Disciplina Não-presencial
(ministrada via Internet)
Clique aqui para fazer sua
pré-inscrição na disciplina.inscrições encerradas. Todas as vagas preenchidas.
( cartaz )
O laboratório de Pesquisa
em Ensino de Química e Telemática Educacional da Faculdade de Educação da Universidade
de São Paulo estará oferecendo, no segundo semestre de 2001, a disciplina Metodologia de
Ensino de Química Via Telemática. Essa disciplina está sendo elaborada no sentido de
incorporar as contribuições das novas tecnologias da informação e da comunicação ao
ensino de química. Estarão interagindo simultaneamente estudantes da USP, UNICAMP,
UNESP, UFSCar em cada um dos campi, através de encontros, reflexões e debates mediados
pela Internet. Também, serão organizados projetos sobre planejamento e
elabaração de atividades para o ensino de química, direcionadas ao ambiente
telemático. Será oferecido estágio supervisionado no Serviço de Orientação Via
Telemática e em laboratórios de informática de escolas do ensino médio. Duração: 15 semanas Início: 06/08/2001 Término: 23/11/2001 Tipo de disciplina: optativa/semestral Número de vagas: 20 (estão
reservadas, no mínimo, três vagas para cada instituição. As demais serão
preenchidas de acordo com a ordem de matrícula. Caso as vagas reservadas não sejam
preenchidas no prazo estabelecido, estarão disponíveis para os demais interessados). Os temas abordados serão organizados em três módulos: Módulo I - Leituras, Debates e Pesquisas - A sociedade da Informação, a Interatividade e os desafios para o ensino de ciências - O computador no ensino médio brasileiro: contextualização histórica - A comunicação mediada pelo computador (CMC) - Retrospecto do ensino de ciências no Brail - A organização de atividades de ensino-aprendizagem em química e os mecanismos de busca na Web - A linguagem, as novas tecnologias e o ensino de química - O ensino de química em ambiente telemático: avaliação e planejamento - A simulação como experimentação no ensino de química via telemática - As novas tecnologias da comunicação e da informação e as implicações no trabalho docente - Teorias educacionais e modelos de integração das novas tecnologias ao ensino de química Módulo II - Criação de atividades Módulo III - Estágio Supervisionado Prof. Dr. Marcelo Giordan(1) Profª. Ms. Irene Cristina de Mello(2) Claudinei A. O. Moreira(3) (1) Doutor em Ciências e professor do
Departamento de Metodologia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A matrícula ocorrerá no período normalmente determinado por cada Instituição, sendo obrigatório realizar a pré-inscrição no seguinte endereço: http://quimica.fe.usp.br/graduacao Em caso de dúvidas, escreva para: meqvt@fe.usp.brL@PEQ Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Telemática Educacional http://quimica.fe.usp.br Av. da Universidade, 308 Bl B sl 01 CEP: 05508-900 - São Paulo - SP |