metodologia.jpg (12143 bytes)

Conceitos e Aplicações da Comunicação por Redes de Computadores nos
Processos de Ensino e Aprendizagem

- EDM-5005 -




DOCENTE RESPONSÁVEL
Marcelo Giordan Santos

programa.jpg (10402 bytes)

 

OBJETIVOS:

Apresentar e discutir conceitos e concepções da comunicação por meio de redes de computadores no contexto dos processos de ensino-aprendizagem, resgatando aspectos cognitivos e sociais na elaboração do conhecimento pelo humanidade. Desenvolver e aplicar uma proposta de ensino e aprendizagem subsidiada pelas ferramentas disponíveis nas redes de computadores.


JUSTIFICATIVA:


O aperfeiçoamento da comunicação por meio das redes de computadores tem arregimentado um elenco de serviços com grande potencial de aplicação teórico e prático para as ciências da educação. De origem recente, estes serviços estão passando por processos de implementação massiva em atividades de ensino e aprendizagem , sendo oportuno e necessária uma abordagem reflexiva aos diversos objetos norteadores das propostas em execução e em elaboração. Deve-se ter em mente que a natureza virtual embutida nestes processos comunicacionais tem colocado em discussão até mesmo o caráter das instituições educacionais, inserindo elementos de desterritorialização na sua concepção. Trata-se assim de estabelecer um espaço de reflexão e ação sobre as teorias e práticas que estão sendo discutidas atualmente na literatura especializada sobre telemática e educação. Do ponto de vista teórico, serão examinados artigos recentes publicados em revistas científicas dirigidas às ciências da educação e da comunicação, num esforço de montar quadros representativos do estado-da-arte desta temática. Em termos práticos, será desenvolvida uma estratégia mista de apresentação das aulas, complementando situações presenciais com atividades acompanhadas à distância, incorporando-se à estrutura da disciplina os serviços oferecidos pelas redes de computadores interligadas. Trabalha-se também com a proposta de elaboração de projetos individuais e em grupo como forma de subsidiar a formação dos alunos.


CONTEÚDO:

1) Redes de computadores e a construção do conhecimento.

  •  Aspectos históricos e evolutivos das redes de computadores;
  •  Principais serviços com finalidades educacionais;
  •  Elementos comunicacionais.


2) Virtualidade e construção do conhecimento
.

  •  Ciberespaço: conceito e configuração.
  •  Hipertexto: recursos scripto-áudio-visuais na educação;
  •  Instrução programada à distância;
  •  Aprendizagem cooperativa;
  •  O lugar das instituições educacionais;
  •  Formação de professores.


3) Redes de computadores e aspectos sócio-culturais.

  •  Ética nas redes de computadores;
  •  Questões de gênero no acesso às redes;
  •  Relações de poder na telemática.


4) Painel cartográfico: serviços e ferramentas das redes de computadores.

  •  Correio-eletrônico;
  •  Listas de discussão;
  •  Transferência de arquivos;
  •  Navegação;
  •  Construção de documentos em hipertexto;
  • Videoconferência.


BIBLIOGRAFIA:

LÉVY, P. – As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática – São Paulo, Ed. 34, 1996.
LÉVY, P. – O que é o virtual ? – São Paulo, Ed. 34, 1996.
LÉVY, P. – Inteligências Coletivas – São Paulo, Ed. Loyola, 1998.
FRANCO, M.A. – Ensaio sobre as tecnologias digitais da inteligência – Campinas, Papirus Ed., 1997.
KEHOE, B. P. - Zen e a arte da Internet: um guia para iniciantes - Rio de Janeiro, Ed Campus, 1995.
Revistas científicas utilizadas na disciplina.
Educational Technology – New Jersey, Educational Technology Publication, Inc.
Tech Trends – Washington DC, Association for Educational Communications and Technology.
Tecnologia Educacional – Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Tecnologia Educacional.
International Journal of Technology and Design Education – Drodrecht, Kluwer Academic Pub.
Journal of Educational Technology Systems – New York, Society for Applied Learning Technology.
Inovations in Education and Trainning International – London, Staff and Educational Development Association.
Educational Tecnology Research and Development - Washington DC, Association for Educational Communications and Technology.
The Informational Society – London, Taylor & Francis Ltd.
British Journal of Educational Technology- London, Blackwell Pub. & National Council for Educational Technology.
Journal of Educational Computing Research – Amityville, NY, Baywood Pub. CO., Inc.
Journal of Computer and Assisted Learning – Oxford, Blackwell Science Ltd.

volta (126 bytes)



L@PEQ
Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química
© - 2000 - Todos os direitos são reservados
Atualizado em 10/08/2000