A Pesquisa

O Fio de Ariadne

A princesa Ariadne era filha do rei de Creta, Minos, que vencera os atenienses depois de dura batalha e deles exigia como tributo anual sete moças e sete rapazes para servirem de alimento ao Minotauro, um monstro meio homem, meio touro. Minos escondera esse monstro dentro de um palácio especialmente construído de forma que, uma vez dentro de suas inúmeras e sinuosas câmaras, corredores e passagens, fosse impossível encontrar a saída: o Labirinto.

No terceiro ano de tributo, entre os jovens atenienses destinados ao Minotauro estava o príncipe Teseu, por quem Ariadne se apaixona. Ele enfrenta e mata o monstro, mas só consegue sair do Labirinto graças a um estratagema esperto de Ariadne: ela lhe dá um novelo de lã, que Teseu desenrola ao longo do caminho e depois segue de volta até a saída.

Após muitas outras aventuras, Ariadne se casa com o deus do mar, Poseidon, que lhe dá uma coroa luminosa, mais tarde transformada em constelação celeste. Ela é assim, um símbolo de luz e caminho, a artífice de um cordão que desvenda os segredos do labirinto.
(Adaptado de Junito de Souza Brandão, Mitologia Grega)

Anterior (Apresentação)
Próxima (Objetivos)