RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo verificar algumas noções a respeito da influência das cores no crescimento das plantas, os quais são transferidos de geração para geração entre os agricultores, em geral, sem conhecimento científico sistematizado. Neste contexto, partimos de noções étnicas e utilizamos a modelagem matemática para verificação das mesmas. O grupo realizou um experimento para verificação da influência das cores na germinação e crescimento de alpiste (Phalaris Canarienses), procurando garantir condições idênticas quanto a fatores externos que influenciam na fotossíntese. A partir dos dados obtidos, construímos gráficos de comparação cuja análise revelou que o crescimento da planta foi maior sob ação da luz vermelha, fator já conhecido das pessoas que lidam com germinação/crescimento de plantas.
INTRODUÇÃO
“As cores e o crescimento das plantas” é parte do trabalho
de especialização em modelagem matemática realizado
na UNICAMP, no período de 1999 – 2000, cujo tema era CORES. Ao investigarmos
a utilização das cores nos mais diversos segmentos, nos deparamos
com a informação de que um agricultor utilizava plástico
vermelho em seu roseiral. Ao ser indagado, ele não soube responder
o porquê do plástico vermelho mas sabia que era a melhor
cor para que os botões de rosas ficassem maiores
EXPERIMENTO:
Partindo desta informação fizemos o seguinte experimento:
PROCEDIMENTO 1) Foram construídas 5 caixas de papelão,
com ventilação, tampadas com papel celofane duplo, nas cores:
azul, amarelo, vermelho, verde e outra com papel transparente (considerando
o padrão);
2) Em cinco recipientes com terra vegetal e água, foram depositadas
sementes de alpiste (Phalaris Canariensis);
3) Cada recipiente foi colocado dentro de uma das caixas coloridas;
4) As caixas foram colocadas em condições idênticas
quanto ao meio ambiente e luz solar, de tal forma que durante o experimento
a planta recebesse apenas a luz colorida correspondente à tampa
da caixa;
5) Após a germinação das sementes, foram feitas
modificações para acompanhar o crescimento das plantas dia
a dia.
DADOS OBTIDOS
NO
EXPERIMENTO A germinação das sementes ocorreu no 3º
e 4º dias após o plantio. As medições iniciaram-se
a partir do 2º dia após a germinação. Os dados
obtidos estão nas tabelas a seguir.
CAIXA
VERMELHA CAIXA
AMARELA CAIXA
AZUL CAIXA
VERDE CAIXA TRANSPA
RENTE
Dia Altura
(cm) Altura
(cm) Altura
(cm) Altura
(cm) Altura
(cm)
1º 1,0 0 1 0 0
2º 2,0 1,0 2 1 1
3º 3,5 2,0 3,5 1,5 3
4º 5,0 3,5 4,5 2,5 4
5º 7,0 5,0 6,0 3,5 6,5
6º 9,0 7,0 7,5 5 7,5
7º 9,5 8,0 8 6 8
8º 10 8,5 9 7,5 8,5
9º 11 9 9,5 7,5 9
10º 12 10 10,5 8 9,5
11º 12 10 11 8,5 10,5
12º 12,5 10,5 11 9 10,5
13º 12,5 10,5 11,5 9,5 11
14º 12,5 10,5 11,5 9,5 11
O sol é a nossa fonte de energia. A fotossíntese é
o processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em
energia química (açúcar) que auxilia no crescimento
das plantas. Ela ocorre em estruturas das células das plantas chamadas
cloroplastos que produzem a clorofila: pigmento que torna verde os vegetais,
pois reflete a luz verde e absorve o vermelho e o azul.
Os carotenóides e as ficobilinas são pigmentos acessórios
que absorvem luz em comprimento de onda diferente da clorofila, mas a energia
luminosa absorvida por eles é cedida para a clorofila. Em nosso
experimento, foi feita a leitura da absorbância do papel celofane
(5 cores diferentes), para conferir os respectivos comprimentos de ondas.
Procuramos garantir que todas as caixas estivessem sob condições
idênticas quanto a fatores externos que influenciam na fotossíntese:
concentração de CO2 no ar, temperatura, intensidade luminosa
e concluímos que a variação no crescimento das plantas
ocorreu devido aos diferentes comprimentos de ondas das cores utilizadas,
pois este é um importante fator externo que deve ser considerado
na fotossíntese.
CONCLUSÃO:
Analisando-se os gráficos obtidos, observamos que o crescimento
da planta foi maior sob ação da luz vermelha e a seguir para
azul; transparente (padrão), amarelo e verde, em ordem decrescente
de crescimento.
Para verificar se as conclusões obtidas no experimento tinham
aplicabilidade fomos conversar com agricultores que cultivam flores em
Holambra. Verificamos que a maioria das estufas são cobertas com
plástico branco transparente (inverno) e branco leitoso (verão),
pois “entra toda luz e mais um pouco”. Encontramos no sítio do Sr.
Joost, que cultiva kalanchoe, uma estufa coberta com plástico azul,
ao indagarmos o porquê ele nos informou que nesta estufa são
colocadas as “plantas matrizes usadas para dar mudas: as plantas crescem
mais e não florescem, dão grande quantidade de brotos”.
Obtivemos, ainda, outras informações tais como: - o
emprego do plástico azul na cultura de pepino “diminui o pulgão
só que também diminui a produção”, -
a utilização de plástico vermelho na plantação
de rosas faz com que os botões fiquem maiores, mas cai a produção
e aumenta o número de pragas”.
Porquê usar filtros de luz de cores diferentes nas plantações?
Os agricultores sabem que na produção de plantas as cores
da luz incidente influenciam no crescimento, na floração
e no controle de pragas. Então, a resposta não é simples
e vai depender do objetivo do agricultor: se ele deseja maior produção,
florescimento, controle das pragas, entre outros.
BIBLIOGRAFIA:
- Educ. Mat. em Revista. SBEM. Etnomatemática, Ano 1, nº
1, 2º sem/1993
- SOARES, Paulo Toledo. O mundo das Cores. Editora Moderna; 1991
- MONTANARI, Valdir e Paulo CUNHA. Nas ondas da luz. Editora Moderna.