Experimento 2

Antes de discutirmos a ionização de alguns compostos moleculares, vamos realizar um novo experimento que nos permitirá classificar as soluções aquosas em ácida, alcalina (básica) ou neutra.

Para esse experimento serão necessários duas soluções: um extrato aquoso de repolho roxo e um extrato alcoólico de fenolftaleína.

Para prepararmos o extrato de repolho roxo, basta picarmos algumas folhas de repolho roxo e colocarmos numa panela com água. Agora é só ferver a água por alguns minutos, separar as folhas de repolho da solução e guardar o líquido obtido para utilizarmos na aula.

Para o extrato de fenolftaleína, devemos pegar um comprimido de Lacto-purga, um laxante facilmente encontrado em farmácias, e triturarmos até obtermos um pó bem fino. Em seguida, acrescentamos álcool e misturamos bem. Se houver uma chapa elétrica podemos aquecer um pouco o sistema. Após filtrarmos a mistura obtemos a solução de fenolftaleína. ATENÇÃO: O álcool é um líquido muito inflamável, só aqueça a mistura em chapas elétricas. Não utilize chama para aquecer o álcool.

O teste será feito utilizando-se dois tubos de ensaio para cada produto analisado. Para os produtos líquidos, coloque uma pequena quantidade do produto no tubo e dilua com água. Para os produtos sólidos ou gel prepare uma solução em um béquer para então passar para os tubos. Em um dos tubos adicione 2 mL do extrato de repolho roxo e no outro três gotas da solução de fenolftaleína. Anote a cor resultante.

CUIDADO: O ácido muriático e o limpador com amoníaco são corrosivos e portanto, devem ser manuseados com cuidado. Não devem tocar a pele nem ser levados à boca.

 

Material
Fenolftaleína
Extrato de Repolho Roxo
Classificação
Suco de limão
incolor
vermelho
ácido
Coca-Cola
incolor
vermelho
ácido
Ácido muriático
incolor
vermelho
ácido
Vinagre
incolor
vermelho
ácido
Limpador com amoníaco
rosa
verde
alcalino
Alisante
rosa
verde
alcalino
Sabão em pó
rosa
verde
alcalino
Sabonete
rosa
verde
alcalino
Leite de magnésia
rosa
verde
alcalino
água destilada
incolor
roxo
neutro

Vamos chamar de ácidas as substâncias que avermelham extrato de repolho roxo.
Vamos chamar de alcalinas (básicas) as substâncias que tornam a fenolftaleína rosa e o extrato de repolho roxo verde.

As soluções aquosas que não modificam a cor inicial do extrato de repolho roxo (roxo) nem da fenolftaleína são chamadas neutras.

O extrato de repolho roxo e a fenolftaleína são chamados indicadores ácido-base, e permitem classificar um material em ácido ou em base a partir da variação da sua cor.

Classifique os produtos analisados em ácido, neutro ou alcalino (básico).

Obviamente você não poderá experimentar o gosto de todas as substâncias testadas, entretanto você pode experimentar um pouco do limão, do vinagre e do leite de magnésia. De modo geral, as soluções ácidas possuem sabor azedo e as alcalinas sabor adstringente (amarra a boca).

Questão:

Pesquise quais as substâncias responsáveis pela acidez ou alcalinidade dos produtos listados na tabela. Verifique qual deles já foram vistos em laboratório ou apresentados em sala de aula.

Vamos testar três substâncias de acordo com os experimentos que vimos nas últimas aulas: condutividade elétrica e indicador ácido-base. As substâncias testadas são: cloreto de sódio (sal de cozinha ou NaCl), hidróxido de sódio (soda caústica ou NaOH) e ácido sulfúrico (H2SO4).

Meça a condutibilidade de cada material puro e da solução aquosa de cada material e anote suas observações. Divida cada solução em dois tubos de ensaio e adicione o extrato de repolho roxo no primeiro e fenolftaleína no segundo. Compare seus resultados com o da aula anterior.

 
Com base no que foi estudado até agora, complete:

1) O ácido sulfúrico é um líquido que quando puro, _________________ a eletricidade, logo é um composto _______________. Porém, quando em solução aquosa, o ácido sulfúrico _________ a eletricidade, logo a solução aquosa do ácido sulfúrico possui __________________________.

2) Observando a cor do repolho roxo, podemos dizer que a solução do ácido sulfúrico é _______________, de acordo com a classificação da última aula.

3) Sabendo que um dos íons livres no caso da solução aquosa do acido acético é o cátion H3O+, proponha uma definição pra a função química ácido: ________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________________
 
4) O hidróxido de sódio é um sólido nas condições ambientes e quando puro só conduz a eletricidade no estado _________________, logo, é um composto _______________. Porém, quando em solução aquosa, o hidróxido de sódio ______________ a eletricidade, logo a solução aquosa do hidróxido de sódio possui __________________________.

5) Observando a cor do extrato de repolho roxo e da fenolftaleína, podemos dizer que a solução de hidróxido de sódio é ________________, de acordo com a classificação da última aula.

6) Sabendo que um dos íons livres no caso da solução aquosa do hidróxido de sódio é o ânion OH- , proponha uma definição para a função química base:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________

7) O cloreto de sódio é um sólido nas condições ambientes e quando puro só conduz a eletricidade no estado _________________, logo, é um composto _______________. Porém, quando em solução aquosa, o cloreto de sódio ______________ a eletricidade, logo, a solução aquosa do cloreto de sódio possui __________________________.

 8) Observando a cor do repolho roxo e da fenolftaleína, podemos dizer que o cloreto de sódio é ________________, de acordo com a classificação da última aula.
O cloreto de sódio pertence à função química sal, que estudaremos mais adiante.