REPRESENTAÇÕES CONCERNENTES À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: Estudos sobre a especificidade da disciplina “metodologia/didática/prática do ensino da Língua Materna”

Equipe Executora:

Coordenador: Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto – EDM/FEUSP

Profa. Dra. Claudia Rosa Riolfi – EDM/FEUSP

Prof. Dr. Émerson de Pietri – EDM/FEUSP

Parte de um projeto mais amplo, desenvolvido pelos docentes de Metodologia do Ensino de Português (Claudia Rosa Riolfi, Claudemir Belintane, Émerson de Pietri, Idméa Semeghini-Siqueira, Neide Luzia Rezende, Valdir Heitor Barzotto) da Faculdade de Educação, cujo objetivo é investigar a existência de um campo específico desta disciplina, no Brasil, este projeto se propõe a buscar subsídios para suas reflexões observando o mesmo fenômeno em outros países. Tendo recebido apoio da Pró-reitoria de Pesquisa da USP, a organização desta página e sua manutenção, para disponibilização dos resultados da pesquisa, cumpre parte dos compromissos do projeto.

Levando em consideração que a atuação dos proponentes, em conjunto com outros docentes da disciplina, acumulou algum conhecimento que pode ser divulgado, o presente projeto visa, além de ampliar e aprofundar, internacionalizar o alcance desta reflexão por meio de duas ações complementares: a) compreensão do campo recoberto pelas disciplinas que se encarregam do ensino de Língua Materna em outros países; b) divulgação do conhecimento produzido no Brasil, oferecendo contribuições para os estudos da especificidade destas disciplinas.

O objetivo geral do projeto é o de instaurar um sistema de trocas com outros países sobre o conhecimento acumulado em torno dos saberes e práticas das disciplinas encarregadas do ensino de Língua Materna nos cursos de formação de professores.

Como objetivos específicos, propõe-se compreender o papel que desempenham as disciplinas encarregadas do ensino de Língua Materna na formação de professores em diferentes países, bem como divulgar produção brasileira sobre: a) saberes mobilizados na disciplina; b) práticas específicas da disciplina, tais como estágios, relatórios, etc; c) modos de inserção da disciplina na formação de professores; d) produção acadêmica relacionada aos saberes mobilizados na disciplina; e) vínculos estabelecidos entre os fazeres da disciplina e os resultados do ensino de Língua Materna.

Voltar

 
Site desenvolvido com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.
Copyright LALEC. Todos os direitos reservados.