O Azul do Planeta 


Efeito Estufa - Gás Carbônico

Ao longo dos anos , o homem veio promovendo transformações, que vem acarretando riscos para a espécie humana. O desenvolvimento industrial acelerado, a exploração demográfica, o desflorestamento, são alguns exemplos de atitudes antropog&ecric;nicas, que resultam em agressões ao meio ambiente. As fontes de energia utilizadas em larga escala têm sido os combustíveis fósseis, como por exemplo: gás natural, petróleo e carvão . A sua utilização tem sido uma das responsáveis pela elevada escala de gás carbônico emitidas na atmosfera terrestre.

Além do gás carbônico, o metano, o óxido nitroso, os clorofluorcarbonos, o ozônio e outros gases também exercem um importante papel no balanço energético da Terra. Denominados "gases estufa", eles são transparentes a radiação de ondas curtas provenientes do sol, mas absorvem e emitem radiação de ondas longas refletidas pela superfície terrestre, o que permite a manutenção da temperaatura média do globo em certos níveis. O efeito estufa pode se assemelhar com o efeito de uma estufa de jardim, cuja cobertura de vidro é transparente a luz solar, mas bloqueia a dissipação do calor ali formado.

Além de provocar modificacões climáticas, o aquecimento da Terra provoca alterações no nível dos mares. Sabe-se que o CO2 é de grande importância, pois participa de vários processos como por exemplo, a fotossíntese, como fonte de carbono para a formação de matéria orgânica para as plantas; para a manutenção das característica alcalinas da água do mar.

Uma outra fonte de emissão importante a ser destacada, é a queima e a derrubada de florestas. No entanto estas emissões se tornarão pouco relevantes no futuro, comparadas à que resulta do uso de combustível fóssil. São várias as consequências do efeito estufa, dentre elas, destacamos:

Estima-se que, por volta do ano 2030, o efeito estufa sobre o clima poderá corresponder ao resultado da duplicação do teor de dioxido de carbono na atmosfera. Como consequência, a elevação da temperatura média global da atmosfera poderá atingir valores entre 1,5 e 5,5 o Celsius. Acredita-se que no ano 2050 as emissões de CO2 estarão entre 2-20 GtC/ano (comparados aos 5GtC anuais do momento). Quanto ao limite mínimo, ele só seria alcançado pelo esforço global de limitação do uso de combustíveis fósseis, por decréscimo da demanda de energia e incremento do uso de fontes energéticas não fósseis.


L@PEQ - FEUSP 
Atividade CA-2: Previsão do tempo para hoje