Mude seus Hábitos de Vida 

Pondere quais ações você pode tomar, no seu dia-a-dia, que afetam a qualidade do ar - em sua família, casa, vizinhança, comunidade, escola e local de trabalho; como um estudante, cidadão, eleitor e consumidor. Elimine ou reduza o uso de produtos que liberem clorofluorcarbonos tóxicos (CFCs) na atmosfera, e incentive a reciclagem dos CFCs sempre que possível. Os CFCs contribuem ao efeito estufa, bem como à destruição da camada de ozônio e, embora seu uso tenha sido praticamente banido dos sprays, eles ainda são encontrados em muitos produtos.

Utilize-se de fibra de celulose, ao invés de espuma, para isolar sua casa. Isolantes rígidos de material espumante contêm grandes quantidades de CFC-11, que, por fim, serão lançados na atmosfera. Fibra de vidro, fibras plásticas, gesso natural e placas de laminados podem prover alternativas efetivas.

Não compre produtos domésticos que contenham CFCs, incluindo extintores de incêndio com Halon-1211, líquidos e aerosóis usados na limpeza de equipamentos eletrônicos e produtos de poliestireno. Compre pratos e copos feitos de papel, ao invés de feitos de isopor, e solicite às cadeias de lanchonetes locais que reduzam o uso de embalagem de isopor.

Quando o ar condicionado de sua casa ou carro for revisado, insista que o líquido refrigerativo, o qual destrói o ozônio, seja drenado e colocado em um recipiente, a fim de que, posteriormente, possa ser reciclado - e não evaporado na atmosfera.

Mantenha seu carro revisado regularmente, em postos licenciados, e troque as mangueiras do ar condicionado a fim de prevenir vazamentos prejudiciais do líquido refrigerante carregado de CFC.

Conserve energia. A chuva ácida e o efeito estufa estão diretamente ligados à queima de combustíveis fósseis, poluentes atmosféricos das indústrias e combustão nos automóveis. Uma vez que muitas usinas geram energia através da queima de carvão, gás ou petróleo, qualquer medida que você tomar no sentido de reduzir o consumo de energia ou usá-la de modo mais eficiente, ajudará a diminuir os danos ao meio ambiente.

Economize energia desligando as luzes desnecessárias; desligue o ar condicionado no verão e use-o com menor intensidade no inverno; utilize ventiladores de teto; instale janelas que isolem o frio e a chuva; e vede seu sistema de aquecimento de água. Economizando energia você pode também economizar dinheiro com as contas de luz - contate a companhia responsável pelo fornecimento de energia local para obter maiores sugestões.

Compre aparelhos que sejam eficientes quanto ao consumo de energia. Fabricantes de refrigeradores, ar condicionado, aquecedores de água, fornos e fogões, todos vendem modelos de "baixo consumo de energia".

Dirija um carro eficiente quanto ao consumo de combustível, com uma alta quilometragem por litro. Dirija menos. Sirva-se do transporte público, ande de bicicleta e caminhe sempre que possível. Organize lotações para ir ao trabalho e escola e evite viagens desnecessárias.

Plante quantas árvores você puder, especialmente ao redor de sua casa. Árvores podem ajudar a conservar a energia, oferecendo sombra à casa durante o verão. Elas também absorvem o dióxido de carbono e ajudam a conter o efeito estufa.

Coma menos produtos animais e consuma mais grãos, vegetais e frutas que requerem menos energia na produção e, assim sendo, geram menos poluição atmosférica.
 

(Adaptado de Manual Global de Ecologia, Ed. Augustus, 1996.)

L@PEQ - FEUSP
Atividade CA-4: O que é o Efeito Estufa?