Bibliografia (página 3)

LEITE, Laurinda. 1999. O ensino laboratorial de "o som e a audição" - uma análise das propostas apresentadas por manuais escoalres do 8º ano de escolaridade. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

LERNER, Delia. 2004. O livro didático e a transformação do ensino da língua. In Livros de Alfabetização e de português: os professores e suas escolhas, edited by A. A. G. BATISTA, VAL, Maria da Graça Costa. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica.

LEVINSON, Ralph. 2002. O professor, o aluno e o livro didático oficial de Ciências: será que deveríamos renunciar ao livro didático?. In Congresso Brasileiro de qualidade na Educação: formação de professores, edited by M. A. (. MARFAN. Brasília: MEC / SEF.

LINARES, María Cristina. 2002. Nacimiento y trayectoria de una nueva generación de libros de lectura escolar:<El Nene> (1895-1956). In Para una historia de la enseñanza de la lectura y la escritura en Argentina: del catecismo colonial a la razón de mi vida, edited by H. R. CUCUZZA, PINEAU, Pablo. Buenos Aires: Miño y Dávila/Universidade Nacional de Lujan.

LINHARES, Célia Frazão. 1998. Livros e vozes na formação de professores. A construção do saber com sabor de percurso do sagrado ao marginal. Paper read at the Leitura e escrita em Portugal e no Brasil, 1500-1970. Atas do 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, at Porto.

LINS, Osman. 1977. Do ideal e da glória: problemas inculturais brasileiros. São Paulo: Summus.

LOPES, Ana Maria. 1995. O professor, autor de seu projeto de trabalho. Leitura e Literatura para a infância e a juventude. Anais do 2º Seminário Nacional sobre Literatura infanto-juvenil, livro didático e participação da comunidada na formação de leitores:394-395.

LOPREATO, Christuba da Silva Roquette. 2006. Relato de uma experiência. In Livros didáticos de Geografia e História: avaliação e pesquisa, edited by M. E. B. SPOSITO. São Paulo: Cultura Acadêmica.

LOSADA, Cristina Martinez, VEGA, Pedro, BARROS, Susana Garcia. 1999. Qué procedimientos utiliza el profesorado de educación primaria cuando enseña y cuáles tienen mayor presencia en los textos de este nivel. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

LOYO, Engracia. 1999. La lectura en México, 1920-1940. In Historia de la lectura en México: Seminario de Historia de la Educación en México. DF: El Colegio de México/Centro de Estudios Hsitoricos.

LUCA, Tânia Regina, SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão, CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. 2006. O livro didático em estudos sociais: sua escolha e seu seginificado para professores de primeira a quarta séries do ensino fundamental. In Livros didáticos de Geografia e História: avaliação e pesquisa, edited by M. E. B. SPOSITO. São Paulo: Cultura Acadêmica.

LUNA TAMAYO, Milton. 2005. Estado nacional, nacionalismos y textos escolares en el Ecuador del siglo XX. In Manuales escolares en España, Portugal y América Latina (siglos XIX y XX), edited by J.-L. GUEREÑA, OSSENBACH, Gabriela, POZO, María del Mar del. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

LUNA TAMAYO, Milton. 2001. La moral y la identidad de los ecuatorianos en los textos escolares de inicios del siglo XX. In Manuales escolares como fuente para la Historia de la Educación en América Latina, edited by G. OSSENBACH, SOMOZA, Miguel. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

LUNA TAMAYO, Milton. 2001. Apéndice bibliográfico - Ecuador. In Manuales escolares como fuente para la Historia de la Educación en América Latina, edited by G. OSSENBACH, SOMOZA, Miguel. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

LUSTIG, Sílvia. 1983. Experiência didática sobre o livro didático. In Simpósio sobre o livro didático - Memória, edited by F.-F. Ciências. São Paulo: FUNBEC.

LUYTEN, Sônia Maria Bibe. 1983. O uso dos quadrinhos nos livros didáticos. In Simpósio sobre o livro didático - Memória, edited by F.-F. Ciências. São Paulo: FUNBEC.

LÁZARO MARTÍNEZ, Ángel J. 1998. Libros de consulta y biblioteca de aula. In Historia ilustada del libro escolar en España: de la posguerra a la reforma educativa, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

LÁZARO MARTÍNEZ, Ángel J. 2000. La reforma de estudiar en los manuales de estudio. In El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas, edited by A. TIANA FERRER. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

LÓPEZ MARTÍNEZ, J. Damián, BERNAL MARTÍNEZ, J. Mariano. 2005. Innovaciones didácticas en los libros de texto de Física y Química para la educación secundaria en España duratne el primer tercio del siglo XX. In Manuales escolares en España, Portugal y América Latina (siglos XIX y XX), edited by J.-L. GUEREÑA, OSSENBACH, Gabriela, POZO, María del Mar del. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

MACEDO, José Rivair. 2000. História e livro didático: o ponto de vista de um autor. In Questões de teoria e metodologia da História, edited by C. A. B. GUAZZELLLI, PETERSEN, Sílvia Regina Ferraz, SCHMIDT, Benito Bisso, XAVIER, Regina Célia Lima. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

MACEDO, Maria do Socorro. 2005. Interações na práticas de letramento: o uso do livro didático e da metodologia de projetos. São Paulo: Martins Fontes.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira. 2006. A história da alfabetização no Brasil do século XIX. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira. 2003. História da Alfabetização: perspectivas de análise. In História e historiografia da Educação no Brasil, edited by C. C. VEIGA,  FONSECA, Thais Nivia de Lima e (orgs.). Belo Horizonte: Autêntica.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira. 2003. Ler, escrever e contar ... a história da alfabetização em Minas Gerais. In Livros escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil (séculos XIX-XX), edited by E. PERES, TAMBARA, Elomar. Pelotas: Seiva.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira, FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. 2003. Cartilhas de alfabetização e nacionalismo. In Livros escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil (séculos XIX-XX), edited by E. PERES, TAMBARA, Elomar. Pelotas: Seiva.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. 1999. Um apontamento para a história do manual escolar entre a produção e a representação. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

MAGALHÃES, Justino, AFONSO, José António. 2005. Manuais de leitura, história e geografia e a ideia de Europa (1930-1945). Do mundo português à Europa física e adiministrativa das nações. In L'immagine de l'idea di Europa nei manuali scolastici (1900-1945), edited by G. GENOVESI. Milão: Franco Angeli.

MAIOR, Alexina da Silva Vila. 1998. Temáticas no ensino da História de Portugal no séc. XIX: abordagem do estudo do Brasil nos programas e nos manuais escolares. Paper read at the Leitura e escrita em Portugal e no Brasil, 1500-1970. Atas do 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, at Porto.

MARCO, Aurora. 1999. Os conteúdos transversais em dicionários escolares - Duccuibarui escolar de La Real Academia Española. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

MARCUCCI, Silvia. 2005. "L'Europa che non c'è". I manualle di storia antica e di storia della cultura classica nella prima metà del XX secolo in Italia. In L'immagine de l'idea di Europa nei manuali scolastici (1900-1945), edited by G. GENOVESI. Milão: Franco Angeli.

MARCUSCHI, Beth, CAVALCANTE, Marianne. 2005. Atividades de escrita em livros didáticos de língua portuguesa: perspectivas convergentes e divergentes. In Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania, edited by M. d. G. C. VAL,  MARCUSCHI, Beth. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica.

MARCUSCHI, Elizabeth. 2002. Os destinos da avaliação no manual do professor. In O livro didático de Português: múlitplos olhares, edited by DIONiSIO, Angela Paiva, BEZERRA, Maria Auxiliadora  Lucerna. Rio de Janeiro: Lucerna.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. 2002. Compreensão de texto: algumas reflexões. In O livro didático de Português: múlitplos olhares, edited by DIONiSIO, Angela Paiva, BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.) Lucerna. Rio de Janeiro: Lucerna.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. 2002. Oralidade e ensino del língua: uma questão pouco "falada". In O livro didático de Português: múlitplos olhares, edited by DIONiSIO, Angela Paiva, BEZERRA, Maria Auxiliadora  Lucerna. Rio de Janeiro: Lucerna.

MARESCOTTI, Elena. 2005. L'Europa nella Geografia dei Programmi Bottai. Analisi di un' antologia per la Scuola Media. In L'immagine de l'idea di Europa nei manuali scolastici (1900-1945), edited by G. GENOVESI. Milão: Franco Angeli.

MARINHO, Marildes. 2002. Livro didático: uma possibilidade de formação de professores?. In Congresso Brasileiro de qualidade na Educação: formação de professores, edited by M. A. (. MARFAN. Brasília: MEC / SEF.

MARISTANY, José, SAAB, Jorge, SÁNCHEZ, Laura, SUÁREZ, Carlos. 2005. Argentina: os manuales que cuentan la historia (1860-1920). In Manuales escolares en España, Portugal y América Latina (siglos XIX y XX), edited by J.-L. GUEREÑA, OSSENBACH, Gabriela, POZO, María del Mar del. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

MARQUES, Bernardo de Serpa. 1999. Do livro único à diversidade dos manuais na disciplina de Geografia. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

MARTÍNEZ BONAFÉ, Jaume. 2002. Políticas del libro de texto escolar. Madri: Morata.

MARTÍNEZ BONAFÉ, Jaume. 1995. Interrogando al material curricular (Guión para el analisis y la elaboración de materiales para el desarrollo del curriculum). In Libro de texto y cosntrucción de materiales curriculares, edited by J. GARCÍA MÍNGUEZ, BEAS MIRANDA, Miguel. Granada: Proyecto Sur.

MARTÍNEZ BOOM, Alberto. 2001. Del plan de escuela al manual de enseñanza: saber pedagógico en Colombia en el siglo XVIII. In Manuales escolares como fuente para la Historia de la Educación en América Latina, edited by G. OSSENBACH, SOMOZA, Miguel. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

MARTÍNEZ MOCTEZUMA, Lucía. 2005. El modelo francés en los textos escolares mexicanos de finales del siglo XIX. In Manuales escolares en España, Portugal y América Latina (siglos XIX y XX), edited by J.-L. GUEREÑA, OSSENBACH, Gabriela, POZO, María del Mar del. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

MARTÍNEZ NAVARRO, Isabel. 2000. La gramática en los manuales escolares de Bachillerato. Historia de la Educación: Revista Interuniversitaria 19:95-119.

MARTÍNEZ SÁNCHEZ, Amparo. 1998. Materiales autoinstructivos. Fichas de enseñanza y libros programados. In Historia ilustada del libro escolar en España: de la posguerra a la reforma educativa, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

MATTOS, Selma Rinaldi de. 1998. Lições de Macedo. Pedagogia do súdito-cidadão no Império do Brasil. Paper read at the Leitura e escrita em Portugal e no Brasil, 1500-1970. Atas do 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, at Porto.

MEC/SEF/PNLD. 2006. Instrumento para a realização da pesquisa. In Livros didáticos de Geografia e História: avaliação e pesquisa, edited by M. E. B. SPOSITO. São Paulo: Cultura Acadêmica.

MEDEIROS, Daniel Hortêncio de. 2006. A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de História no Ensino Médio: o lugar do material didático. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

MELCÓN BELTRÁN, Julia. 2000. Currículo escolar y lecciones de cosas. In El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas, edited by A. TIANA FERRER. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

MELCÓN BELTRÁN, Julia. 2000. Ciencia aplicada y educación popular. In El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas, edited by A. TIANA FERRER. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

MELCÓN BELTRÁN, Julia. 2005. Geopolítica y enseñanza en España. In Manuales escolares en España, Portugal y América Latina (siglos XIX y XX), edited by J.-L. GUEREÑA, OSSENBACH, Gabriela, POZO, María del Mar del. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

MELLO, Cristina. 1999. O livro didáctico e o ensino da literatura o Secundário. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

MELLO, Paulo Eduardo Dias de. 2006. A produção didática par ao ensino de História na Educação de Jovens e Adultos. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

MENDES, José Amado. 1999. Identidade nacional e ideologia através dos manuais de História. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. 2002. Pontuação e sentido: em busca da parceria. In O livro didático de Português: múlitplos olhares, edited by DIONiSIO, Angela Paiva, BEZERRA, Maria Auxiliadora  Lucerna. Rio de Janeiro: Lucerna.

MEYER, Pierre. 1993. D'un pays et du monde. Comment l'école a contribué à développer le sentiment d'appartenir au pays et au monde à travers 150 ans de matériel scolaire. Histoire de l'Education: Manuels scolaires, États et sociétés - XIXe - XXe siècles (58):198-199.

MEZA ESTRADA, Antonio. 1998. Los libros de texto. In Un siglo de educación en México., edited by P. LATAPÍ SARRE. D.F.: Fondo de Estudios e investigaciones Ricardo J. Zevada/Conselho Nacional para la Cultura y las Artes/Fondo de Cultura Económica.

MIRANDA, Sonia Regina, LUCA, Tania Regina de. 2004. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História: Produção e divulgação de saberes históricos e pedagógicos 24 (48):123-144.

MOGARRO, Maria João. 2005. Manuais escolares no Portugal do Estado Novo. In Manuales escolares en España, Portugal y América Latina (siglos XIX y XX), edited by J.-L. GUEREÑA, OSSENBACH, Gabriela, POZO, María del Mar del. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

MOLERO PINTADO, Antonio. 2000. Los manuales de Historia de la Educación y la formación de los maestros (1900-1930). Historia de la Educación: Revista Interuniversitaria 19:121-139.

MOLERO PINTADO, Antonio. 2000. Tres momentos claves en la historia del libros escolar: de la dictadura primorriverista a los primeros años del franquismo. In El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas, edited by A. TIANA FERRER. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

MOLINA, Olga. 1983. Quinta sessão: A qualidade do livro didático. In Simpósio sobre o livro didático - Memória, edited by F.-F. Ciências. São Paulo: FUNBEC.

MOLINA, Olga. 1987. Quem engana quem: professor x livro didático. Campinas: Papirus.

MONTEIRO, Sara Mourão. 2004. Exercícios para compreender o sistema de escrita nos livros de alfabetização. In Livros de Alfabetização e de português: os professores e suas escolhas, edited by A. A. G. BATISTA, VAL, Maria da Graça Costa. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica.

MORAIS, Artur Gomes de, ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. 2005. Novos livros de alfabetização: dificuldades em inovar o ensino do sistema de escrita alfabética. In Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania, edited by M. d. G. C. VAL, MARCUSCHI, Beth. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica.

MOREIRA, Kênia Hilda. 2006. O livro didático deHistória: pesquisas acadêmicas realizadas entre 1980 e meados de 2005. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

MORENO GONZÁLEZ, Antonio. 2000. La física en los manuales escolares: un medio resistente a la renovación (1845-1900). Historia de la Educación: Revista Interuniversitaria 19:51-93.

MOTTA, Miriam Hermeto de Sá, NASCIMENTO, Adalson de Oliveira. 2006. Livros didáticos & representações. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

MUNAKATA, Kazumi. 2004. Dois manuais de história para professores: histórias de sua produção. Educação e Pesquisa 30 (3):513-529.

MUNAKATA, Kazumi. 2002. Livro didático: produção e leituras. In Leitura, História e História da leitura, edited by M. ABREU. Campinas; São Paulo: Mercado das Letras, Associação de Leitrua do Brasil; FAPESP.

MUNAKATA, Kazumi. 2000. Indagações sobre a História ensinada. In Questões de teoria e metodologia da História, edited by C. A. B. GUAZZELLLI, PETERSEN, Sílvia Regina Ferraz, SCHMIDT, Benito Bisso, XAVIER, Regina Célia Lima. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

MUNAKATA, Kazumi. 2002. Livro didático e formação de professor são incompatíveis?. In Congresso Brasileiro de qualidade na Educação: formação de professores, edited by M. A. (. MARFAN. Brasília: MEC / SEF.

MUNAKATA, Kazumi. 1998. Histórias que os livros didáticos contam, depois que acabou a Ditadura no Brasil. In Historiografia brasileira em perspectiva, edited by M. C. d. FREITAS. São Paulo: Universidade de São Francisco/Contexto.

MUNAKATA, Kazumi. 1997. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. Tese de Doutorado, História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

MUNAKATA, Kazumi. 2001. Apéndice bibliográfico - Brasil. In Manuales escolares como fuente para la Historia de la Educación en América Latina, edited by G. OSSENBACH, SOMOZA, Miguel. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

MUNAKATA, Kazumi. 1999. O objeto dos livros didáticos de História. Paper read at the III Encontro Perspectivas do Ensino de História, at Curitiba.

MUSCIA, Antonia. 2001. Los manuales de moral e instrucción cívica en la escuela argentina (1884-1916). In Manuales escolares como fuente para la Historia de la Educación en América Latina, edited by G. OSSENBACH, SOMOZA, Miguel. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

MUSCIA, Antonia Delia. 1998. El ciudadano: paradigma de la Escuela Argentina. Veritas 43:117-121.

MÉNDEZ, Mário Castilho. 2003. O livro e a educação: aspectos políticos da produção do livro didático. In Formação de educadores: desafios e perspectivas, edited by R. L. L. (. BARBOSA. São Paulo: UNESP.

NAGY, Júlia. 2002. Schools Dramas, or schoolbooks in dialogues? Schola Ludus by Comenius ah the Hugarian Calvinist School Dramas in the 18th Century. Paedagogica historica: international journal of the history of education XXXVII:251-264.

NARODOWSKI, Mariano. 2001. Libros de texto de Pedagogía en la formacion de docentes de Buenos Aires (1810-1830). In Manuales escolares como fuente para la Historia de la Educación en América Latina, edited by G. OSSENBACH, SOMOZA, Miguel. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

NERES, Julio. 2005. A produção didática de história em quadrinhos: Julierme e a História para a escola Moderna (1969-1975). Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação, USP, São Paulo.

NETO, Jorge Megid. 2002. Representações e novas perspectivas do livro didático na área de Ciências: o que nos dizem os professores, as pesquisas acadêmicas e os documentos oficiais. In Congresso Brasileiro de qualidade na Educação: formação de professores, edited by M. A. (. MARFAN. Brasília: MEC / SEF.

NETTO, José Teixeira Coelho. 1983. Quarta sessão: O livro didático na Universidade - filosofia do ensino. In Simpósio sobre o livro didático - Memória, edited by F.-F. Ciências. São Paulo: FUNBEC.

NIEBLES REALES, Eleucilio. 2001. Las gramáticas de la lengua cstellana como manuales escolares en Colombia, 1847-1910. Paper read at the IV Coloquio Colombiano de Hsistoria de la Educación: Nación, Educación, Universidad y manuales escolares en Colombia - Tendencias historiográficas contemporáneas, 6 a 8 de setembro.

NIKITIUK, Sonia Maria Leite, OLIVEIRA, Thalita Maria Cristina Rosa Rosa. 2006. A cosntrução da identidade nacional nos livros didáticos de História da América. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

NOGUERA R., Carlos Ernesto. 2001. Los manuales de Higiente en Colombia: instrucciones para civilizar al pueblo. In Manuales escolares como fuente para la Historia de la Educación en América Latina, edited by G. OSSENBACH, SOMOZA, Miguel. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

NORODOWSKI, Mariano, MANOLAKIS, Laura. 2002. Defending the "Argentine way of life". The State and school textbooks in Argentina (1884-1984). Paedagogica historica: international journal of the history of education XXXVII:301-316.

NOSELLA, Maria de Lourdes. 1983. Terceira sessão: Aspectos pedagógicos do livro didático. In Simpósio sobre o livro didático - Memória, edited by F.-F. Ciências. São Paulo: FUNBEC.

OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. 1968. O livro didático. Belo Horizonte: Editora Bernardo Álvares S.A.

OLIVEIRA, João Batista Araújo e. 1983. Primeira sessão: Aspectos tecnológicos da produção do livro didático. In Simpósio sobre o livro didático - Memória, edited by F.-F. Ciências. São Paulo: FUNBEC.

OLIVEIRA, João Batista Araújo e, GUIMARÃES, Sonia Dantas Pinto, BOMÉNY, Helena Maria Bousquet. 1984. A política do livro didático. São Paulo/Campinas: Summus/Editora da UNICAMP.

OLIVEIRA, Luiz Eduardo Meneses de. 2006. A instituição do ensino das línguas vivas no Brasil: o caso da língua inglesa (1809-1890). Tese de doutorado, Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

OLIVEIRA, Marco Antonio de. 2000. O negro no ensino de História: temas e representações. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, USP, São Paulo.

OLIVEIRA, Ângela Meireles de. 2002. Patriotismo e trabalho: um breve estudo do livro didático na Era Vargas. In História e linguagem, edited by Z. M. G. IOKOI. Brasil: Humanitas/ FELCH/USP.

OSSENBACH SAUTER, Gabriela. 2000. La investigación sobre los manuales escolares en América Latina: la contribuición del Proyecto Manes. Historia de la Educación: Revista Interuniversitaria 19:195-203.

OSSENBACH, Gabriela. 2001. Apéndice bibliográfico - América Latina. In Manuales escolares como fuente para la Historia de la Educación en América Latina, edited by G. OSSENBACH, SOMOZA, Miguel. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

OSSENBACH, Gabriela, SOMOZA, Miguel. 2001. Introducción. In Manuales escolares como fuente para la Historia de la Educación en América Latina, edited by G. OSSENBACH, SOMOZA, Miguel. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

PADOVAN, Regina Célia. 2006. Livro didático e ensino de história: o trabalho do professor nas séries iniciais. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

PALMA FILHO, João Cardoso. 1995. Política Nacional para o livro didático: realidade ou utopia? Leitura e Literatura para a infância e a juventude. Anais do 2º Seminário Nacional sobre Literatura infanto-juvenil, livro didático e participação da comunidada na formação de leitores:369-374.

PALMERO CÁMARA, Carmen, JIMÉNEZ EGUIZÁBAL, Alfredo. 1998. El material impreso en educación especial. Una respuesta al mito de los deficientes como grupo de iletrados. In Historia ilustada del libro escolar en España: de la posguerra a la reforma educativa, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

PAULO, João Carlos. 1999. "A ensinar como um mestre" - manuais e organização da cultura escolar em perspectiva histórica. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

PAULO, João Carlos, AFONSO, José António, MAGALHÃES, Justino Pereira. 2002. That seductive things: representing the illiterate al readers. Paedagogica historica: international journal of the history of education XXXVII:347-371.

PAZ LEBRERO, María. 1998. Textos y materiales para la iniciación a la lectura y escritura. In Historia ilustada del libro escolar en España: de la posguerra a la reforma educativa, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

PELUSO, Marília Luíza. 2006. O processo de avaliação do livro didático de Geografia, uma aposta no futuro. In Livros didáticos de Geografia e História: avaliação e pesquisa, edited by M. E. B. SPOSITO. São Paulo: Cultura Acadêmica.

PEREIRA, Alice Cândida, DUARTE, Maria da Conceição. 1999. O manual escolar como facilitador da construção do conhecimento científico - o caso do tema "reacções de oxidação-redução" do 9º ano de escolaridade. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

PEREIRA, Rony Farto. 1995. O impasse do livro didático num mundo em trasnformação acelerada. Leitura e Literatura para a infância e a juventude. Anais do 2º Seminário Nacional sobre Literatura infanto-juvenil, livro didático e participação da comunidada na formação de leitores:375-382.

PEREIRA, Rosimeri da Silva. 2005. A disciplina Língua Portuguesa nos trilhos da lei, na prática dos livros didáticos e na memporia de alunos e professores em Campo Grande (1960-1980). Dissertação de Mestrado, Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

PERES, Eliane. 2003. O ensino da linguagem na escola pública primária gaúcha no periodo da Renovação pedagógica. In Livros escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil (séculos XIX-XX), edited by E. PERES, TAMBARA, Elomar (orgs.). Pelotas: Seiva.

PERES, Eliane, TAMBARA, Elomar. 2003. Apresentação. In Livros escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil (séculos XIX-XX), edited by E. PERES, TAMBARA, Elomar. Pelotas: Seiva.

PERREIRA, Cid Douglas Souza. 2006. O livro didático de História da Paraíba: um problema e seus desafios. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

PETRUS ROTGER, Antonio. 1997. Tecnología del libro escolar tradicional: diseño, iconografía y artes gráficas. In Historia ilustada del libro escolar en España: del Antiguo Régimen a la Segunda República, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

PETRUS ROTGER, Antonio. 1998. Innovaciones tecnológicas en el diseño y edición de manuales escolares. In Historia ilustada del libro escolar en España: de la posguerra a la reforma educativa, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

PFRONN NETO, Samuel, ROSAMILHA, Nelson, DIB, Cláudio Zaki. 1974. O livro na Educação. Rio de Janeiro: Primor/INL.

PHILIPPI, Luz. 2002. O que é o livro didático hoje?. In Congresso Brasileiro de qualidade na Educação: formação de professores, edited by M. A. (. MARFAN. Brasília: MEC / SEF.

PINA, Maria Cristina Dantas. 2006. A escravidão do livro didático de História: provlematizando a questão na educação secundária brasileira na Primeira República. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

PINHEIRO, J. E. Moreirinhas. 1998. João da Silva Correia e o ensino da leitura na escola primária. Paper read at the Leitura e escrita em Portugal e no Brasil, 1500-1970. Atas do 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, at Porto.

PINHEIRO, José Helder. 2002. Abordagem do poema: roteiro de um desencontro. In O livro didático de Português: múlitplos olhares, edited by DIONiSIO, Angela Paiva, BEZERRA, Maria Auxiliadora  Lucerna. Rio de Janeiro: Lucerna.

PINSKY, Jaime. 1985. Estado e livro didático. Campinas: UNICAMP.

PINTASSILGO, Joaquim. 2002. Etiquette school manuals in Portugal in the 19th Century. Paedagogica historica: international journal of the history of education XXXVII:265-279.

PINTASSILGO, Joaquim, COSTA, Rui Afonso. 2005. A imagem e a idéia de Europa nos manuais escolares do ensino primário em Portugal (1900-19260. In L'immagine de l'idea di Europa nei manuali scolastici (1900-1945), edited by G. GENOVESI. Milão: Franco Angeli.

PINTO, Mariana Oliveira. 1999. Manuais escolares de Língua Portuguesa - uma análise das propostas de ensino/aprendizagem de conceitos sintáticos. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

PINTO, Teresa. 1999. A avaliação dos manuais escolares numa perspectiva de género. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

PRADO, Eliane Mimesse. 2004. As práticas dos professores de História nas escolas estaduais paullistas nas décadas de 1970 e 1980. Tese de doutorado, Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

PRETTO, Nelson De Luca. 1985. A ciência nos livros didáticos. São Paulo/Salvador: UNICAMP/Universidade Federal da Bahia.

PRISTA, Luís. 1999. O meu tio Cabanita. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

PROENÇA, Maria Cândida. 2000. Los manuales escolares: reflejo de influencias pedagógicas e intenciones políticas. Una reflexión desde la experiencia portuguesa. In El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas, edited by A. TIANA FERRER. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

PUCHOWSKI, Kazimierz. 2002. Betwenn Orator Christianus and Orator Politicus. History teaching an books in jesuit Colleges in Poland Lithuania (1565-1773). Paedagogica historica: international journal of the history of education XXXVII:229-249.

PUELLES BENÍTEZ, Manuel de. 1997. La política del libro escolar en España (1913-1939). In Historia ilustada del libro escolar en España: del Antiguo Régimen a la Segunda República, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

PUELLES BENÍTEZ, Manuel de. 1998. La política del libro escolar. Del franquismo a la restauración democrática. In Historia ilustada del libro escolar en España: de la posguerra a la reforma educativa, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

PUELLES BENÍTEZ, Manuel de. 2000. Los manuales escolares: un nuevo campo de conocimiento. Historia de la Educación: Revista Interuniversitaria 19:5-11.

PUELLES BENÍTEZ, Manuel de. 1997. Estudio preliminar: política, legislación y manuales escolares (1812-1939). In Manuales escolares en España: Tomo I - Legislación (1812-1939), edited by J. L. VILLALAÍN BENITO. Madri: Universidade Nacional de Educación a Distancia.

PURIFICAÇÃO, Ana Teresa de Souza e Castro da. 2006. Iconografia nos livros didáticos: perspectivas para o estudo da memória da Independência. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

PURIFICAÇÃO, Ana Teresa de Souza e Castro da. 2002. (Re)criando interpretações sobre a Independência do Brasil: um estudo das mediações entre memória e história nos livros didáticos. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo.

QUICENO, Humberto. 2001. Manuales, ensayos y crónicas en la educación en Colombia, 1900-1930. Paper read at the IV Coloquio Colombiano de Hsistoria de la Educación: Nación, Educación, Universidad y manuales escolares en Colombia - Tendencias historiográficas contemporáneas, 6 a 8 de setembro.

RABAZAS ROMERO, Teresa. 2000. La política escuativa y su repercusión el la pedagogía normalista de la segunda mitad del siglo XIX. In El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas, edited by A. TIANA FERRER. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

RABAZAS ROMERO, Teresa. 2001. Los manuales de Pedagogía y la formación del professorado en las escuelas normales de España (1839-1901), Serie "Proyecto Manes". Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

RADKAU GARCÍA, Verena. 2000. ¿Un lucha contra los molinos? El Instituto Georg Eckert y los manuales escolares. Historia de la Educación: Revista Interuniversitaria 19:39-49.

RAMIREZ, Nilce, CHAMLIAN, Helena. 1998. Dos testes ABC aos dias de hoje. Classes homogêneas, maturidade e alfabetização na língua portuguesa no Brasil. Paper read at the Leitura e escrita em Portugal e no Brasil, 1500-1970. Atas do 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, at Porto.

RAMÍREZ, Tulio. 2004. El texto escolar en el ojo del huracán: cuatro estudios sobre textos escolares venezoelanos. Caracas: Fondo Editorial de Humanidades y Educación/Vicerrectorado Académico/Universidad Central de Venezuela.

RANGEL, Egon. 2002. Livro didático de língua portuguesa: o retorno do recalcado. In O livro didático de língua portuguesa: múltiplos olhares, edited by A. P. DIONiSIO, BEZERRA, Maria Auxiliadora. Rio de Janeiro: Lucerna.

RAVENTÓS SANTAMARÍA, Francesc, RODRÍGUEZ ILLERA, José Luis. 1998. El nuevo software educativo. In Historia ilustada del libro escolar en España: de la posguerra a la reforma educativa, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio. 2000. O espelho da nação: a Antologia Nacional e o ensino de Português e de Literatura. Tese de doutroado, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio. 2002. O livro didático e a memória das práticas escolares. In Congresso Brasileiro de qualidade na Educação: formação de professores, edited by M. A. (. MARFAN. Brasília: MEC / SEF.

REDONDO BENITO DEL VALLE, Maria Carmem. 2005. El alumno: creador de su proprio libro texto. Paper read at the XIII Colóquio de historia de la Educación: La infancia en la Historia: espacios y representaciones, at Donostia-San Sebastián.

REINALDO, Maria Augusta G. de Macedo. 2002. A orientação para a produção de texto. In O livro didático de Português: múlitplos olhares, edited by DIONiSIO, Angela Paiva, BEZERRA, Maria Auxiliadora  Lucerna. Rio de Janeiro: Lucerna.

REVUELTA GUERRERO, Clara. 1998. Los modernos paquetes editoriales para la educación preescolar e infantil. In Historia ilustada del libro escolar en España: de la posguerra a la reforma educativa, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.