Uma Excursão como Prêmio
Propiciar aos alunos uma experiência matemática relacionada à probabilidade e que reflitam sobre a maneira de registrar o que observaram.
Sacos de papel;
Fichas em que estão escritos os nomes das turmas.
Introdução: O professor apresenta para a classe a seguinte situação-problema:
“Nossa escola participou de um concurso e ganhou uma excursão ao ‘Parque da Mônica’, que será oferecida a uma das turmas da segunda série.
Nossa escola tem 4 turmas de segunda série. Como podemos fazer para decidir qual das turmas irá ao passeio?”
Depois de ouvir algumas da sugestões dos alunos, a professora se detém em uma das possíveis formas de solucionar o impasse: o sorteio.
Após fazer uma simulação do sorteio, usando as fichas com os nomes das classes e o saco de papel, a professora propõe algumas questões para a classe, pedindo que pensem numa forma de registrar a resposta:
“Qual a possibilidade de nossa classe ser sorteada?”
“E se puderem ir duas classes. Nossas chances aumentam ou diminuem? Qual a possibilidade de nossa classe ser sorteada?”
“E se puderem ir três classes. Qual a possibilidade de nossa classe ser sorteada?"
"Agora vou lançar um desafio para vocês, cuja resposta é muito difícil:
Qual a possibilidade da nossa classe não ser sorteada e ficar triste?”
Os alunos apresentam algumas das formas como registraram suas respostas a essas questões. Nesse momento, serão aceitas quaisquer respostas que expressem corretamente as chances ou possibilidades em cada situação.
![]() |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
© 2010 - Clube de Matemática - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
|