Artigos |
- | Mudanças Globais Esta página é o resultado de um projeto de produção de material de apoio didático desenvolvido pelos alunos de Metodologia de Ensino de Química durante o primeiro semestre da disciplina. Como parte das atividades da disciplina são introduzidos conceitos de Novas Tecnologias da Comunicação aplicadas à educação. A Telemática tem espaço privilegiado nas discussões, juntamente com a Informática e a produção cooperativa de hipertextos. A necessidade de preparar os licenciandos para a produção de materiais didáticos de qualidade, que adotem uma orientação interdisciplinar, aliada à introdução de técnicas de hipertexto, justifica esta empreitada. Com este serviço deseja-se também ampliar as fontes de consulta na Internet aos assuntos de Ciência, especialmente relacionados à Química. Uma outra fonte de interesse para este material está na formação continuada de professores, especialmente para aqueles das áreas de ciências. Boa parte do conteúdo encontra-se em nível aprofundado de complexidade, o que contribui tanto para a atualização do professor, como também para a elaboração de estratégias para uso dos temas em sala de aula. O Material Didático de Apoio Os hipertextos são baseados no livro Global Change: Science for Understanding Tomorrow's World, produzido no âmbito da International Council of Scientific Unions (ICSU), que conta com subvenção da UNESCO (Ref. SC/BSC/445/91/2263/ICSU). O livro encontra-se dividido em seis unidades, sendo cada uma delas estudada em separado pelos alunos de Prática de Ensino de Química.
Inicialmente, abordou-se a unidade I, Mudanças na Atmosfera, composta de onze módulos, cuja autoria principal cabe aos Prof. David Waddington (Universtity of York, UK) e Prof. Penny Moore (University of California, Berkeley, USA). No presente momento, o material encontra-se em fase final de publicação na versão espanhola, à qual tivemos acesso no Workshop promovido pela ICSU (Mar del Plata - Ar, 22-26/04/97). Cada dupla de licenciandos ficou encarregada de adaptar o material para hipertexto na língua portuguesa, que foi revisado e readaptado pelo professor responsável pela disciplina. |
|
||
L@PEQ |
Dep.
de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. |