O QUE FAZEMOS...

 

            A Etnomatemática é um Programa de Pesquisas com interesses voltados para cultura e educação, educação matemática e diversidade cultural, Educação Matemática e sociedade, Educação Matemática e exclusão social, entre outros. Desse modo, o rol de interesses e objetos de estudos dos pesquisadores/as desse programa são relativamente amplos, mas mantêm um fio condutor relacionado a um novo olhar sobre os mecanismos de produção/transmissão de conhecimentos matemáticos em contextos culturais e socioculturais distintos.  

              O Programa de Pesquisa Etnomatemático conta hoje com dois Congressos Brasileiros (CBEm-1/2000 em São Paulo e o CBEm-2/2004 em Natal) e dois Congressos Internacionais (CIEm-1/1998 em Granada e o CIEm-2/2002 em Ouro Preto) já realizados e estão em pauta o CIEm-3/2006 em Auckland e o CBEm-3/2008 em Mato Grosso.

            Contamos com mais de 50 teses e dissertações dentro desse programa, além de um grande bibliografia, entre livros e artigos, publicados (apenas no Brasil).

                Tal dinâmica, em si, pode ser interpretada como a ponta de um iceberg, um forte indício, do crescente interesse de pesquisadores/as pela estreita relação entre a Matemática e a Educação Matemática, com questões de natureza social, cultural, histórica, antropológica entre outras.

                É em torno desse fio condutor que os membros do GEPEm – Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática organizam suas atividades, por meio de encontros/reuniões semanais na Faculdade de Educação da USP – todas as 5as feiras das 13:30 às 16:30.

                As atividades do grupo são organizadas de modo a atender interesses individuais mas, também, têm como objetivo o desenvolvimento do Programa de Pesquisa.

                Alguns exemplos das atividades mencionadas:

                  - a organização do CBEm-1 em novembro de 2000;

                  - organização e publicação do livro “Etnomatemática: papel, valor e significados”...;

                  - estudos de diversos artigos e livros;

                  - organização do rol de teses (apresentado neste site);

                  - traduções de artigos de etnomatemática para o português;

                  - vários membros do grupo já defenderam dissertações e teses - outros estão no programa de pós graduação;

                  - e outras...