INTRODUÇÃO
O profissional enfermeiro é aquele responsável pela equipe de enfermagem, que inclue os técnicos  e auxiliares   de enfermagem. O trabalho da enfermagem por ser contínuo nas 24 horas dos serviços hospitalares, requer um esforço muito grande da equipe, pois é ela que permanece ao lado do cliente, garantindo a assistência initerrupta nos horários extra-comerciais, ou seja, nos sábados, domingos, feriados e noturno. Este é um importante aspecto no gerenciamento de recursos humanos nas instituições de saúde que funcionam 24 horas, sob a responsabilidade do enfermeiro.
A Lei de Exercício Profissional de Enfermagem (BRASIL, 1986) no artigo 11 estabelece entre as funções administrativas privativas do enfermeiro: direção do órgão de enfermagem em instituição de saúde bem como planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem.
Assim, na formação do estudante universitário que abraça esta profissão, este é um dos aspectos mais trabalhados, uma vez que o gerenciamento de recursos humanos é o ponto central da atuação do enfermeiro, para que a assistência de qualidade não sofra interrupções.
Com essa preocupação, estamos trabalhando neste projeto que pretende dar subsídios ao estudante de enfermagem no desenvolvimento das funções de gerente da equipe de enfermagem. Este um dos aspectos do gerenciamento de recursos humanos que poderá contribuir com a formação do aluno. Numa etapa seguinte, pretendemos desenvolver exercícios simulados de escala, procurando aproximá-lo da realidade do hospital, antes de ingressarem nos estágios práticos.
Trata-se a proposta de oferecer ao aluno oportunidade de atividade não presencial, diferente de educação à distância.
As atividades não presenciais (APN) se diferenciam da educação à distância (EAD)   por serem atividades realizadas concomitantemente ao estudo regular presencial. São atividades estruturadas pelo professor e utilizadas sistematicamente com alunos como parte do método de ensino, com o objetivo de ensiná-los a estudar e a pesquisar (LEITE; VIEIRA; SAMPAIO, 1998).
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