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INTRODUÇÃO
O profissional enfermeiro é aquele responsável
pela equipe de enfermagem, que inclue os técnicos e auxiliares
de enfermagem. O trabalho da enfermagem por ser contínuo nas 24
horas dos serviços hospitalares, requer um esforço muito
grande da equipe, pois é ela que permanece ao lado do cliente, garantindo
a assistência initerrupta nos horários extra-comerciais, ou
seja, nos sábados, domingos, feriados e noturno. Este é um
importante aspecto no gerenciamento de recursos humanos nas instituições
de saúde que funcionam 24 horas, sob a responsabilidade do enfermeiro.
A Lei de Exercício Profissional de
Enfermagem (BRASIL, 1986) no artigo 11 estabelece entre as funções
administrativas privativas do enfermeiro: direção do órgão
de enfermagem em instituição de saúde bem como planejamento,
organização, coordenação, execução
e avaliação dos serviços de enfermagem.
Assim, na formação do estudante
universitário que abraça esta profissão, este é
um dos aspectos mais trabalhados, uma vez que o gerenciamento de recursos
humanos é o ponto central da atuação do enfermeiro,
para que a assistência de qualidade não sofra interrupções.
Com essa preocupação, estamos
trabalhando neste projeto que pretende dar subsídios ao estudante
de enfermagem no desenvolvimento das funções de gerente da
equipe de enfermagem. Este um dos aspectos do gerenciamento de recursos
humanos que poderá contribuir com a formação do aluno.
Numa etapa seguinte, pretendemos desenvolver exercícios simulados
de escala, procurando aproximá-lo da realidade do hospital, antes
de ingressarem nos estágios práticos.
Trata-se a proposta de oferecer ao aluno
oportunidade de atividade não presencial, diferente de educação
à distância.
As atividades não presenciais (APN)
se diferenciam da educação à distância (EAD)
por serem atividades realizadas concomitantemente ao estudo regular presencial.
São atividades estruturadas pelo professor e utilizadas sistematicamente
com alunos como parte do método de ensino, com o objetivo de ensiná-los
a estudar e a pesquisar (LEITE; VIEIRA; SAMPAIO, 1998).
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