Jogo do Percurso
Construir um jogo de percurso com dobraduras e Tangrans;
Visualizar e representar figuras geométricas, com atenção especial para o desenvolvimento do sentido espacial;
Explorar transformações de figuras geométricas;
Representar e resolver problemas usando modelos geométricos;
Desenvolver uma apreciação da geometria como uma forma de descrever o mundo físico.
Papel cartão, papel, tesoura, cola, lápis, caneta, régua e tangrans de vários tamanhos.
- Primeiramente as crianças devem jogar vários jogos de percurso, para que compreendam o que irão construir;
- Dividir os alunos em grupos de 4 ou 5;
- Sugerir que cada grupo escolha o tema do jogo que irá montar (marinho, flora, fauna,...);
- Pedir para que eles façam um esboço do jogo, criando as regras com “missões geométricas” (cartas de perguntas sobre Geometria; quantos lados tem um triângulo), e observando quais dobraduras e desenhos (que serão feitos com Tangram) cada grupo precisará;
- Começar a produzir as dobraduras do jogo, montando o tabuleiro, bem como os desenhos com o Tangram;
- Produzir as regras, cartas do jogo com “missões geométricas”. Montar e Decorar jogo;
- Depois de cada grupo jogar seu jogo de Percurso Geométrico, os grupos trocam os jogos para que todos os grupos brinquem e conheçam todas as produções;
- Comentários e sugestões sobre os jogos dos outros grupos.
Observações
Atividade em forma de Projeto, com duração mínima de 2 meses (duas aulas semanais)
![]() |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
© 2010 - Clube de Matemática - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
|