GLAUCO LUCENA
Um motorista que deixar o carro 97 na garagem no dia do rodízio
e sair com um modelo dez anos mais velho estará poluindo 40 vezes
mais o ar da cidade. O cálculo é do engenheiro Henry Joseph
Jr., presidente da Associação de Engenharia Automotiva (AEA).
Ele estima que os carros a gasolina fabricados entre 85 e 87 estejam emitindo
em média 40 gramas de monóxido de carbono (CO) por quilômetro
rodado. Um carro 97 ou 98 emite, em média, 1 grama de CO por quilômetro.
O CO é considerado um dos gases mais nocivos à saúde
entre os emitidos pelos automóveis. "Essa é a grande contradição
do rodízio, que estimula os motoristas a comprar carros de reserva,
mais velhos e poluentes", diz Joseph. Na opinião dele e de outros
especialistas em poluição veicular, o governo deveria estimular
a rápida renovação da frota.
Redução - Desde 1988, os carros vêm ficando cada
vez menos poluentes no Brasil. Naquele ano, foi adotada a primeira etapa
do Programa de Controle da Poluição Veicular (Proconve),
que limitava a 24 g/km a emissão de CO. Antes, o nível de
emissão dos carros novos era de 30 g/km, subindo para 40 g/km com
poucos anos de uso. O programa também estabeleceu limites para outros
gases, como os hidrocarbonetos e os óxidos de nitrogênio.
Para atingir esses índices, as montadoras só precisaram fazer
alguns ajustes no carburador dos carros. A partir de 1992, a tolerância
de emissão de CO caiu para 12 g/km. Para chegar a esse nível,
as montadoras tiveram de escolher entre o sistema de injeção
eletrônica de combustível (que substitui o carburador) e o
catalisador, equipamento instalado no escapamento do carro, que acelera
reações químicas de modo a transformar os gases tóxicos
em substâncias menos nocivas. A etapa final do Proconve teve início
em 1º de janeiro de 1997. Desde essa data, os carros de passeio não
podem despejar mais do que 2 g de CO na atmosfera a cada quilômetro.
No início deste ano, a exigência foi estendida aos automóveis
comerciais. Para chegar a esse índice, idêntico ao de países
mais desenvolvidos, as montadoras foram obrigadas a adotar injeção
eletrônica e catalisador em todos os carros. Segundo Henry Joseph
Jr., atualmente os carros saem de fábrica emitindo em média
1 g/km de CO. Depois de rodar 50 mil quilômetros, o nível
de emissões não se pode elevar mais do que 10%.
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FEUSP
Atividade CC-5: O Ciclo do Carbono e Você |