A ESCOLA DA MATEMÁTICA E A ESCOLA DO SAMBA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO EM TORNO DO CARNAVAL CARIOCA.
AUTOR
Márcio de Albuquerque Vianna - Mestrando em Educação
Matemática pela Universidade Santa Úrsula
Orientadores: Profa. Dra. Sônia Borges V. da Mota
Prof. Dr. Eduardo Sebastiani Ferreira
PROPOSTA DO TEMA
Apresentar, através de comunicação oral, o desenvolvimento da pesquisa que está sendo realizada na comunidade da Vila Vintém, que tem como objetivo investigar a Matemática produzida em meio a prática carnavalesca da escola de samba.
RESUMO
A pesquisa que está sendo desenvolvida
investiga a Matemática produzida na atividades culturais do G.R.E.S.
Mocidade Independente de Padre Miguel, na Zona Oeste da Cidade do Rio de
Janeiro.
O estudo tem por finalidade redimensionar
a proposta educacional vigente no meio escolar, buscando nos fatores sócio-culturais
da comunidade da Vila Vintém, o conhecimento matemático popular
existente em meio a prática carnavalesca da escola de samba.
Os resultados dessa pesquisa serão
retornados à comunidade na forma de contribuições
para uma proposta pedagógica, através da criação
modelos matemáticos que terão como referência as mencionadas
práticas carnavalescas..
PALAVRAS CHAVES: Etnomatemática - cultura popular - Educação
INTRODUÇÃO
A Educação Matemática
nas comunidades marginalizadas sócio- economicamente, pode ganhar
em qualidade e eficiência se for levado em consideração
e, mais que isso, valorizado, o seu conhecimento popular, ou seja, a Matemática
existente nas suas práticas sócio-culturais.
A comunidade estudada na pesquisa
que venho desenvolvendo, tem o carnaval como a mais forte atividade cultural.
O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Mocidade Independente de Padre
Miguel constrói e coordena, ao longo de todo o ano, atividades preparatórias
para a sua participação no Desfile das Escolas de Samba,
que acontece todo mês de fevereiro na Av. Marquês de Sapucaí.
Evento este, que marca o carnaval carioca.
De acordo com as concepções
da Etnomatemática, pode-se observar que cada cultura desenvolve
práticas matemáticas relacionadas com seu modo de vida e
enfrentamentos do dia-a-dia. É nessa convicção que
se apoiará o presente estudo.
Na tentativa de se criar propostas de educação
matemática, em torno desse evento sócio-cultural, esta pesquisa
buscará conhecer a Matemática praticada por essa comunidade
em específico. Observaremos a sua organização, do
seu trabalho e de sua participação no carnaval carioca, tendo
em vista que nos utilizaremos desse conhecimento na prática pedagógica
das escolas da comunidade.
Para essa finalidade, a Proposta Metodológica
da Etnomatemática, a qual Sebastiani (1997) se refere em seu livro,
enquanto modelo pedagógico, será utilizada nessa pesquisa
como diretriz do estudo desenvolvido.
OBJETIVOS
Esta pesquisa tem por objetivo oferecer contribuições para uma proposta de Educação Matemática. Essas contribuições serão pautadas no conhecimento matemático observado nas pesquisas de campo realizadas nesta comunidade, a qual apresenta o carnaval como uma de suas principais manifestações sócio-culturais.
DESENVOLVIMANTO DO TEMA
O contexto sócio-cultural observado
deu início a idéia de se conhecer a Matemática que
está presente na prática carnavalesca, tendo em vista a riqueza
cultural, bem como a prática social que estão envolvidas
no processo de organização do evento que ocorre uma
vez por ano, mas que mobiliza a sociedade para a sua realização.
A pesquisa de campo se iniciou com a videografia
dos ensaios técnicos, nos quais estavam presentes algumas práticas
que foram avaliadas como de grande importância no estudo, devido
ao significativo envolvimento da população nas atividades
presentes. Entre as diversas práticas se destacam as questões
organizacionais do desfile, como número de componentes, número
de alas; a coreografia nas alas, elemento que envolve uma série
de experimentos, bem como a interpretação do enredo em gestos
sincronizados com a dança; a cronometragem que é um elemento
problemático durante a execução do desfile; a aquisição
das fantasias; focalizando ala das crianças em meio a essas práticas.
A partir da observação das práticas
mais importantes, partimos para as entrevistas, as quais revelaram diversas
posições quanto a participação dos integrantes,
o processo histórico e a concepção dos responsáveis
perante a organização das atividades, apresentados nos seguintes
itens:
1) O foco na ala das crianças direcionou entrevistas com os
responsáveis e participantes da mesma, bem como suas funções
e contribuições:
- Heloísa Rangel: presidente da ala das crianças e vice-presidente
do Departamento Comunitário – organiza, seleciona e desenvolve atividades
como ensaios e festivais para a arrecadação de verbas para
a aquisição das fantasias.
- Valcir e Daniela Marcondes: coreógrafos da ala das crianças
– estudam e criam a coreografia em função da interpretação
do samba enredo, através de gestos e dança nos ensaios.
- Alysson (conhecido como Ferrugem) e Paulo Vitor: crianças
que participam da ala – ensaiam e participam dos festivais vendendo ingressos
para a arrecadação do dinheiro.
As entrevistas realizadas com os integrantes da ala das crianças
revelaram a dificuldade da aquisição da verba para as fantasias,
onde os integrantes da mesma, vendem os ingressos do festival com a finalidade
de ajudarem na arrecadação. Os problemas observados estão
relacionados a venda dos ingressos, os quais cada criança deve prestar
conta até uma determinada data.
Outra questão referente a ala das crianças está
relacionada aos ensaios, onde os coreógrafos apresentam a arrumação
da ala em meio ao número de componentes, a estatura dos indivíduos
e os passos marcados da coreografia. Sendo assim, são testadas inúmeras
variáveis para que não se comprometa o andamento da ala na
travessia, bem como o sincronismo dos mesmos.
2) Os fatos históricos da comunidade, bem como do surgimento
da Escola de Samba, são relatados em entrevistas com um de seus
fundadores chamado Wandir Trindade (o Vô Macumba) que conta os fatos
mais importantes do grupo carnavalesco.
3) A concepção de união e trabalho é apresentada
em entrevistas com o presidente da escola, bem como as dificuldades sociais
e técnicas para o desenvolvimento dos eventos.
4) Outros elementos como cronometragem e bateria serão também
abordados futuramente, levando em consideração que são
também de importância para o estudo proposto, visto que envolvem
um número muito grande de participantes.
A partir dos dados coletados nas entrevistas descritas acima, foi observado
que a Matemática está presente em diversas situações
no decorrer da preparação do desfile, tais como na organização
das alas, onde conceitos geométricos, como alinhamento, convergência,
espaçamento, ainda como análise combinatória das diversas
formas de alinhamento, são abordadas. Questões de tempo,
sincronismo, velocidade e contagem de passos, também estão
presentes nos ensaios. Aparece também em questões sociais,
onde a aquisição das fantasias depende de um custo monetário,
o qual é levado em consideração, devido ao fato dos
integrantes da comunidade serem carentes economicamente.
Esses fatos serão abordados na apresentação do
trabalho, incluindo as falas e posições das pessoas que participaram
da etnografia que está sendo realizada, bem como as impressões
que tivemos em meio a etnografia realizada.
A análise dos dados coletados estarão fundamentados nos
os estudos teóricos de autores como D’ambrósio, Sebastiani,
Knijnik, Borba, Powell, Gerdes, entre outros, os quais darão suporte
para a apresentação de uma proposta de trabalho através
de modelos matemáticos. Esta proposta, consiste em aproximar o saber
popular ao saber escolarizado a partir das necessidades sócio-culturais
do grupo observado, ou até mesmo em outras comunidades que têm
o carnaval das escolas de samba como atividade cultural.
Para maior compreensão dos procedimentos metodológicos
da pesquisa, o esquema abaixo descreve os passos que estão sendo
utilizados para o desenvolvimento do estudo.
CONCLUSÃO
Apesar de inacabada, a pesquisa vem apresentando
questões importantes quanto à matemática que é
desenvolvida no meio cultural do samba, mais especificamente da escola
de samba observada, a qual dirige total atenção e concentração
à prática carnavalesca em meio a sua grande organização.
Observa-se que esta organização
necessita de elementos matemáticos que são constantemente
vividos e utilizados pelos organizadores e participantes dos eventos, e
que devem ser estudados e levados à discussões em torno da
sua validade e necessidade, enquanto conhecimento popularmente adquirido.
Será proposto o uso desse conhecimento na prática pedagógica,
não somente para propiciar um desenvolvimento cognitivo dos estudantes
ao longo da sua formação acadêmica mas, sobretudo,
visando um crescimento cultural e social da comunidade em questão.
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