

ex: Cadeia Geográfica   Caderno 9 p.170

14.1.4 Ciências e Saúde

ex: Ar, terra e mar.   Medeiros, Ethel e machado Eliete. Jogos para jardins de infância. p.89,90

14.2 Com objeto

14.2.1 Língua Portuguesa

ex1: Forca vol.VIII pag.87*
ex2: Barquinha carregadinha.    Rodrigues, Augusta. Rodas, brincadeiras e costumes. p.172

14.2.2 Matemática

ex1: Estafeta ao quadro negro cad.2 pag.181**

14.2.3 Estudos Sociais

ex: Quem disse isso?    Caro, Nina...Jogos, passatempos e habilidades. p.295

14.2.4 Ciências e Saúde

14.2.5 Educação Artística
 

15 RECORTES AFINS

15.1 Reportagens de jornais, revistas, etc...

15.2Notas e Trechos de livros, enciclopédias, etc...

16 HISTÓRIA DOS JOGOS

16.1 Origem

ex1: Papagaio, pipa arraia cad.12 pag.1**
ex2: A formiguinha.  Rodrigues, anna Augusta. Rodas, brincadeiras e costumes. p.20

16.2 Registros de época

ex1: Porque minha mãe destruiu meus brinquedos ? cad.12 pag.92**
ex2: Bodoque3.  Importância e necessidade de recreação. Autores diversos. p.49

17 DIVERSAS

Brincadeiras que não se enquadram em nenhuma classificação.

17.1 sem objeto

ex1: Berlinda vol.III pag 82*
ex2: Os assobiadores.  Caro, Nina. Jogos, passatempos e habilidades. p.215

17.2 com objeto

ex1: Assoprar folha vol.VII pag.59*
ex2: Bambá.  Kishimoto, T.M. vol2 p.71,71

BIBLIOGRAFIA:

* KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Tradicionais Infantis do Brasil. FEUSP, São Paulo, 1992, 8 volumes.

** BATISTA, Maria Aparecida Camargo. Apostilas Labrimp-FEUSP.