Bases Numéricas
Desenvolvedores
Beatriz Rowies, Carina Felitti, Karina Siqueira Silva,
Marcela Cristina Matos, Reinaldo Laudino
CONTEÚDOS PARA SALA DE AULA
- Identificar a base na contagem dos elementos de um agrupamento. Deve-se definir como serão agrupados estes elementos e qual a base numérica a ser utilizada a fim de que a criança a identifique.
- Utilizar o ábaco para representar conjuntos em algarismos. É possível representar os meses do ano, os minutos em uma hora, os dias em um mês..., construir diversos conjuntos e bases diferentes com o uso do ábaco.
- Compreender o valor posicional dos dígitos de um número em uma determinada base. Quando estão conhecendo os numerais, as crianças apresentam dificuldades em relação à posição e ordem dos números. É comum o professor encontrar os números escritos para o lado oposto (espelhados) ou com a ordem/ posição dos números invertidos.
- Reconhecer que existem bases para os sistemas de numeração diferente de 10 (sobretudo as bases 2, 8 e 16, utilizadas em sistemas computacionais). A base numérica dos países também pode ser diferente entre um e outro.
- Estabelecer uma relação entre as bases da numeração e realizar mudanças de bases numéricas. No processo de reconhecimento ocorre simultaneamente a comparação entre as bases, propondo-se em seguida atividades para a mudança de base.
- Realizar operações simples na base 10 e em outras bases, como será proposto em alguns exercícios de adição e subtração mais à frente.
ATIVIDADES
Trabalhando com Base 10 e Base 60
Identificando e Trabalhando com Diversas Bases