Metodologia de Ensino de Química Via Telemática

Disciplina Não-presencial

 (ministrada via Internet)

Clique aqui para fazer sua pré-inscrição na disciplina.

inscrições encerradas. Todas as vagas preenchidas.

( cartaz )

O laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Telemática Educacional da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo estará oferecendo, no segundo semestre de 2001, a disciplina Metodologia de Ensino de Química Via Telemática. Essa disciplina está sendo elaborada no sentido de incorporar as contribuições das novas tecnologias da informação e da comunicação ao ensino de química.  Estarão interagindo simultaneamente estudantes da USP, UNICAMP, UNESP, UFSCar em cada um dos campi, através de encontros, reflexões e debates mediados pela Internet.  Também, serão organizados projetos sobre planejamento e elabaração de atividades para o ensino de química, direcionadas ao ambiente telemático.  Será oferecido estágio supervisionado no Serviço de Orientação Via Telemática e em laboratórios de informática de escolas do ensino médio.

Público Alvo:  alunos regularmente matriculados nos cursos de licenciatura em química das seguintes Instituições: USP (são Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos), UNESP (Araraquara), UNICAMP (Campinas) e UFSCar (São Carlos).

Pré-requisitos:  ter cursado a seguinte disciplina:  USP: EDF283    UNICAMP: EL200   UNESP: DDA1729  UFSCar: 20.001-8

Ficha Técnica

Duração:  15 semanas

Início:  06/08/2001       Término: 23/11/2001

Tipo de disciplina:  optativa/semestral

Número de vagas: 20 (estão reservadas, no mínimo, três vagas para cada instituição.  As demais serão preenchidas de acordo com a ordem de matrícula.  Caso as vagas reservadas não sejam preenchidas no prazo estabelecido, estarão disponíveis para os demais interessados).

Estratégias de Ensino:  ambientes virtuais de discussão sincrônica (salas virtuais, videoconferências) e assincrônica (lista de discussão) a partir de textos extraídos de literatura e da Web, ambiente de convivência, orientações individualizadas.  Portifólio individual e coletivo, bloco de notas, agenda, quadro de recados, sistema de busca, biblioteca, instruções técnicas e tutoriais.

Ementa Básica

Os temas abordados serão organizados em três módulos:

Módulo I - Leituras, Debates e Pesquisas

- A sociedade da Informação, a Interatividade e os desafios para o ensino de ciências

- O computador no ensino médio brasileiro:  contextualização histórica

- A comunicação mediada pelo computador (CMC)

- Retrospecto do ensino de ciências no Brail

- A organização de atividades de ensino-aprendizagem em química e os mecanismos de busca na Web

- A linguagem, as novas tecnologias e o ensino de química

- O ensino de química em ambiente telemático:  avaliação e planejamento

- A simulação como experimentação no ensino de química via telemática

- As novas tecnologias da comunicação e da informação e as implicações no trabalho docente

- Teorias educacionais e modelos de integração das novas tecnologias ao ensino de química

Módulo II - Criação de atividades

Módulo III - Estágio Supervisionado

Equipe

Prof. Dr. Marcelo Giordan(1)

Profª. Ms. Irene Cristina de Mello(2)

Claudinei A. O. Moreira(3)

(1) Doutor em Ciências e professor do Departamento de Metodologia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

(2) Mestre em Ensino de Química, professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso e doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.


(3) Graduado em física, técnico em eletrônica e responsável pelo Centro Integrador de Educação e Tecnologias da FEUSP.

Matrícula

A matrícula ocorrerá no período normalmente determinado por cada Instituição, sendo obrigatório realizar a pré-inscrição no seguinte endereço:  http://quimica.fe.usp.br/graduacao

Informações

Em caso de dúvidas, escreva para:  meqvt@fe.usp.brL@PEQ

Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Telemática Educacional  http://quimica.fe.usp.br

Av. da Universidade, 308 Bl B sl 01  CEP: 05508-900 - São Paulo - SP


Voltar