METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE 1º GRAU DE CIÊNCIAS
E PROGRAMAS DE SAÚDE - EDM 467
Ementa:
Esta disciplina visa fornecer um instrumental básico referente aos
tentas específicos de Ciências e Programas de Saúde
na escola de primeiro grau, de modo que o futuro educador possa desenvolver
autonomia em relação à seleção de conteúdos
e de soluções metodológicas.
Objetivos:
Oferecer conteúdos que possibilitem a aquisição
de um instrumental básico ao exercício do magistério
de 1º grau.
Assegurar o domínio das metodologias específicas à
área.
Selecionar objetivos e conteúdos que vinculem os conhecimentos
das Ciências e Programas de Saúde ao cotidiano dos conhecimentos
das Ciências e Programas de Saúde ao cotidiano do aluno
e aos acontecimentos da sociedade, de modo que o aluno vivencie os processos
de investigação científica e analise as implicações
sociais do desenvolvimento científico e tecnológico.
Conhecer e aplicar as melhores soluções metodológicas
de aprendizagem do conteúdo de Ciências e Programas de Saúde
no lº grau.
Possibilitar a aplicação prática de conhecimentos
teóricos através dos estágios supervisionados.
Conteúdo:
1 - Ciências e Programas de Saúde no currículo do 1º
grau
1.1 - A evolução do ensino de Ciências na escola de
1º grau;
1.2 - As propostas curriculares oficiais (análise do Guia
Curricular do Estado de São Paulo e da prefeitura da cidade de São
Paulo).
2 - O ensino de Ciências e Programas de Saúde na escola de
1º grau
2.1 - Atividades de observação, experimentação
e solução de problemas
2.2 - Ciências como entidade curricular - na integração
intradisciplinar e extradisciplinar
3 - A organização do trabalho dos alunos:
3.1. A adequação das atividades de Ciências e Programas
de Saúde a alunos de diferentes faixas de desenvolvimento na escola
de 1º grau.
3.2. Seleção e organização dos conteúdos
de Ciências e Programas de Saúde que tenham vínculo
com o cotidiano do aluno,. relevância social e sejam adequados ao
desenvolvimento intelectual do educando.
4. Alguns procedimentos didático -metodológicos
4.1. aulas expositivas
4.2. discussões
4.3. demonstrações
4.4. aulas práticas
4.5. excursões (a exploração do meio ambiente)
4.6. simulações
4.7. instrução programada
4.8. projetos (soluções de problemas)
4.9. laboratório
5. Recursos para o ensino de Ciências e Programas de Saúde'
5.1 - instalações e equipamentos
5.2 - recursos audiovisuais
5.3 - o livro didático
Métodos Utilizados:
Aulas expositivas
Seminários
Discussão de textos
Atividades Discentes:
Seminários
Trabalhos em grupo
Trabalhos nas Escolas de 1º grau
Carga Horária:
60 (sessenta) horas/aula
Número de Créditos:
04 (quatro)
Número Máximo de
Alunos por Turma:
60 (sessenta)
Critérios de Avaliação:
Provas
Trabalhos Teóricos
Trabalhos práticos
Haverá ainda uma auto-avaliação e uma avaliação
do curso pelos alunos
Bibliografia Básica:
CARVALHO, Anna Maria Pessoa - Prática de Ensino - Os estágios
na formação do Professor. S.P. , Pioneira Ed., 1985.
FRACALANZA, L., et. alii - O ensino de Ciências no
1º grau. S.P., Atual, 1986.
FROTA PESSOA, Oswaldo et. alii -.Como ensinar Ciências.
Cia. Editora Nacional, 1970.
JOLLÍE, Vera e MAFRA, Wanda - Didática de Ciências
através de Módulos Instrucionais. Vozes, 1977.
KRASILCHIK, Myriam - O Professor e o Currículo das Ciências.
S.P., EPU & EDUSP, 1987.
----------- - Prática de Ensino de Biologia, Harper, 1983.
LIMA, Lauro de Oliveira - A construção do homem segundo
Piaget: -uma teoria da educação. S.P., Summus, 1984.
Manual de la UNESCO para Profesores de Ciências. Ed.
UNESCO, 1981.
PIAGET, J. - O raciocínio na criança. R.J., Record,
1967.