Maquete
Construir uma maquete da escola ou do bairro, através de figuras e sólidos geométricos; Trabalhar com escala, proporção, medidas, áreas, volumes, construção de figuras e sólidos geométricos, bem como outros conceitos e relações, de acordo com as possibilidades e necessidades espessura, cor;
Identificar, descrever, comparar, e classificar figuras geométricas;
Visualizar e representar figuras geométricas, com atenção especial para o desenvolvimento do sentido espacial;
Explorar transformações de figuras geométricas;
Representar e resolver problemas usando modelos geométricos;
Compreender e aplicar propriedades geométricas e relações;
Representar e resolver problemas usando modelos geométricos;
Desenvolver uma apreciação da geometria como uma forma de descrever o mundo físico.
Isopor, papel, cartolina, tesoura, cola, lápis, caneta, borracha;
Régua, compasso, transferidor, esquadros, trena;
Planta do local a ser reproduzido na maquete.
- Medir alguns espaços, para verificar como se faz uma planta, e sua escala;
- Reproduzir e analisar a planta, de modo que contenha medidas compatíveis com a maquete desejada;
- Observar as figuras e sólidos geométricos que serão necessários, bem como suas dimensões;
- Elaborar as "partes" da maquete (figuras e sólidos);
- Construir a maquete;
![]() |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
© 2010 - Clube de Matemática - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
|