METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE 1º GRAU DE CIÊNCIAS E PROGRAMAS DE SAÚDE - EDM 467


Ementa:
 

Esta disciplina visa fornecer um instrumental básico referente aos tentas específicos de Ciências e Programas de Saúde na escola de primeiro grau, de modo que o futuro educador possa desenvolver autonomia em relação à seleção de conteúdos e de soluções metodológicas.

Objetivos:
 

  •  Oferecer conteúdos que possibilitem a aquisição de um instrumental básico ao exercício do magistério de 1º grau.
  •  Assegurar o domínio das metodologias específicas à área.
  •  Selecionar objetivos e conteúdos que vinculem os conhecimentos das Ciências e Programas de Saúde ao cotidiano dos conhecimentos das Ciências e Programas de Saúde ao cotidiano  do aluno e aos acontecimentos da sociedade, de modo que o aluno vivencie os processos de investigação científica e analise as implicações sociais do desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Conhecer e aplicar as melhores soluções metodológicas de aprendizagem do conteúdo de Ciências e Programas de Saúde no lº grau.
  • Possibilitar a aplicação prática de conhecimentos teóricos através dos estágios supervisionados.
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    Conteúdo:
     

    1 - Ciências e Programas de Saúde no currículo do 1º grau
    1.1 - A evolução do ensino de Ciências na escola de 1º grau;
    1.2 - As propostas curriculares oficiais (análise do  Guia Curricular do Estado de São Paulo e da prefeitura da cidade de São Paulo).
    2 - O ensino de Ciências e Programas de Saúde na escola de  1º grau
    2.1 - Atividades de observação, experimentação e solução de problemas
    2.2 - Ciências como entidade curricular - na integração    intradisciplinar e extradisciplinar
    3 - A organização do trabalho dos alunos:
    3.1. A adequação das atividades de Ciências e Programas de Saúde a alunos de diferentes faixas de desenvolvimento na escola de 1º grau.
    3.2. Seleção e organização dos conteúdos de Ciências e Programas de Saúde que tenham vínculo com o cotidiano do aluno,. relevância social e sejam adequados ao desenvolvimento intelectual do educando.
    4. Alguns procedimentos didático -metodológicos
    4.1. aulas expositivas
    4.2. discussões
    4.3. demonstrações
    4.4. aulas práticas
    4.5. excursões (a exploração do meio ambiente)
    4.6. simulações
    4.7. instrução programada
    4.8. projetos (soluções de problemas)
    4.9. laboratório
    5. Recursos para o ensino de Ciências e Programas de Saúde'
    5.1 - instalações e equipamentos
    5.2 - recursos audiovisuais
    5.3 - o livro didático
     

    Métodos Utilizados:
     

  • Aulas expositivas
  • Seminários
  • Discussão de textos
  • Atividades Discentes:
     

  • Seminários
  • Trabalhos em grupo
  • Trabalhos nas Escolas de 1º grau
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    Carga Horária:

    60 (sessenta) horas/aula

    Número de Créditos:

    04 (quatro)

    Número Máximo de Alunos por Turma:

    60 (sessenta)

     

    Critérios de Avaliação:
     

  • Provas
  • Trabalhos Teóricos
  • Trabalhos práticos
  • Haverá ainda uma auto-avaliação e uma avaliação do curso pelos alunos
  • Bibliografia Básica:

    CARVALHO, Anna Maria Pessoa - Prática de Ensino - Os estágios na formação do Professor.  S.P. , Pioneira Ed., 1985.
    FRACALANZA, L., et. alii - O ensino de Ciências no   1º grau. S.P., Atual, 1986.
    FROTA PESSOA, Oswaldo et. alii -.Como ensinar Ciências.   Cia. Editora Nacional, 1970.
    JOLLÍE, Vera e MAFRA, Wanda - Didática de Ciências através de Módulos Instrucionais.  Vozes, 1977.
    KRASILCHIK, Myriam - O Professor e o Currículo das Ciências. S.P., EPU & EDUSP, 1987.
    ----------- - Prática de Ensino de Biologia, Harper, 1983.
    LIMA, Lauro de Oliveira - A construção do homem segundo Piaget: -uma teoria da educação.  S.P., Summus, 1984.
    Manual de la UNESCO para Profesores de Ciências.  Ed.  UNESCO, 1981.
    PIAGET, J. - O raciocínio na criança.  R.J., Record, 1967.


     
    Disciplinas de Graduação.
    L@PEQ - Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química 
    Faculdade de Educacao - FEUSP 
    Universidade de S.Paulo   
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    Para comentários, sugestões e críticas   
    Atualizado em 26/02/98