Você se lembra qual era o nome de seu primeiro professor de Química quando você ainda cursava o antigo 2o grau ? Como era a aula dele ? Você se interessava por aquilo que ele falava e mesmo pela forma como ele conduzia as aulas ? Você tinha um bom relacionamento pessoal com ele ? E ele com os demais colegas da sala? Quando iniciamos os estudos em alguma área ou mesmo quando ingressamos na escola, é muito comum mantermos expectativas sobre os lugares, as pessoas e irmos formando, com o passar do tempo, uma nova imagem sobre tudo o que está ao nosso redor. Dizemos que nossa visão de mundo é fortemente influenciada pelas pessoas, lugares, e é claro pela nossa compreensão do mundo que nos cerca. Acredita-se também que essas visões de mundo - que se modificam ao longo dos anos - são gravadas em nossas memórias e podem vir à tona sob determinadas condições. E para você, quanto a forma como seu professor de Química atuava pode vir a influenciar a sua prática de ensino ? Discuta com seus colegas no grupo como era a aula de Química, a sala de aula, o laboratório (havia um?). O que há em comum entre as suas experiências ? Vocês concordam sobre uma possível influência do(s) seu(s) antigo(s) professore(s) de Química nas suas concepções de ensino ? Quais seriam as origens dessa influência ? Em que medida você seria capaz de superá-la e quais estratégias seriam mais adequadas para esse trabalho ? Após a leitura do texto "A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em estágios supervisionados"(1) produza um texto onde as questões acima possam estar contempladas a partir de uma reflexão sobre nossa discussão em sala de aula. Produza também um esquema/desenho da sua sala de aula de Química quando você cursava o ensino médio e um outro da sala de aula que você gostaria de poder trabalhar. |
(1) V.M. Kenski (1991) em A Prática de Ensino e o
Estágio Supervisionado, S.C.B. Piconez (coord). Papirus, Campinas.
|