Preparando um Doce
Comparar as quantidades das embalagens com as das receitas e adapta-las utilizando as operações aritméticas. Os alunos deverão ser capazes de compor uma mesma quantia de forma variada: adição (idéia de juntar, acrescentar), subtração (idéia de retirada, de diferença), multiplicação (idéia de juntar quantidades iguais) e divisão (idéia de repartir uma quantidade em partes iguais).
A receita e seus ingredientes, lápis e papel para as anotações.
Ingredientes
200 g ou 4 colheres de sopa de manteiga
395 g ou 1 lata de leite condensado
200 g ou 5 colheres de sopa de chocolate em pó
Modo de fazer
Misture tudo numa panela e leve ao fogo até engrossar, mexendo bem. Coloque em um prato, espere esfriar e coma de colher.
As situações-problemas levantadas deverão ser adequadas à série em que se encontram as crianças e consequentemente aos objetivos propostos pelo educador, no entanto, como sugestão, segue abaixo os seguintes exemplos de perguntas possíveis de serem trabalhadas na atividade:
1. O que você precisa comprar no supermercado e em que quantidade?
2. Vai sobrar algum ingrediente depois de fazer a receita? Qual deles?
3. A receita pede 200g de chocolate e o pacote do supermercado tem 500 g. E agora, vai sobrar ou faltar?
4. Quantos gramas de manteiga há na embalagem? E quanto é preciso para fazer o brigadeiro? Com isso, vocês acham que vai faltar ou sobrar manteiga?
5. Se o supermercado só vende pacote de 500 gramas, o que devemos fazer?
6. Com a sobra dos ingredientes é possível fazer uma nova receita inteira ou apenas metade? É possível dobrar a receita, ou reduzi-la pela metade?
7. Quantas colheres de chocolate usamos a mais que colheres de mateiga?
8. Se quiséssemos fazer duas receitas quantas latas de leite condensado teríamos que comprar?
9. Se eu colocar duas colheres de manteiga quantas faltariam para completar a receita?
2ª ETAPA - Registrando
- A partir das questões levantadas os alunos podem anotar o que sobra ou falta de cada ingrediente em relação as suas respectivas embalagens. Dessa forma, eles poderão ter noção se será possível fazer outra receita ou não.
3ª ETAPA - Fazendo a Receita
-Nesse momento o professor pode fazer algumas intervenções explorando a linguagem utilizada nas receitas (por exemplo, adicionar ingredientes significa juntar, uma das idéias da adição).
Sugestões: Se for acessível para o professor, seria interessante utilizar alguns vídeos como recursos didáticos para ilustrar a necessidade de se respeitar as quantidades dos ingredientes em uma receita. Sugerimos o vídeo “Mickey’s birthday party” com o qual podem ser trabalhadas algumas operações.
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