UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA
Instituto de Educação Matemática
Mestrado em Educação Matemática
 
 

A ESCOLA DA MATEMÁTICA E A ESCOLA DO SAMBA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO EM TORNO DO CARNAVAL CARIOCA.


AUTOR

Márcio de Albuquerque Vianna - Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula
Orientadores: Profa. Dra. Sônia Borges V. da Mota
              Prof. Dr. Eduardo Sebastiani Ferreira
 

PROPOSTA DO TEMA

    Apresentar, através de comunicação oral, o desenvolvimento da pesquisa que está sendo realizada na comunidade da Vila Vintém, que tem como objetivo investigar a Matemática produzida em meio a prática carnavalesca da escola de samba.

RESUMO

     A pesquisa que está sendo desenvolvida investiga a Matemática produzida na atividades culturais do G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel, na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.
     O estudo tem por finalidade redimensionar a proposta educacional vigente no meio escolar, buscando nos fatores sócio-culturais da comunidade da Vila Vintém, o conhecimento matemático popular existente em meio a prática carnavalesca da escola de samba.
     Os resultados dessa pesquisa serão retornados à comunidade na forma de contribuições para uma proposta pedagógica, através da criação modelos matemáticos que terão como referência as mencionadas práticas carnavalescas..
 

PALAVRAS CHAVES:  Etnomatemática - cultura popular - Educação
 

INTRODUÇÃO

     A Educação Matemática nas comunidades marginalizadas sócio- economicamente, pode ganhar em qualidade e eficiência se for levado em consideração e, mais que isso, valorizado, o seu conhecimento popular, ou seja, a Matemática existente nas suas práticas sócio-culturais.
       A comunidade estudada na pesquisa que venho desenvolvendo, tem o carnaval como a mais forte atividade cultural. O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel constrói e coordena, ao longo de todo o ano, atividades preparatórias para a sua participação no Desfile das Escolas de Samba,  que acontece todo mês de fevereiro na Av. Marquês de Sapucaí. Evento este, que marca o carnaval carioca.
    De acordo com as  concepções da Etnomatemática, pode-se observar que cada cultura desenvolve práticas matemáticas relacionadas com seu modo de vida e enfrentamentos do dia-a-dia. É nessa convicção que se apoiará o presente estudo.
    Na tentativa de se criar propostas de educação matemática, em torno desse evento sócio-cultural, esta pesquisa buscará conhecer a Matemática praticada por essa comunidade em específico. Observaremos a sua organização, do seu trabalho e de sua participação no carnaval carioca, tendo em vista que nos utilizaremos desse conhecimento na prática pedagógica das escolas da comunidade.
    Para essa finalidade, a Proposta Metodológica da Etnomatemática, a qual Sebastiani (1997) se refere em seu livro, enquanto modelo pedagógico, será utilizada nessa pesquisa como diretriz do estudo desenvolvido.

OBJETIVOS

     Esta pesquisa tem por objetivo oferecer contribuições para uma proposta de Educação Matemática. Essas contribuições serão pautadas no conhecimento matemático observado nas pesquisas de campo realizadas nesta comunidade, a qual apresenta o carnaval como uma de suas principais manifestações sócio-culturais.

DESENVOLVIMANTO DO TEMA

     O contexto sócio-cultural observado deu início a idéia de se conhecer a Matemática que  está presente na prática carnavalesca, tendo em vista a riqueza cultural, bem como a prática social que estão envolvidas no processo de organização  do evento que ocorre uma vez por ano, mas que mobiliza a sociedade para a sua realização.
     A pesquisa de campo se iniciou com a videografia dos ensaios técnicos, nos quais estavam presentes algumas práticas que foram avaliadas como de grande importância no estudo, devido ao significativo envolvimento da população nas atividades presentes. Entre as diversas práticas se destacam as questões organizacionais do desfile, como número de componentes, número de alas; a coreografia nas alas, elemento que envolve uma série de experimentos, bem como a interpretação do enredo em gestos sincronizados com a dança; a cronometragem que é um elemento problemático durante a execução do desfile; a aquisição das fantasias; focalizando ala das crianças em meio a essas práticas.
     A partir da observação das práticas mais importantes, partimos para as entrevistas, as quais revelaram diversas posições quanto a participação dos integrantes, o processo histórico e a concepção dos responsáveis perante a organização das atividades, apresentados nos seguintes itens:
1) O foco na ala das crianças direcionou entrevistas com os responsáveis e participantes da mesma, bem como suas funções e  contribuições:
- Heloísa Rangel: presidente da ala das crianças e vice-presidente do Departamento Comunitário – organiza, seleciona e desenvolve atividades como ensaios e festivais para a arrecadação de verbas para a aquisição das fantasias.
- Valcir e Daniela Marcondes: coreógrafos da ala das crianças – estudam e criam a coreografia em função da interpretação do samba enredo, através de gestos e dança nos ensaios.
- Alysson (conhecido como Ferrugem) e Paulo Vitor: crianças que participam da ala – ensaiam e participam dos festivais vendendo ingressos para a arrecadação do dinheiro.
As entrevistas realizadas com os integrantes da ala das crianças revelaram a dificuldade da aquisição da verba para as fantasias, onde os integrantes da mesma, vendem os ingressos do festival com a finalidade de ajudarem na arrecadação. Os problemas observados estão relacionados a venda dos ingressos, os quais cada criança deve prestar conta até uma determinada data.
Outra questão referente a ala das crianças está relacionada aos ensaios, onde os coreógrafos apresentam a arrumação da ala em meio ao número de componentes, a estatura dos indivíduos e os passos marcados da coreografia. Sendo assim, são testadas inúmeras variáveis para que não se comprometa o andamento da ala na travessia, bem como o sincronismo dos mesmos.
2) Os fatos históricos da comunidade, bem como do surgimento da Escola de Samba, são relatados em entrevistas com um de seus fundadores chamado Wandir Trindade (o Vô Macumba) que conta os fatos mais importantes do grupo carnavalesco.
3) A concepção de união e trabalho é apresentada em entrevistas com o presidente da escola, bem como as dificuldades sociais e técnicas para o desenvolvimento dos eventos.
4) Outros elementos como cronometragem e bateria serão também abordados futuramente, levando em consideração que são também de importância para o estudo proposto, visto que envolvem um número muito grande de participantes.
A partir dos dados coletados nas entrevistas descritas acima, foi observado que a Matemática está presente em diversas situações no decorrer da preparação do desfile, tais como na organização das alas, onde conceitos geométricos, como alinhamento, convergência, espaçamento, ainda como análise combinatória das diversas formas de alinhamento, são abordadas. Questões de tempo, sincronismo, velocidade e contagem de passos, também estão presentes nos ensaios. Aparece também em questões sociais, onde a aquisição das fantasias depende de um custo monetário, o qual é levado em consideração, devido ao fato dos integrantes da comunidade serem carentes economicamente.
Esses fatos serão abordados na apresentação do trabalho, incluindo as falas e posições das pessoas que participaram da etnografia que está sendo realizada, bem como as impressões que tivemos em meio a etnografia realizada.
A análise dos dados coletados estarão fundamentados nos os estudos teóricos de autores como D’ambrósio, Sebastiani, Knijnik, Borba, Powell, Gerdes, entre outros, os quais darão suporte para a apresentação de uma proposta de trabalho através de modelos matemáticos. Esta proposta, consiste em aproximar o saber popular ao saber escolarizado a partir das necessidades sócio-culturais do grupo observado, ou até mesmo em outras comunidades que têm o carnaval das escolas de samba como atividade cultural.
Para maior compreensão dos procedimentos metodológicos da pesquisa, o esquema abaixo descreve os passos que estão sendo utilizados para o desenvolvimento do estudo.
 

CONCLUSÃO
     Apesar de inacabada, a pesquisa vem apresentando questões importantes quanto à matemática que é desenvolvida no meio cultural do samba, mais especificamente da escola de samba observada, a qual dirige total atenção e concentração à prática carnavalesca em meio a sua grande organização.
     Observa-se que esta organização necessita de elementos matemáticos que são constantemente vividos e utilizados pelos organizadores e participantes dos eventos, e que devem ser estudados e levados à discussões em torno da sua validade e  necessidade, enquanto conhecimento popularmente adquirido. Será proposto o uso desse conhecimento na prática pedagógica, não somente para propiciar um desenvolvimento cognitivo dos estudantes ao longo da sua formação acadêmica mas, sobretudo, visando um crescimento cultural e social da comunidade em questão.

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