Respostas
Identificando e Trabalhando com Diversas Bases:
1 - Se faz necessário que ele conheça os dois sistemas (medidas e contagem do tempo). O raciocínio deve seguir da seguinte maneira:
1 quilômetro = 1000 metros = 100 centímetros = 10 milímetros (a cada 10x)
1 hora = 60 minutos = 60 segundos (a cada 60x)
2 - A tabuada do número 8 pode ser utilizada para resolver esta atividade. Verifica-se qual o número resultado de uma multiplicação por oito, é o imediatamente menor que 20.
2 x 8 = 16. Portanto temos 2 octetos.
20 – 16 = 4
2 octetos + 4 unidades = 24
7 x 8 = 56. São 7 octetos
57 – 56 = 1
7 octetos + 1 unidade = 71
9 x 8 = 72. São 8 octetos (1 oitocteto) + 1 octeto
73 - 72 = 1
1 oitocteto + 1 octeto + 1 unidade = 111
Sugestão: Realize a atividade com o auxilio do ábaco.
![]() |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
© 2010 - Clube de Matemática - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
|