Frações e Porcentagem
- Representar de diferentes formas a frequência dos alunos;
- Trabalhar com coleta de dados real e construção de gráficos;
- Transformar informações em frações e porcentagem.
a)Marcar em um gráfico, a frequência escolar de cada aluno, por mês. Por exemplo: um gráfico para o mês de Março, mostrando a frequência de cada aluno.
b) Ao final de cada mês o aluno consulta o gráfico e estabelece sua frequência em forma de fração e porcentagem. Ana, por exemplo, no mês de Março, teria a fração medida em 4/5 de frequência e a porcentagem de 75% de frequência escolar.
c) Ao final do semestre, a classe elabora um gráfico semestral da presença e marca ao lado de seu nome, a sua frequência em fração e porcentagem. Exemplo:
Ana faltou 10 dias dos 100 dias letivos deste semestre. Ao lado de seu nome no gráfico, ela escreveria a fração: 9/10 de frequência e 90% de frequência. Ainda poderíamos realizar a operação de modo complementar e obter as faltas em fração e porcentagem que, no caso de Ana, seria: 1/10 de faltas e 10% de faltas.
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