Livros:
G. Bachelard: A Formação do Espírito
Científico. 1996.
Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais.
F. Cachapuz (coord.): Ensino de Ciências e Formação de
Professores. Projeto Mutare no 1 e 2, Aveiro, 1992.
A.M.P. de Carvalho e D. Gil-Pérez: Formação de Professores
de Ciências. Ed. Cortez, São Paulo, 1993
A. Chassot: A Ciência Através dos Tempos. Ed. Moderna,
4a ed, São Paulo, 1995.
H. Gardner: Inteligências Múltiplas. Ed. Artes Médicas,
Porto Alegre, 1995.
M.A. Moreira e B. Buchweitz: Mapas Conceituais: Instrumentos
Didáticos de Avaliação e Análise
de Currículo. Ed. Moraes, São Paulo, 1987.
A. Nóvoa (coord.): Os Professores e sua Formação
Pub. Dom Quixote, Lisboa, 1992.
T.M.N. Silva: A Construção do Currículo em Sala de Aula:
O Professor como Pesquisador Ed. Pedagógica e Universitária,
São Paulo, 1990.
P. Laszlo: A Palavra das Coisas ou A Linguagem da Química
Coleção Ciência Aberta 74, Ed. Gradiva, Lisboa, 1995.
B. Vidal: História da Química Edições 70,
Lisboa, 19??.
L.S. Vygotsky: A Formação Social da Mente 4a ed.,
Ed. Martins Fontes; São Paulo, 1991.
|
Esses livros são referências básicas para se aprofundar
nos temas que são tratados em sala de aula.
Alguns textos para leituras são encontrados nessas obras e outros
são extraídos de fontes complementares. Essas outras fontes são
citadas em sala de aula.
L@PEQ
Metodologia de Ensino de Química
Programa
FEUSP
|
Periódicos:
Química Nova e Química Nova na Escola: revistas de
divulgação do ensino de Química da Sociedade
Brasileira de Química.
Enseñanza de Las Ciências: revista de investigação e
experiências didáticas da Universidade Autônoma de Barcelona.
Journal of Chemical Education: revista da Divisão de Ensino
de Química da American Chemical Society.
Education in Chemistry: revista de ensino de Química da
Royal Society of Chemistry.
URL:
Laboratório de Pesquisa em
Ensino de Química da FEUSP
Divisão de Ensino da Sociedade
Brasileira de Química
Divisão de Ensino da American
Chemical Sociey
Grupo de Ensino de Ciências
via Telemática da Escola do Futuro - USP
|
Dos periódicos são retirados alguns artigos para serem discutidos
em sala de aula.
Eles são importantes referências para os projetos desenvolvidos ao
longo das disciplinas, como o de Estágio Supervisionado, de onde se
podem extrair temas atuais e pertinentes para investigações.
Deve-se procurar acompanhar a publicação dessas revistas ao longo do
ano e também após a conclusão do curso, pois esta é
uma forma de se manter atualizado sobre os principais debates em torno de temas de
Ensino de Ciências e de Química.
As bibliotecas da FE e do IQ mantém assinaturas regulares das revistas.
L@PEQ
Prática de Ensino de Química
Programa
FEUSP
|