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Programa de Formação Docente, Direitos Humanos nas Escolas

 
A equipe do Programa de Formação Docente Direitos Humanos nas Escolas tem trabalhado com professores da rede pública de ensino desde 2001. Ao todo foram mais de 2000 profissionais da educação que passaram pelos diversos cursos de formação organizados em parcerias com Secretarias de Educação ou outros órgãos da administração pública. Surgiram dessa experiência a publicação de um livro que copila as principais palestras (Educação, Cidadania e Direitos Humanos. Vozes, 2004), a criação de um documentário cinematográfico com apresentação no Brasil e no exterior (Escola Pública.Corte Seco, 2004) e uma série de artigos acadêmicos. Essa experiência gerou ainda um conjunto de princípios que temos identificado como eixos norteadores para as ações de formação de professores. São eles:


· Concentrar a formação em serviço em grupos de professores de uma mesma unidade de ensino a fim de aumentar a possibilidade de mudanças institucionais, raras quando o objeto da ação é um professor isolado de seus pares.

· Transformar a prática corrente de palestras e ações isoladas em um Curso de Extensão Cultural, de forma a articular e aprofundar as temáticas e, ao mesmo tempo, colaborar na progressão da carreira dos docentes inscritos.

· Criar, como parte integrante dos cursos, grupos de estudo e debate a fim de promover aprofundamento das concepções veiculadas nas palestras. Esses grupos, em geral com cerca de vinte participantes, procuram ainda desenvolver ou reforçar o hábito do estudo sistemático entre os profissionais da educação.

· Criar mecanismos de atuação direta nas escolas, por meio da formulação de material, a ser utilizado em reuniões coletivas, que visa promover a reflexão sobre as práticas correntes e a proposição de inovações vinculadas à promoção de uma escola comprometida com os ideais de uma sociedade livre, justa e solidária.

· Recorrer à apresentação e à discussão de obras literárias, cinematográficas, musicais e acadêmicas cujas temáticas estejam relacionadas aos ideais de uma educação comprometida com o espírito público, ampliando as possibilidades de reflexão e discussão dos assuntos em pauta.

· Fomentar a presença de eventos e obras culturais no currículo escolar, ligando as temáticas da democracia e dos direitos humanos ao cotidiano escolar por intermédio do material elaborado pela equipe.

· Criar mecanismos que garantam a presença dos coordenadores pedagógicos no acompanhamento das atividades do curso, aproximando os ideais nele veiculados ao Projeto Político Pedagógico das unidades participantes.

· Propiciar o envolvimento e a formação das equipes pedagógicas das Secretarias de Educação, a fim de criar uma parceria entre a universidade pública e a rede pública de ensino.


O público-alvo está para além dos profissionais da educação, com vistas a proporcionar a reflexão sobre os temas que envolvem a educação em Direitos Humanos para segmentos ligados ao sistema prisional e de assistência a crianças e adolescentes, bem como a agentes comunitários. Tanto a realização do curso quanto a elaboração do material visam ao fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo.


 
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