O processo que você escolheu representa a queima de combustíveis fósseis. Esses processos são muito importantes porque liberam dióxido de carbono (CO2) na atmosfera por uma via de "mão única", pois eles não retornam mais à sua fonte, os combustíveis fósseis.
A queima, ou combustão, é o nome dado à reação química de uma substância (combustível) com oxigênio (comburente), de modo que haja liberação de energia na forma de luz e calor. Os produtos de uma combustão de combustíveis fósseis são o CO2 e H2O e as quantidades em que são formados dependem do número de átomos de carbono e hidrogênio contidos na molécula de combustível.
As equações químicas abaixo representam a combustão de alguns combustíveis como carvão (representado pelo carbono, C), gás natural (representado pelo metano, CH4) e gasolina (representada pelo octano, C8H18):
Mas alguns combustíveis fósseis são mais convenientes que outros. O que importa é a quantidade de dióxido de carbono produzida por unidade de energia liberada. Aqui estão os dados para as entalpias de combustão de três combustíveis importantes:
Questões:
1. Para cada um dos combustíveis fósseis (carvão, gás natural e gasolina), calcule a quantidade de CO2 produzida por megajoule de energia liberada. Que implicações tem os resultados obtidos?
DICA: 1 megajoule = 1 MJ = 106 J
2. Existe algum combustível cuja queima não produz CO2?
![]() |
L@PEQ -
FEUSP
Atividade CC-6: O que está ocorrendo no ciclo |