A análise do artigo "explainig the greenhouse
effect" mostra uma grande interdisciplinaridade entre os conteúdos
científicos abordados. O tema efeito estufa relaciona muitos aspectos
ambientais, como aspectos químicos também. Baseado neste
fato, e tendo como apoio o Currículo de ensino de Química
no Segundo Grau, de 1988, pode-se n0otar a complexidade do assunto. O tema
procura enfatizar o desenvolvimento do insight dos discentes, tendo como
base de estudos o próprio interesse do discente. Este, por sua vez,
procura pesquisar em livros, periódicos e outros, respostas para
as perguntas feitas. De acordo com o currículo da CENP, são
abordados temas como:
Combustão: estuda
a combinação estável formada entre o oxigênio
e o carbono, mostrando ser uma reação exotérmica e
espontânea;
Petróleo: um dos combustíveis fósseis que contribuem para a elevada taxa de gás carbônico no ar. Vários de seus derivados, pós a combustão, produzem CO e CO2;
Tranformações químicas e energia calorífica: deve-se lembrar que a combustão é uma reação que envolve energia, e pode ser utilizada em algum processo mecânico;
Compostos de carbono e suas características: compostos largamente utilizados, cuja combustão, feita no descarte de lixo orgânico, assim como certas reações orgânicas, resultam em óxidos de carbono;
Gases: tratando-se de um gás, pode-se estudar variáveis dependentes como temperatura, pressão e volume, resultando em análise de concentração e explicar a variação de temperatura causada por gases em várias partes do mundo;
Natureza corpuscular da matéria: fato que pode ser mencionado quando se calcula a concentração do gás carbônico usando a espectrofotometria. Menciona-se apenas que existe um equipamento capaz de detectar compostos com ligações diferentes.
Poluição do ar: mostra a queima de combustíveis fósseis e não-fósseis contribuem para o efeito estufa, assim como contribui também para a inversão térmica, ou mais conhecido como "smog". Fatos como o ciclo do carbono e a fotossíntese, assuntos abordados em ecologia e biologia, podem ser estudados em paralelo.
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