Metodologia de Ensino de Química
Programa - Metodologia e Atividades


O conjunto de atividades desenvolvidas nas disciplinas procura integrar suas características de prática e teoria, sendo essas atividades concentradas em três blocos:

Reflexões teóricas: leitura, discussão e elaboração de documentos sobre textos extraídos de livros e artigos pertinentes ao conteúdo que está sendo enfocado. Esta atividade possui um caráter individual e coletivo, dependendo do assunto sob análise.

Estágios Supervisionados: os licenciandos devem cumprir 60 horas semestrais de estágios supervisonados, junto a escolas públicas, incluindo a Escola de Aplicação da FEUSP. Cada período de estágio deve ser acompanhado de relatório circunstanciado sobre as atividades desenvolvidas, o qual é apresentado ao final do período letivo na seção de estágios da FEUSP. O estágio será desenvolvido a partir de um projeto apresentado pelo licenciando em comum acordo com o professor que o recebe. Este projeto deve ser apresentado antes do início das atividades de estágio de cada semestre, sendo entregue ao final um relatório sobre seu desenvolvimento.

Desenvolvimento de projetos: além do estágio supervisionado, dois outros eixos orientam o desenvolvimento de projetos por parte dos licenciandos: planejamento, desenvolvimento e aplicação de conteúdo do conhecimento químico, e adaptação de materiais de formação continuada para hipertexto.

L@PEQ
Metodologia de Ensino de Química
Programa

FEUSP


© - 2000 Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química
Atualizado em 21/02/2000