Jogo de Repartir
Esse jogo pode servir como apoio principalmente para os professores que estão iniciando trabalhos com a operação de divisão.
Introduzir a noção de divisão.
Cartolina (para confecção do dado), canetinhas, copinhos, lápis e uma folha para cada participante, várias sementes.
Antes de iniciar e explicar as regras do jogo monte junto com seus alunos um cubo utilizando a cartolina e com a canetinha faça as devidas numerações nas faces do cubo, formando um dado
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Programação
1ª ETAPA - Sementes para todos
- Organizados em grupos de no máximo quatro, os alunos recolhem para si um punhado de sementes, sem contá-las. As jogadas podem ser coletivas ou individuais.
2ª ETAPA - Sorte no Dado
- Um jogador lança o dado (feito de papelão e montado pela garotada): o número obtido na sorte determina quantos copinhos plásticos cada um deles deve pegar. Observe que o punhado de sementes equivale ao dividendo e o número de copos ao divisor. Mas você não deve explicar esses conceitos nesse instante.
3ª ETAPA - Pode ter resto
- A tarefa seguinte é distribuir as sementes igualmente nos recipientes, ou seja, dividi-las. Mas coloque para a garotada a seguinte condição: no final da distribuição, não pode sobrar mais sementes do que o número de copinhos. Essa sobra é o resto da divisão. Faça com que todos do grupo confiram esse resultado.
4ª ETAPA - Hora das Contas
- Cada um deve anotar ou desenhar numa folha os números da jogada em quatro colunas: A = sementes em cada copo, B = copos, C = sementes que sobraram, D = quantas sementes havia no início. Preencher a última coluna é o mais complicado, pois é necessário multiplicar o número de copos pelo de sementes dentro de cada um e ainda somar as restantes.
Sugestões: Nas primeiras rodadas, o uso de sementes maiores ajuda a evitar que as crianças peguem muitas, dificultando a repartição. Uma sugestão é começar com um dado que tenha apenas 2, 3 e 4 e ir trocando-o conforme a turma avança. O jogo também tem uma variação: nela, cada aluno determina uma quantidade fixa de sementes e joga o dado várias vezes, experimentando, nesse caso, a divisibilidade de cada número. A criança percebe que, em alguns casos, a quantidade de restos zero é maior.
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