Bibliografia (página 4)

REVUELTA GUERRERO, R. Clara. 2005. La idea de Europa en los textos de formación política del bachillerato.  1ª etapa franquista. In L'immagine de l'idea di Europa nei manuali scolastici (1900-1945), edited by G. GENOVESI. Milão: Franco Angeli.

RIBEIRO JÚNIOR, Halferd Carlos. 2006. Programas e livros didáticos de História: a questão da Independência brasileira. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

RIGHETTI, Marco. 2005. Quale idea d'Europa? Analisi d'un manuale letterario degli anni '30. In L'immagine de l'idea di Europa nei manuali scolastici (1900-1945), edited by G. GENOVESI. Milão: Franco Angeli.

RIVERA HURTADO, María Antonia García de, SÁNCHEZ PALOMAR, Jorge. 2000. El Proyecto Manes y el soporte informático microisis MANES/ISIS 1.0. In El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas, edited by A. TIANA FERRER. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

ROCHA, Fernando M. 1999. A representação da mulher e da condição feminina nos manuais escolares de Português do ensino secundário. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

ROCHA, Fernando M. 1999. A representação da mulher e da condição feminina nos manuais escolares de Português do ensino secundário. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

ROCKWELL, Elsie. 2002. Learning for life or lerning from books: reading practices in Mexican Rural Schools (1900 to 1935). Paedagogica historica: international journal of the history of education XXXVII:113-135.

RODRIGUES, André Coura. 2006. Conhecimento histórico e maunais didáticos: cultura escolar, reforma do ensino. Minas Gerais, Primeira República. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

RODRIGUES, Angelina Ferreira. 1999. Das configurações do manual às representações de literatura. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

RODRIGUES, Joelza Ester Domingues. 2004. Memória fora de foco: a fotografia no livro didático de História do Brasil. Dissertação de mestrado, História Social, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

RODRÍGUEZ NEIRA, Teófilo. 1995. Los textos escolares, espléndor y decadencia: el papel que desempeñam en la Reforma Educativa. In Libro de texto y cosntrucción de materiales curriculares, edited by J. GARCÍA MÍNGUEZ, BEAS MIRANDA, Miguel. Granada: Proyecto Sur.

ROJO, Roxane. 2003. O perfil do livro didático de língua portuguesa para o ensino fundamental (5ª e 8ª séries). In Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura escrita, edited by R. ROJO, BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Campinas: Mercado das Letras.

ROJO, Roxane, BATISTA, Antonio Augusto Gomes. 2003. Apresentação - Cultura da escrita e livro escolar: propostas para o letramento das camadas populares no Brasil. In Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura escrita, edited by R. ROJO, BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Campinas: Mercado das Letras.

ROMERO, Luis Alberto, PRIVITELLIO, Luciano de, QUINTERO, Silvina, SABATO, Hilda. 2004. Prefácio: un libro con historia. In La Argentina en la escuela: la idea de Nación en los textos escolares, edited by L. A. (. ROMERO. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina.

ROMERO, Luis Alberto, PRIVITELLIO, Luciano de, QUINTERO, Silvina, SABATO, Hilda. 2004. Los textos escolares y el sentido común. In La Argentina en la escuela: la idea de Nación en los textos escolares, edited by L. A. (. ROMERO. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina.

ROMERO, Luis Alberto, PRIVITELLIO, Luciano de, QUINTERO, Silvina, SABATO, Hilda. 2004. Los textos de Historia: el relato del pasado. In La Argentina en la escuela: la idea de Nación en los textos escolares, edited by L. A. (. ROMERO. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina.

ROMERO, Luis Alberto, PRIVITELLIO, Luciano de, QUINTERO, Silvina, SABATO, Hilda. 2004. Los textos de Geografía: un territorio para la nación. In La Argentina en la escuela: la idea de Nación en los textos escolares, edited by L. A. (. ROMERO. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina.

ROMERO, Luis Alberto, PRIVITELLIO, Luciano de, QUINTERO, Silvina, SABATO, Hilda. 2004. Los textos de Civismo: la construcción del argentino ideal. In La Argentina en la escuela: la idea de Nación en los textos escolares, edited by L. A. (. ROMERO. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina.

ROMERO, Luis Alberto, PRIVITELLIO, Luciano de, QUINTERO, Silvina, SABATO, Hilda. 2004. Renovación editorial u nuevos enfoques. In La Argentina en la escuela: la idea de Nación en los textos escolares, edited by L. A. (. ROMERO. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina.

ROMERO, Luis Alberto, PRIVITELLIO, Luciano de, QUINTERO, Silvina, SABATO, Hilda. 2004. Balancre y apertura. In La Argentina en la escuela: la idea de Nación en los textos escolares, edited by L. A. (. ROMERO. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina.

RUIZ BERRIO, Julio. 1997. La enseñanza de la lectura de la Ilustración al Liberalismo: métodos, libros y materiales. In Historia ilustada del libro escolar en España: del Antiguo Régimen a la Segunda República, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

RUIZ BERRIO, Julio. 2002. The Hidden Curriculum of the Calleja publishing House Reading Books. Paedagogica historica: international journal of the history of education XXXVII:137-159.

RUIZ BERRIO, Julio. 2005. Presencia e imagen de presonajes europeos en los libros escolares de lectura de 1900 a 1945. In L'immagine de l'idea di Europa nei manuali scolastici (1900-1945), edited by G. GENOVESI. Milão: Franco Angeli.

RUIZ BERRIO, Julio, MARTÍNEZ NAVARRO, Anastasio, COLMENAR, Carmen, CARREÑO, Miryam. 2002. La Editorial Calleja, un agente de modernización educativa en la restauración, Serie Proyecto Manes. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

RUSSO, Pablo. 2005. L'idea d'Europa nel ventennio fascista: i manuali di storia di Afonso Manaresi. In L'immagine de l'idea di Europa nei manuali scolastici (1900-1945), edited by G. GENOVESI. Milão: Franco Angeli.

SAAVEDRA, Sílvia Maria Galliac. 1988. Passos e descompassos de uma instituição de pesquisa educacional no Brasil: a realidade do INEP. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília.

SALGADO, Maria da Conceição Cordeiro. 1999. O livro de leitura da 3ª calsse de João Grave, no período da 1ª República. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

SAMPAIO, Paula Faustino. 2006. "História da Paraíba: lutas e resistência", uma obra em questão. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

SANT'ANA, Catarina. 1995. O lugar do texto literário no livro didático. Leitura e Literatura para a infância e a juventude. Anais do 2º Seminário Nacional sobre Literatura infanto-juvenil, livro didático e participação da comunidada na formação de leitores:383-387.

SANTIAGO, Léia Adriana da Silva. 2006. Identidade e representações:  a imagem do índio nos livros didáticos de Estudos Sociais. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

SANTO, Janaina de Paula do. 2006. Diálogos entre o pretérito no passado e no presente: a proposta de história de Rocha Pombo e suas relações com as obras didáticas atuais. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

SANTOS, Adréa Cattermol Izar, BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. 2003. Coesão lexical em LDs inscritos no PNLD/2002: tentativas de exploração do funcionamento discursivo do "vocabulário" e do "estilo". In Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura escrita, edited by R. ROJO, BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Campinas: Mercado das Letras.

SANTOS, Dulce O. Amarante dos. 1999. A história das mulheres nos livros didáticos: 2ª fase do ensino fundamental. Paper read at the III Encontro Perspectivas do Ensino de História, at Curitiba.

SANTOS, Márcia Maria Cappellano dos. 2001. Texto didático: propriedades textuais e pressupostos epistemológicos. Caxias do Sul: EDUCS.

SCHAPOCHNIK, Nelson. 2005. Cultura letrada: objetos e práticas: uma introdução. In Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas, edited by M. ABREU, SCHAPOCHNIK, Nelson. Campinas; São Paulo: Mercado das Letras, Associação de Leitrua do Brasil; FAPESP.

SCHENA, Denilson Roberto. 1999. O ensino de História na Primeira República. Paper read at the III Encontro Perspectivas do Ensino de História, at Curitiba.

SCHMELKES, Sylvia. 1998. La educación básica. In Un siglo de educación en México., edited by P. LATAPÍ SARRE. D.F.: Fondo de Estudios e investigaciones Ricardo J. Zevada/Conselho Nacional para la Cultura y las Artes/Fondo de Cultura Económica.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. 2004. História com Pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código discilplinar da Hitória do Brasil. Revista Brasileira de História: Produção e divulgação de saberes históricos e pedagógicos 24 (48):189-211.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. 2005. "O método e a maravilha da escola e a delícia do professor". Os manuais didáticos e a construção da prática de ensino de História. In Manuales escolares en España, Portugal y América Latina (siglos XIX y XX), edited by J.-L. GUEREÑA, OSSENBACH, Gabriela, POZO, María del Mar del. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora, CAINELLI, Marlene. 2004. Ensinar História. São Paulo: Scipione.

SELANDER, Staffan. 1995. Análisis del texto pedagógico. In Libro de texto y cosntrucción de materiales curriculares, edited by J. GARCÍA MÍNGUEZ, BEAS MIRANDA, Miguel. Granada: Proyecto Sur.

SEQUEIRA, Ana Pires. 1999. Manuais de Língua Portuguesa para a República de Guiné-Bissau: um "caminho" percorrido. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

SIERRA VAZQUEZ, Modesto, RICO ROMERO, Luis, GÓMEZ ALFONSO, Bernardo. 1997. El número y la forma: libros e impresos para la enseñanza del cálculo y la geometría. In Historia ilustada del libro escolar en España: del Antiguo Régimen a la Segunda República, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

SILVA, Adriane C. da. 2000. Versões didáticas da história indígena. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, USP, São Paulo.

SILVA, Ana Claudia da, CARBONARI, Rosimeire. 1998. Cópia e leitura oral: estratégias para ensinar?. In Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos, edited by L. CHIAPPINI. São Paulo: Cortez Editora.

SILVA, Ana Claudia da, SPARANO, Magali Elisabete, CERRI, Maria Stella Aoki, CABONARI, Rosemeire. 1998. A leitura do texto didático e didatizado. In Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos, edited by L. CHIAPPINI. São Paulo: Cortez Editora.

SILVA, Ana Célia. 1995. A discriminação do negro no livro didático. Salvador: CEAO, CED.

SILVA, Ceris Ribas da. 2005. Formas de uso dos novos livros de alfabetização: por que os professores preferem os métodos tradicionais?. In Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania, edited by M. d. G. C. VAL, MARCUSCHI, Beth. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica.

SILVA, Ceris Salete Ribas. 2004. Livros de alfabetização: o que muda e o que permanece da tradição escolar. In Livros de Alfabetização e de português: os professores e suas escolhas, edited by A. A. G. BATISTA, VAL, Maria da Graça Costa. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica.

SILVA, Dagmar Maria Gomes da. 2004. Os livros didáticos de Desenho nos ginásios oficiais de São Paulo entre 1951 e 1961. Dissertação de mestrado, Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. 1998. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas: Mercado das Letras/Associação de leitura do Brasil.

SILVA, Hilmaria Xavier. 2006. O livro didático de História da Paraíba: um problema e seus desafios C(o)antando História: uso da canção como fonte histórica e recurso didático em escolas de Campina Grande. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

SILVA, Jahelina de Almeida. 2006. Livro didático: os caminhos tortuosos do ensino da história local. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

SILVA, Lino Moreira da. 1999. Manuais escolares e freqüência de bibliotecas. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

SILVA, Paulo Eduardo Mendes da, MORI-DE-ANGELIS, Cristiane Cognoto. 2003. Livros didáticos de língua portuguesa (5ª a 8ª séries): perspectivas sobre o ensino da linguagem oral. In Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura escrita, edited by R. ROJO, BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Campinas: Mercado das Letras.

SILVA, Rafael Moreira da. 2000. Textos didáticos: crítica e expectativa. Campuinas-SP: Alínea.

SILVA, Vitória Rodrigues e. 2006. Visões da América nos livros brasileiros, argentinos e mexicanos para o Ensino Médio. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

SOLANO ALONSO, Jairo. 2001. Ciencias y Sociedad en Barraquilla, 1871-1874. Paper read at the IV Coloquio Colombiano de Hsistoria de la Educación: Nación, Educación, Universidad y manuales escolares en Colombia - Tendencias historiográficas contemporáneas, 6 a 8 de setembro.

SOLLA, Luísa. 1999. Comunicar ... em português - Manuais de Língua Portuguesa para o ensino básico de Guiné-Bissau: cooperação? Investigação? Inovação?. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

SOTO ALFARO, Francisco. 2005. Manuales escolares de primera enseñanza editados en Navarra de 1800 a 1912, Serie "Proyecto Manes". Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de. 2006. O livro didático de história da Paraíba: inspirações teóricas, apropriações e usos pro professsores do Ensino Médio. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

SOUSA, Manoel Alves de. 1999. A história local, o ensino de História e o livro didático: dimensão e limite. Paper read at the III Encontro Perspectivas do Ensino de História, at Curitiba.

SOUSA, Maria de Lourdes Dionísio de. 1999. Níveis de estruturação e dimensões de transmissão dos livros de Português. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

SOUSA, Maria Elisa Silva. 1999. A formação de leitores - um contributo do manual escolar: um olhar através de um manual de Língua Portuguesa do 1º C.E.B. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. 2006. Experiências alternativas aos livros didáticos. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

SOUZA, Maria Inez Salgado de. 1999. Desencontros entre pordução historiográfica e livro didático: implicações para o ensino fundamental. Paper read at the III Encontro Perspectivas do Ensino de História, at Curitiba.

SOUZA, Maria Inez Salgado de. 1999. Desencontros entre pordução historiográfica e livro didático: implicações para o ensino fundamental. Paper read at the III Encontro Perspectivas do Ensino de História, at Curitiba.

SOUZA, Roberto Acízelo de. 1999. O império da eloqüência: retórica e poética no Brasil oitocentista. Rio de Janeiro: EdUERJ: EdUFF.

SPOSITO, Eliseu Savério. 2006. O livro didático de Geografia: necessidade ou dependência? Análise da avaliação das coleções didáticas para o ensino fundamental. In Livros didáticos de Geografia e História: avaliação e pesquisa, edited by M. E. B. SPOSITO. São Paulo: Cultura Acadêmica.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. 2006. Apresentação. In Livros didáticos de Geografia e História: avaliação e pesquisa, edited by M. E. B. SPOSITO. São Paulo: Cultura Acadêmica.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. 2006. A avaliação de livros didáticos no Brasil - Por quê?. In Livros didáticos de Geografia e História: avaliação e pesquisa, edited by M. E. B. SPOSITO. São Paulo: Cultura Acadêmica.

SPREGELBURG, Roberta Paula. 2002. ¿Qué se puede leer en la escuela? El control estatal del texto escolar (1880-1916). In Para una historia de la enseñanza de la lectura y la escritura en Argentina: del catecismo colonial a la razón de mi vida, edited by H. R. CUCUZZA, PINEAU, Pablo. Buenos Aires: Miño y Dávila/Universidade Nacional de Lujan.

SPREGELBURG, Roberta Paula. 2002. De los Apeninos a los Andes: las lecturas de <Corazón> en la escuela argentina. In Para una historia de la enseñanza de la lectura y la escritura en Argentina: del catecismo colonial a la razón de mi vida, edited by H. R. CUCUZZA, PINEAU, Pablo. Buenos Aires: Miño y Dávila/Universidade Nacional de Lujan.

STAMATTO, Maria Inês Sucupira. 1998. Os manuais escolares, o método de alfabetização e de ensino no Brasil (1822-1889). Paper read at the Leitura e escrita em Portugal e no Brasil, 1500-1970. Atas do 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, at Porto.

STEPHAN , Auresnede Pires. 1995. Caminhos e descaminhos da programação visual: o material didático. Leitura e Literatura para a infância e a juventude. Anais do 2º Seminário Nacional sobre Literatura infanto-juvenil, livro didático e participação da comunidada na formação de leitores:396-399.

STRAY, Chris. 1993. "Quia nominor leo": vers une sociologie historique du manuel. Histoire de l'Education: Manuels scolaires, États et sociétés - XIXe - XXe siècles (58):71-102.

SUASSUNA, Lívia. 2002. Escolha e uso do livro didático: implicações para a formação do professor. In Congresso Brasileiro de qualidade na Educação: formação de professores, edited by M. A. (. MARFAN. Brasília: MEC / SEF.

SUREDA GARCÍA, Bernat. 1997. La producción y difusión de los manuales escolares. In Historia ilustada del libro escolar en España: del Antiguo Régimen a la Segunda República, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

SUÁREZ ARAMÉNDIZ, Miguel. 2001. La Revista Rin-Rin y la difusión del proyecto educativo-cultural de Alfonso López Pumarejo. Paper read at the IV Coloquio Colombiano de Hsistoria de la Educación: Nación, Educación, Universidad y manuales escolares en Colombia - Tendencias historiográficas contemporáneas, 6 a 8 de setembro.

SÁ, Joaquim, VARELA, Paulo, CARVALHO, Graça S., GUIMARÃES, Fernando. 1999. Manual do professor para o ensino experimental do 1º ciclo: um projeto de investigação-acção centrado na escola. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

SÁNCHEZ GARCÍA, Antonio. 1995. La nueva cultura de la escuela: la innovación. In Libro de texto y cosntrucción de materiales curriculares, edited by J. GARCÍA MÍNGUEZ, BEAS MIRANDA, Miguel. Granada: Proyecto Sur.

SÁNCHEZ-REDONDO MORCILLO, Carlos. 2000. Política e ideología en los libros de lecturas escolares de la escuela primaria de los años sesenta. In El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas, edited by A. TIANA FERRER. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

SÓRIO, Walter Fernandes. 2004. Um estudo do Curso de Matemática elementar de Euclides Roxo: contribuições para a Históra da Educação Matemática no Brasil. Dissertação de mestrado, Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

TAKEUCHI, Márcia Regina. 2005. Análise material de livros didáticos para Educação de Jovens e Adultos. Dissertação de mestrado, Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

TAMBARA, Elomar. 2003. Textos de leitura nas escolas de ensino elementar no século XIX no Brasil. In Livros escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil (séculos XIX-XX), edited by E. PERES, TAMBARA, Elomar. Pelotas: Seiva.

TELLES, Norma Abreu. 1996. Cartografia brasílis ou: esta história está mal contada. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola.

TIANA FERRER, Alejandro. 1999. La lectura como eje vertebrador del la practica escolar: una perspectiva historica. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

TIANA FERRER, Alejandro. 1997. Los libros de lectura extensiva y desarrollo lector como género didáctico: el Quijote en la escuela. Las gramáticas escolares. In Historia ilustada del libro escolar en España: del Antiguo Régimen a la Segunda República, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

TIANA FERRER, Alejandro. 1998. El libro escolar como instrumento didáctico. Concepciones, usos e investigaciones. In Historia ilustada del libro escolar en España: de la posguerra a la reforma educativa, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

TIANA FERRER, Alejandro. 2000. El Proyecto Manes y la Educación y la investigación histórica sobre los manuales escolares (siglos XIX y XX). Historia de la Educación: Revista Interuniversitaria 19:179-194.

TIANA FERRER, Alejandro. 2000. Investigando la historia de los manuales escolares. In El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas, edited by A. TIANA FERRER. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

TIANA ÁLVARES, Laura, TIANA ÁLVARES, Miguel. 2002. Índices. In Manuales escolares en España: Tomo III - Libros de texto autorizados y censurados (1874-1939), edited by J. L. VILLALAÍN BENITO. Madri: Universidade Nacional de Educación a Distancia.

TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. 2005. A disciplina de História no Paraná: os compêndios de História e a História ensinada (1876-1905), Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

TORMENTA, José Rafael. 1996. Manuais escolares: inovação ou tradição?. Lisboa: IE-Instituto de Inovação Educacional.

TORRES SEPTIÉN, Valentina. 2005. Los textos de urbanidad y los libros de conducta (una reflexión inicial). In Manuales escolares en España, Portugal y América Latina (siglos XIX y XX), edited by J.-L. GUEREÑA, OSSENBACH, Gabriela, POZO, María del Mar del. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

TORRES SEPTIÉN, Valentina. 1999. La lectura, 1940-1960. In Historia de la lectura en México: Seminario de Historia de la Educación en México. D.F.: El Colegio de México/Centro de Estudios Hsitoricos.

TRANK DE ESTRADA, Dorothy. 1999. La enseñanza de la lectura y de la escritura en la Nueva España 1700-1821. In Historia de la lectura en México: Seminario de Historia de la Educación en México. D.F.: El Colegio de México/Centro de Estudios Hsitoricos.

TREVIZAN, Zizi. 1995. O atual impassse do livro didático num mundo em transformação acelerada. Leitura e Literatura para a infância e a juventude. Anais do 2º Seminário Nacional sobre Literatura infanto-juvenil, livro didático e participação da comunidada na formação de leitores:358-368.

TÁLAMO, Maria de Fátima G. M. 1983. O livro didático e a linguagem de sua elaboração. In Simpósio sobre o livro didático - Memória, edited by F.-F. Ciências. São Paulo: FUNBEC.

UNICAMP-Biblioteca Central, Serviço de informação sobre livro didático. 1989. O que sabemos sobre livro didático: catálogo analítico. Campinas: UNICAMP.

VAL, Maria da Graça Costa. 2003. Atividades de produção de textos escritos em livros didáticos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. In Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura escrita, edited by R. ROJO, BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Campinas: Mercado das Letras.

VAL, Maria da Graça Costa, BREGUNCI, Maria das Graças de Castro, SILVA, Ceris Salete Ribas da, CASTANHEIRA, Maria Lúcia, MARTINS, Aracy Alves. 2004. Padrões de escolha de livros e seus condicionantes: um estudo exploratório. In Livros de Alfabetização e de português: os professores e suas escolhas, edited by A. A. G. BATISTA, VAL, Maria da Graça Costa. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica.

VAL, Maria da Graça Costa, CASTANHEIRA, Maria Lúcia. 2005. Cidadania e ensino em livros didáticos de alfabetização e de língua portuguesa (1ª a 4ª série). In Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania, edited by M. d. G. C. VAL, MARCUSCHI, Beth. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica.

VAL, Maria da Graça Costa, MARCUSCHI, Beth. 2005. Apresentação. In Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania, edited by M. d. G. C. VAL, MARCUSCHI, Beth. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica.

VALADARES, Jorge. 1999. A ideologia nos manuais escolares. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

VALLS TABERNER, Rafael. 2000. La historia enseñada a través de los manuales escolares de historia (enseñanza primaria y secundaria). In El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas, edited by A. TIANA FERRER. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

VESENTINI, Carlos Alberto. 1997. A teia do fato. Uma proposta de estudo sobre a memória histórica. São Paulo: Hucitec.

VIDAL, Diana Gonçalves. 1998. Leitura, livro e Escola Nova, no Brasil dos anos 1930. Paper read at the Leitura e escrita em Portugal e no Brasil, 1500-1970. Atas do 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, at Porto.

VIDAL, Diana Gonçalves, ESTEVES, Isabel de Lourdes. 2003. Modelos caligráficos concorrentes: as prescrições para a escrita na escola primária paulista (1910-1940). In Livros escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil (séculos XIX-XX), edited by E. PERES, TAMBARA, Elomar. Pelotas: Seiva.

VIEIRA, Flávia, MARQUES, Isabel, MOREIRA, Maria Alfredo. 1999. Para o desenvolvimento da autonomia com o manual escolar. Paper read at the I Encontro Internacional sobre manuais escolares: maunais escolares - Estatuto, Funções, História, at Universidade do Minho.

VILLALAÍN BENITO, José Luís. 2000. Los manuales escolares en España: una primera aproximación a los archivos de la Administración central. Historia de la Educación: Revista Interuniversitaria 19:341-371.

VILLALAÍN BENITO, José Luís. 2002. Introducción. In Manuales escolares en España: Tomo III - Libros de texto autorizados y censurados (1874-1939), edited by J. L. VILLALAÍN BENITO. Madri: Universidade Nacional de Educación a Distancia.

VILLALAÍN BENITO, José Luís. 2002. Lista de libros de texto autorizados y censurados (1874-1939). In Manuales escolares en España: Tomo III - Libros de texto autorizados y censurados (1874-1939), edited by J. L. VILLALAÍN BENITO. Madri: Universidade Nacional de Educación a Distancia.

VILLALAÍN BENITO, José Luís. 1997. Legislación sobre libros de texto (1812-1939). In Manuales escolares en España: Tomo I - Legislación (1812-1939), edited by J. L. VILLALAÍN BENITO. Madri: Universidade Nacional de Educación a Distancia.

VILLALAÍN BENITO, José Luís. 1999. Introducción. In Manuales escolares en España: Tomo II - Libros de texto autorizados y censurados (1833-1874), edited by J. L. VILLALAÍN BENITO. Madri: Universidade Nacional de Educación a Distancia.

VILLALAÍN BENITO, José Luís. 1999. Lista de libros de texto autorizados y censurados (1833-1874). In Manuales escolares en España: Tomo II - Libros de texto autorizados y censurados (1833-1874), edited by J. L. VILLALAÍN BENITO. Madri: Universidade Nacional de Educación a Distancia.

VILLALAÍN BENITO, José Luís. 1999. Índices. In Manuales escolares en España: Tomo II - Libros de texto autorizados y censurados (1833-1874), edited by J. L. VILLALAÍN BENITO. Madri: Universidade Nacional de Educación a Distancia.

VILLALTA, Luiz Carlos. 1996. O cotidiano das populações coloniais da América nos livros didáticos. In Educação na América Latina, edited by C. M. F. BITTENCOURT, IOKOI, Zilda Márcia Gricoli. Rio de Janeiro; São Paulo: Expressão e Cultura; EDUSP.

VILLALTA, Luiz Carlos. 1999. Avaliando livros didáticos de estudos sociais para o MEC: relato de uma experiência. Paper read at the III Encontro Perspectivas do Ensino de História, at Curitiba.

VILLALTA, Luiz Carlos, MUNAKATA, Kazumi. 1999. Produção historiográfica e livro didático: relatório de um grupo de trabalho. Paper read at the III Encontro Perspectivas do Ensino de História, at Curitiba.

VIÑAO FRAGO. 1997. Aprender a leer en al Antiguo Régimen: cartilhas, silabarios y catones. In Historia ilustada del libro escolar en España: del Antiguo Régimen a la Segunda República, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

VIÑAO FRAGO. 2000. 1762-1763: Una polémica sobre la libertad de impresión y precios de los libros de texto. Historia de la Educación: Revista Interuniversitaria 19:333-340.

VIÑAO FRAGO. 2002. Towards a Typology of the Primers or Lerning to Read (Spain, c. 1496-1825). Paedagogica historica: international journal of the history of education XXXVII:73-94.

VIÑAO FRAGO. 2002. La catalogació de los manuales escolares y la historia de las disciplinas a través de sus denominaciones. In Manuales escolares en España: Tomo III - Libros de texto autorizados y censurados (1874-1939), edited by J. L. VILLALAÍN BENITO. Madri: Universidade Nacional de Educación a Distancia.

VIÑAO FRAGO. 1999. La catalogación de los manuales escolares y la historia de las disciplinas a través de sus denominaciones. In Manuales escolares en España: Tomo II - Libros de texto autorizados y censurados (1833-1874), edited by J. L. VILLALAÍN BENITO. Madri: Universidade Nacional de Educación a Distancia.

VIÑAO FRAGO. 2000. La catalogación de los manuales escolares y la historia de las disciplinas a través de sus denominaciones. In El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas, edited by A. TIANA FERRER. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

VIÑAO FRAGO, MORENO MARTÍNEZ, Pedro Luis. 1998. Cartillas y materiais para la alfabetización de adultos. In Historia ilustada del libro escolar en España: de la posguerra a la reforma educativa, edited by A. ESCOLANO BENITO. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipéres.

WARDE, Mirian Jorge. 2002. Oscar Thompson na Exposição de St. Louis (1904): a exhibit showing "machinery for making machines". In Os intelectuais na história da infância, edited by M. C. d. FREITAS, KUHLMANN JR., Moysés. São Paulo: Cortez.

WASSERMAN, Claudia. 2000. O livro didático: aspectos teóricos-metodológicos relevantes na sua produção. In Questões de teoria e metodologia da História, edited by C. A. B. GUAZZELLLI, PETERSEN, Sílvia Regina Ferraz, SCHMIDT, Benito Bisso, XAVIER, Regina Célia Lima. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

WATTS, Ruth. 2002. "Suggestive Books": the role of the writings of Mary Somerville in Science an Gender History. Paedagogica historica: international journal of the history of education XXXVII:163-186.

WUO, Wagner. 2000. A Física e os livros: uma análise do saber físico nos livros didáticos adotados para o ensino médio. São Paulo: EDUC; FAPESP.

XIMENA HERRERA, Claudia, NELLY BUITRAGO, Bertha. 2001. Manuales escolares de Educación Física para la escuela primaria en Colombia entre 1870 y 1915. In Manuales escolares como fuente para la Historia de la Educación en América Latina, edited by G. OSSENBACH, SOMOZA, Miguel. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

XIMENES, Cristiana Ferreira Lyro. 2006. Livro didático em análise: seleção do livro didático na formação inicial de professores de História - uma reflexão necessária. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.

YASUDA, Ana Maria Bonato Garcez, TEIXEIRA, Maria José Ciccone. 1998. A circulação do paradidático no cotidiano escolar. In Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos, edited by L. CHIAPPINI. São Paulo: Cortez Editora.

ZAMBONI, Ernesta. 1996. A visão dos "descobrimentos" na literatura didática: um estudo da vulgarização das tendências historiográficas. In Educação na América Latina, edited by C. M. F. BITTENCOURT, IOKOI, Zilda Márcia Gricoli. Rio de Janeiro; São Paulo: Expressão e Cultura; EDUSP.

ZERBINATTI, Dislane. 2006. O texto literário no livro didático e paradidático de História; usos e apropriações. Paper read at the ENPEH - VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, at Faculdade de Educação/ UFMG/ Belo Horizonte - Minas Gerais.