Elevação dos Mares 

Levando em conta que o aumento da temperatura atmosférica média global poderia provocar o derretimento das geleiras nos continentes glaciais, aumentando o volume de água nos oceanos, é de se esperar que o aquecimento global deva aumentar os níveis dos mares entre 30 cm a 2 m, até 2025, o que poderá causar inundações extensivas nas regiões costeiras. O nível dos oceanos ao longo da costa nordeste dos EUA já se elevou cerca de 30 cm durante o último século. A US Environmental Protection Agency (Agência Norte-Americana de Proteção ao Meio Ambiente), estima que os níveis dos mares possam se elevar aproximadamente 2,2 metros até 2100.

Sabe-se que as terras costeiras mundiais são densamente povoadas e extremamente valiosas. Uma elevação relativamente pequena do nível dos oceanos poderia provocar a contaminação dos lençóis de água subterrâneas com sal, inundar estradas costeiras, construções e mangues, deixando milhões de pessoas desabrigadas.

Uma elevação de meio metro nos níveis dos oceanos desabrigaria 16% da população do Egito. O arroz, principal gênero alimentício de produção da Ásia, é cultivado em deltas de baixas elevações e planícies alagadas. Uma elevação de um metro nos níveis oceânicos levaria à inundação de muitas áreas de cultivo de arroz reduzindo de forma substancial a produção.

Grande parte das Maldivas, uma nação de 1.196 ilhas no Oceano Índico, desapareceria se os níveis dos mares fossem elevados de 2 metros. Tal elevação do mar inundaria 28% de Bangladesh, juntamente com grandes porções da Louisiana e Flórida, nos EUA.

Para evitar a destruição de cidades importantes, as nações seriam forçadas a conter o avanço do mar com gastos exorbitantes. Estima-se que Charleston, na Carolina do Sul, teria de investir uma soma de US$ 1,5 bilhão a fim de proteger-se da elevação de um metro no nível do mar.

(Adaptado de Manual Global de Ecologia, Ed. Augustus, 1996.)

L@PEQ - FEUSP 
Atividade CA-4: O que é o Efeito Estufa?