PROJETO DE PESQUISA
Título: A Internet e suas possibilidades de aplicação como recurso multimídia facilitador das experiências de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (E/LE)
Objeto de Estudo: A Internet meio de comunicação facilitador do processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola
Objetivos:
Justificativa:
Com assombro e perplexidade, podem-se perceber e acompanhar as diversas mudanças e transformações que estão acontecendo na sociedade, neste fim do milênio, na área das comunicações. Talvez uma das mais significativas, corresponde ao impacto que desempenham no desenvolvimento humano as denominadas novas tecnologias derivadas dos diversos avanços científicos na área da computação, telecomunicação e informática. Inserida neste contexto e com uma história recente, que começo a ser desenvolvida após a Segunda Guerra Mundial, surgiu no cenário dos meios de comunicação a Internet.
A Internet é a rede mundial de computadores interligados permanentemente e que funciona como um dos maiores arquivos de dados e informações do mundo. O aperfeiçoamento do sistema telefônico, base de sustentação tecnológica da Internet, possibilitou o desenvolvimento das redes digitais de informação, e desencadeou ao mesmo tempo, poderosas e globais redes do conhecimento onde estabeleceram-se significativas mudanças no acesso à informação e ao conhecimento. O pesquisador espanhol Joaquín Soler, preconiza a Internet como a base de uma mudança global, fazendo a seguinte asseveração: "vivimos el inicio de un cambio en las relaciones personales, en la adquisición de conocimientos, de cultura y mercancías apoyadas por las telecomunicaciones. Esta situación es más significativa si observamos su velocidad de crecimiento y su carácter irreversible. Internet es una de las bases de un cambio global (mundialización) que está modificando también el peso e influencia de las diversas lenguas y culturas".
Na atualidade, a Internet encontra-se numa fase de plena expansão, transformando-se a cada dia que passa num extraordinário e sofisticado recurso de tecnologia multimídia que permite às pessoas ter acesso aos mais diversos tipos de conhecimento. Por outra parte, este recurso trouxe consigo a criação e utilização de uma nova linguagem que veio modificar a maneira de transmitir a palavra e a forma de aprender com ela, estabelecendo-se novas relações entre informação, comunicação e linguagem. Pensamentos e idéias constituíram-se em grandes bancos de dados armazenados em poderosas redes digitais, pudendo ser acionados pelos interessados a qualquer momento desde seus respectivos lugares de origem. Empregando a Internet e num tempo recorde, o usuário o internauta pode navegar pelo ciberespaço -cuja materialidade é constituída de realidade virtual- tendo acesso a um vastíssimo repertório de informações e conhecimentos dos mais variados tipos, desde que esteja devidamente equipado e saiba utilizar as ferramentas básicas dos equipamentos e da navegação. A interatividade permitirá que o internauta, pulsando o mouse e o teclado tenha acesso aos mais diversos sites de assuntos do seu interesse...E na área do ensino? Será que a Internet desempenha também um papel significativo? E na aprendizagem de línguas estrangeiras? É possível aprender uma língua, particularmente o espanhol como língua estrangeira (E/LE) através da Internet?
Esta área do conhecimento, utilizando a Internet é recente, com experiências em andamento, e ainda precisa ser pesquisada e avaliar seus resultados. No ciberespaço há um grande predomínio de materiais e informações em língua inglesa, sendo liderado pelos Estados Unidos, nação que mantém uma grande hegemonia em infraestrutura industrial e comercial de programas -software- e de equipamentos -hardware-. Nao obstante, hoje é significativo o número de páginas escritas em língua espanhola na Internet, chamada em espanhol de Telaraña, e a tendência é crescer cada vez mais, tendo em vista o grande interesse pelo ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Uma diversidade de assuntos encontram-se disponíveis em espanhol na Internet, o que não quer dizer exatamente que se trate de aprendizagem da língua espanhola. Não obstante, são materiais facilitadores da aprendizagem. De modo geral, um internauta interessado na língua espanhola e/ou cultura hispano-americana pode hoje navegar pela rede, participando de:
Diversas são as aplicações da Internet na educação e no processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. O presente projeto de pesquisa tem a intenção de estudar e conhecer estes assuntos, estabelecendo relações significativas e analisando as questões de maneira que possa apresentar-se uma resposta crítica, satisfatória e fundamentada ao tema chave abordado, e ao mesmo tempo, propiciar um ponto de referência educativo aos pesquisadores na área do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (E/LE).