O QUE ESTÁ OCORRENDO NO CICLO
PRINCÍPIO DE LE CHATELIER

Uma reação química reversível, em estado de equilíbrio, manter-se-á assim indefinidamente, desde que o sistema não seja perturbado por agentes externos.

Coube ao químico e físico francês Henry Louis Le Chatelier caracterizar, por volta de 1884, como os sistemas químicos em equilíbrio reagem aos efeitos externos, e que fatores externos podem provocar-lhes alterações. Estudando sistemas em equilíbrio, Le Chatelier concluiu que, quando se exerce uma ação sobre um sistema em equilíbrio, o sistema sempre se desloca no sentido da reação que neutraliza esta ação.

A experiência mostra que podem alterar a situação de equilíbrio:

a) a modificação da concentração das substâncias em equilíbrio;

b) a modificação da temperatura em que era mantido o equilíbrio;

c) a modificação da pressão a que estava submetido o equilíbrio.

O efeito provocado sobre o equilíbrio pelas alterações de concentração, pressão e temperatura pode ser previsto pela aplicação do princípio de Le Chatelier.

Efeito da concentração:

Considere o seguinte equilíbrio, onde R é um reagente e P um produto qualquer:

Quando, a um sistema em equilíbrio, se adiciona o reagente ou se retira o produto, este se desloca da esquerda para a direita, a fim de repor o produto que foi removido ou consumir o reagente que foi adicionado.

Quando, de um sistema em equilíbrio, se retira o reagente ou se adiciona o produto, este se desloca da direita para a esquerda, a fim de repor o reagente que foi removido ou consumir o produto que foi adicionado.

Efeito da temperatura:

Quando se aumenta a temperatura de um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que favorece a reação que absorve calor, ou seja, a reação endotérmica.

Quando se diminui a temperatura de um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que favorece a reação que libera calor, ou seja, a reação exotérmica.

Lembre-se que:

1. o valor de entalpia que acompanha a equação corresponde sempre à reação direta;

2. 

Efeito da pressão:

Quando se aumenta a pressão sobre um sistema gasoso previamente em equilíbrio, este se desloca no sentido em que ocorre contração de volume, ou seja, diminuição da quantidade de substâncias gasosas (em mols).

Quando se diminui a pressão sobre um sistema gasoso previamente em equilíbrio, este se desloca no sentido em que ocorre expansão de volume, ou seja, aumento da quantidade de substâncias gasosas (em mols).

Quando a reação gasosa se processa sem variação de volume, isto é, sem variação da quantidade de substância (em mols), a variação de pressão não provoca o deslocamento do sistema do equilíbrio.



 
L@PEQ - FEUSP  
Atividade CC-6: O que está ocorrendo no ciclo