PROJETO DE PESQUISA
INTRODUÇÃO
Ana Maria Di Grado Hessel
O USO DOS COMPUTADORES NA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO:
QUE PRÁTICA SÃO ESSAS?
Minhas experiências como professsora e pedagoga no magistério sempre foram intercalas com atividades no campo da informática e, quando os computadores pessoais começaram a aparecer nas escolas, reuni estas duas paixões e passei a me interesar por essa nova área. A informática educativa tem sido meu principal foco de atenção nos últimos anos.
Atualmente, como Supervisora Escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo venho tendo a oportunidade de acompanhar as ações pedagógicas envolvidas com o uso dos laboratórios de informática. Tenho também acompanhado as ações dos técnicos em informática educativa da DREM 3 no sentido de capacitar o POIE (professor orientador de informática educativa), objetivando o repasse desses conhecimentos aos colegas nas unidades escolares. Essa capacitação abrange, tanto os aspectos de software, como também os aspectos pedagógicos. Por representar essa equipe de apoio junto ao grupo de supervisores, meus contatos com o pessoal da informática têm sido mais frequentes e facilitados.
A criação de projetos anuais com o propósito de viabilizar a informática no ambiente escolar tem sido um incentivo ao uso dos computadores nas escolas. Neste último ano, esse tipo de projeto formalmente chamado PEA (projeto especial de ação) deixou de ter essa finalidade específica com a justificativa de que o uso do computador não deve ter um fim em si mesmo. Procurando dar-lhe status de simples ferramenta, os projetos passararm a declarar o uso do computador como um objetivo secundário, priorizando ações interdisciplinares. Ao acompanhar e avaliar, junto com Coordenadores Pedagógicos e professores, as ações desenvolvidas nesses PEAs, tenho observado que o uso do computador tem propiciado práticas não convencionais, mais próximas da pedagogia dos projetos que da pedagogia dos objetivos. Os esforços para ser realizar um trabalho interdisciplinar começam a aparecer.
A partir de uma reflexão sobres essas observações, defini os meus objetivos da pesquisa, levantando alguns questionamentos: Quais são as ações docentes envolvendo o uso do computador? Estariam elas favorecendo uma reorganização do trabalho escolar? Estaria efetivamente ocorrendo um trabalho interdisciplinar e trabalhos com projetos? As mudanças nas ações estariam representado mudanças nas concepções de conhecimento?
O uso dos computadores e a prática docente passaram a ser assunto de meu interesse. Este estudo pretende ser uma contribuição para os educadores, pois enfocará as ações relacionadas com a informática nas escolas que, apesar de estarem sendo desenvolvidas, são pouco conhecidas, além de permitir um dimensionamento do uso, das concepções de conhecimento que se relacionam a esse uso e do significado dessa nova tecnologia nas escolas municipais.
PESQUISE: INFORMATICA EDUCATIVA NA DREM3 - OBJETIVOS DA PESQUISA