Fazendo uma Salada de Frutas
Resolversituações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais.
Frutas; facas de plástico de ponta arredondada; recipientes necessários para colocar as frutas cortadas.
- Programação
1ª ETAPA - Apresentação das Frutas
- Mostrar às crianças as frutas que serão utilizadas na confecção da salada
Obs: A quantidade de cada fruta deverá se adequar ao número de alunos da turma. O educador também deverá considerar os seus objetivos (dependendo do nível da turma) ao pensar na variedade e no número de frutas.
2ª ETAPA - Proposição dos Problemas
- Supondo que trabalharemos com 6 unidades de banana, 4 unidades de maçã, 2 unidades de mamão papaia e 30 unidades de uvas, sugerimos como exemplo alguns problemas que poderão ser propostos:
Quais frutas usaremos para fazer a salada?
Quantos tipos de frutas são?
Se não quiséssemos usar o mamão e o tirássemos, quantos tipos de frutas teríamos?
Juntando todas as bananas quantas temos? E as maçãs? E os mamões?
Juntando todas as frutas quantas temos?
Se tirássemos todas as bananas, quantas frutas teríamos?
Se somos 15 crianças, e se usarmos as 30 uvas na salada, quantas cada uma deverá receber? E se usássemos 20 uvas?
Quantas bananas têm a mais que maçãs?
Os problemas selecionados de antemão pelo educador podem servir para trabalhar as quatro operações ou apenas algumas delas dependendo dos objetivos elaborados pelo mesmo. Nessa etapa, as crianças podem fazer registros de suas observações, os quais se enquadrariam aos objetivos propostos para cada turma.
3ª ETAPA - Cortando as Frutas
– As crianças, ajudadas pelo educador, cortarão as frutas. Depois de cortadas deverão ser misturadas em recipiente apropriado. Caso a criança almoce na escola poderá comer a salada na hora da sobremesa, caso não, poderá comê-la depois da própria atividade.
Sugestões: Por motivo de segurança, é aconselhável que sejam usadas facas do tipo descartáveis de plástico. Sendo assim, as crianças só poderão cortar frutas macias. O educador poderá usar frutas duras na atividade, como maçã, porém ele mesmo deverá cortá-las. Nesse momento poderá inclusive trabalhar com conceitos como metade, entreoutros.
<< Voltar Próximo >>