Coleções
Fazer a representação das partes da quantidade considerada e equivalência de frações.
a) Repartir igualmente 12 tampinhas ou bolinhas em 2 copos azuis.
Pedir que o aluno indique qual fração da coleção toda está em cada copo (1/2).
b) Repartir igualmente 12 fichas em 4 copos amarelos.
Pedir que a criança indique que fração da coleção ficou com cada copo. (1/4)
Perguntar quantos copos azuis formam a coleção toda. E quantos amarelos? E quantos amarelos correspondem ao azul? E como representar isso através de frações? (1= 2/2 ; 1= 4/4; 1/2 = 2/4)
c) Que parte é maior: a de um copo azul ou de 3 amarelos?
d) repartir igualmente 30 bolinhas ou tampinhas entre 5 copinhos verdes.
Cada um dos copinhos representa qual fração da coleção toda? (1/5)
Quantas bolinhas há em cada copinho?
Quantas bolinhas há em 3/5 da coleção?
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