A Atmosfera

Tem uma composição bastante homogênea em seus primeiros 96 km.

Gases que a compõem com suas respectivas porcentagens por volume:

Acima de 96 km, perde a homogeneidade; formam-se camadas sucessivas de oxigênio (O2), hélio (He) e hidrogênio (H) atômico.

Os raios solares aquecem a superfície terrestre em torno de -27ºC. Em resposta, a Terra emite raios infravermelhos em todas as direções. Eles são absorvidos pelo dióxido de carbono e pelas moléculas de vapor de água que se encontram nas camadas inferiores da atmosfera e devolvidos. Parte deles é dirigida para baixo, retornando à superfície terrestre. Isso provoca um aumento da temperatura em 43ºC, o que resulta em uma temperatura média de 16ºC, durante o ano inteiro.

Camadas

São cinco, dependendo do gradiente de temperatura da região, ou seja, de sua variação em relação à altitude de uma determinada região atmosférica, medida a partir do nível do mar.
 

Regiões   
Atmosféricas 
Altitude  Gradiente   
de Temperatura 
Troposfera  0 a 11 km  negativo 
Estratosfera  11 a 48 km  positivo 
Mesosfera  48 a 80 km  negativo 
Termosfera  80 a 650 km  positivo 
Exosfera  acima de  
650 km 
indefinido 
 
 Um gradiente positivo significa que a temperatura aumenta com a altitude; um gradiente negativo, que ela decresce com a altitude; e um gradiente indefinido, que a densidade das moléculas é baixa demais para que a temperatura tenha um valor significativo. A troposfera contém cerca de dois terços da massa total da atmosfera. Nessa camada a temperatura diminui com o aumento da altitude à razão de 6ºC/km aproximadamente. Isso acontece porque a atmosfera é aquecida principalmente pelas radiações solares absorvidas pela superfície da Terra. Todos os fenômenos que afetam o tempo, como nuvens e precipitações, resultam de fenômenos troposféricos. Assim, sempre que existe ar quente sob o ar frio, ocorrem movimentos verticais na atmosfera, já que o ar quente é mais leve que o ar frio. Isso provoca ventos verticais, ou correntes convectivas.

Na parte superior da troposfera, chamada estratosfera, a temperatura aumenta com a altitude, atingindo um valor máximo de 13ºC. Isso ocorre porque os raios solares ultravioleta são absorvidos pela camada estratosférica de ozônio. Como ela absorve a maior parte desses raios, sua radiação letal não atinge a superfície, onde poderia prejudicar a vida. Após a estratosfera se inicia a mesosfera, em que a temperatura cai 17ºC a cada 305 m, chegando a -95ºC, a mais baixa de toda a atmosfera. Ela é registrada no topo da mesosfera e marca o limite a partir do qual se inicia a termosfera. Nessa faixa, a temperatura sobe com a altitude devido à absorção e ao subseqüente aquecimento dos raios X solares e dos raios ultravioleta de ondas curtas. A temperatura da termosfera varia entre 1.093ºC e 1.648ºC. Acima desta camada está a exosfera, região isotérmica que é o ápice da atmosfera neutra. Para além dela encontram-se várias regiões com grandes quantidades de núcleos atômicos ionizados e elétrons. A absorção de raios X solares e de raios ultravioleta provoca a ionização do ar, que por sua vez produz várias camadas ionizadas conhecidas como ionosfera.

(Adapatado de Almanaque Abril - A Enciclopédia em Multimídia, 1996, São Paulo, Ed. Abril)


L@PEQ - FEUSP  
Atividade CA-4: O que é o Efeito Estufa?