|
OBJETIVOS:
Apresentar e discutir conceitos e concepções da comunicação por meio de redes de
computadores no contexto dos processos de ensino-aprendizagem, resgatando aspectos
cognitivos e sociais na elaboração do conhecimento pelo humanidade. Desenvolver e
aplicar uma proposta de ensino e aprendizagem subsidiada pelas ferramentas disponíveis
nas redes de computadores.
JUSTIFICATIVA:
O aperfeiçoamento da comunicação por meio das redes de computadores tem arregimentado
um elenco de serviços com grande potencial de aplicação teórico e prático para as
ciências da educação. De origem recente, estes serviços estão passando por processos
de implementação massiva em atividades de ensino e aprendizagem , sendo oportuno e
necessária uma abordagem reflexiva aos diversos objetos norteadores das propostas em
execução e em elaboração. Deve-se ter em mente que a natureza virtual embutida nestes
processos comunicacionais tem colocado em discussão até mesmo o caráter das
instituições educacionais, inserindo elementos de desterritorialização na sua
concepção. Trata-se assim de estabelecer um espaço de reflexão e ação sobre as
teorias e práticas que estão sendo discutidas atualmente na literatura especializada
sobre telemática e educação. Do ponto de vista teórico, serão examinados artigos
recentes publicados em revistas científicas dirigidas às ciências da educação e da
comunicação, num esforço de montar quadros representativos do estado-da-arte desta
temática. Em termos práticos, será desenvolvida uma estratégia mista de apresentação
das aulas, complementando situações presenciais com atividades acompanhadas à
distância, incorporando-se à estrutura da disciplina os serviços oferecidos pelas redes
de computadores interligadas. Trabalha-se também com a proposta de elaboração de
projetos individuais e em grupo como forma de subsidiar a formação dos alunos.
CONTEÚDO:
1) Redes de computadores e a construção do
conhecimento.
- Aspectos históricos e evolutivos das redes de computadores;
- Principais serviços com finalidades educacionais;
- Elementos comunicacionais.
2) Virtualidade e construção do conhecimento.
- Ciberespaço: conceito e configuração.
- Hipertexto: recursos scripto-áudio-visuais na educação;
- Instrução programada à distância;
- Aprendizagem cooperativa;
- O lugar das instituições educacionais;
- Formação de professores.
3) Redes de computadores e aspectos sócio-culturais.
- Ética nas redes de computadores;
- Questões de gênero no acesso às redes;
- Relações de poder na telemática.
4) Painel cartográfico: serviços e ferramentas das redes de computadores.
- Correio-eletrônico;
- Listas de discussão;
- Transferência de arquivos;
- Navegação;
- Construção de documentos em hipertexto;
- Videoconferência.
BIBLIOGRAFIA:
- LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do
pensamento na era da informática São Paulo, Ed. 34, 1996.
- LÉVY, P. O que é o virtual ? São Paulo, Ed. 34,
1996.
- LÉVY, P. Inteligências Coletivas São Paulo, Ed.
Loyola, 1998.
- FRANCO, M.A. Ensaio sobre as tecnologias digitais da
inteligência Campinas, Papirus Ed., 1997.
- KEHOE, B. P. - Zen e a arte da Internet: um guia para iniciantes -
Rio de Janeiro, Ed Campus, 1995.
- Revistas científicas utilizadas na disciplina.
- Educational Technology New Jersey, Educational Technology
Publication, Inc.
- Tech Trends Washington DC, Association for Educational
Communications and Technology.
- Tecnologia Educacional Rio de Janeiro, Associação Brasileira
de Tecnologia Educacional.
- International Journal of Technology and Design Education
Drodrecht, Kluwer Academic Pub.
- Journal of Educational Technology Systems New York, Society
for Applied Learning Technology.
- Inovations in Education and Trainning International London,
Staff and Educational Development Association.
- Educational Tecnology Research and Development - Washington DC,
Association for Educational Communications and Technology.
- The Informational Society London, Taylor & Francis Ltd.
- British Journal of Educational Technology- London, Blackwell Pub.
& National Council for Educational Technology.
- Journal of Educational Computing Research Amityville, NY,
Baywood Pub. CO., Inc.
- Journal of Computer and Assisted Learning Oxford, Blackwell
Science Ltd.
|
|