Metodologia de Ensino de Química
Programa - Referências


Livros:

G. Bachelard: A Formação do Espírito Científico. 1996.

Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais.

F. Cachapuz (coord.): Ensino de Ciências e Formação de Professores. Projeto Mutare no 1 e 2, Aveiro, 1992.

A.M.P. de Carvalho e D. Gil-Pérez: Formação de Professores de Ciências. Ed. Cortez, São Paulo, 1993

A. Chassot: A Ciência Através dos Tempos. Ed. Moderna, 4a ed, São Paulo, 1995.

H. Gardner: Inteligências Múltiplas. Ed. Artes Médicas, Porto Alegre, 1995.

M.A. Moreira e B. Buchweitz: Mapas Conceituais: Instrumentos Didáticos de Avaliação e Análise de Currículo. Ed. Moraes, São Paulo, 1987.

A. Nóvoa (coord.): Os Professores e sua Formação Pub. Dom Quixote, Lisboa, 1992.

T.M.N. Silva: A Construção do Currículo em Sala de Aula: O Professor como Pesquisador Ed. Pedagógica e Universitária, São Paulo, 1990.

P. Laszlo: A Palavra das Coisas ou A Linguagem da Química Coleção Ciência Aberta 74, Ed. Gradiva, Lisboa, 1995.

B. Vidal: História da Química Edições 70, Lisboa, 19??.

L.S. Vygotsky: A Formação Social da Mente 4a ed., Ed. Martins Fontes; São Paulo, 1991.


Esses livros são referências básicas para se aprofundar nos temas que são tratados em sala de aula.

Alguns textos para leituras são encontrados nessas obras e outros são extraídos de fontes complementares. Essas outras fontes são citadas em sala de aula.












L@PEQ

Metodologia de Ensino de Química
Programa

FEUSP

Periódicos:

Química Nova e Química Nova na Escola: revistas de divulgação do ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química.

Enseñanza de Las Ciências: revista de investigação e experiências didáticas da Universidade Autônoma de Barcelona.

Journal of Chemical Education: revista da Divisão de Ensino de Química da American Chemical Society.

Education in Chemistry: revista de ensino de Química da Royal Society of Chemistry.


URL:

Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química da FEUSP

Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química

Divisão de Ensino da American Chemical Sociey

Grupo de Ensino de Ciências via Telemática da Escola do Futuro - USP
Dos periódicos são retirados alguns artigos para serem discutidos em sala de aula.

Eles são importantes referências para os projetos desenvolvidos ao longo das disciplinas, como o de Estágio Supervisionado, de onde se podem extrair temas atuais e pertinentes para investigações.

Deve-se procurar acompanhar a publicação dessas revistas ao longo do ano e também após a conclusão do curso, pois esta é uma forma de se manter atualizado sobre os principais debates em torno de temas de Ensino de Ciências e de Química.

As bibliotecas da FE e do IQ mantém assinaturas regulares das revistas.










L@PEQ

Prática de Ensino de Química
Programa

FEUSP


© - 2000 Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química
Atualizado em 21/02/2000