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Objetivos

O planejamento proposto tem como objetivo desenvolver o estudo da energia nuclear analisando seus aspectos positivos e negativos.

Os trabalhos propostos tem como objetivos principais o desenvolvimento da capacidade escrita e verbal dos alunos, além da capacidade de trabalho em grupo, que é fundamental atualmente.

Ao término das aulas espera-se que o aluno adquira um ponto de vista próprio a respeito do tópico e seja capaz de argumentar os motivos que o levaram a essa opinião.

Estratégias

  • Metodologia

A metodologia aplicada nas aulas expositivas será a exposição do tópico pelo professor utilizando-se o quadro-negro e transparências para a apresentação de esquemas, tabelas, entre outros.

Além das aulas expositivas também serão utilizadas técnicas audiovisuais, aulas de exercícios em classe com discussão e seminários a serem apresentados pelos alunos.

  • Avaliação

A avaliação será feita por um seminário, em grupo, sobre uma determinada aplicação da radiatividade escolhida a partir de uma série de tópicos apresentados. A nota será dada avaliando-se, conjuntamente, o trabalho escrito e a apresentação.

O número de alunos em cada grupo e o número de grupos dependerá do tamanho da classe. Alguns dos tópicos que devem ser abordados no seminário, devido à sua grande importância são:

Ä As centrais nucleares.

Ä Aplicações da energia nuclear na química.

Ä Aplicações da energia nuclear na medicina.

Ä Aplicações da energia nuclear na indústria.

Ä Aplicações da energia nuclear na agricultura.

Ä Determinação da idade de materiais.

Para a avaliação individual dos alunos, além da prova, deverá ser entregue uma dissertação analisando os aspectos positivos e negativos de um programa nuclear.

Planejamento

Número de Aulas Previsto: 12

Aula 01: Pesquisa sobre Energia Nuclear na Internet

  • Visita às páginas
    • IPEN - http://www.ipen.br/
    • ABEN - http://www.ax.apc.org/~aben/
    • CNEN - http://www.cnen.gov.br/
  • Revistas
    • Ciência Hoje - http://www.ciencia.org.br/
    • Super Interessante - http://www.superinteressante.com.br/

O intuito dessa aula é permitir ao aluno conhecer as instituições nacionais que atuam na área de energia nuclear. Essa aula deve ser realizada em uma sala de micros em grupos de dois alunos, ou mais, dependendo do número de alunos da classe.

Na página do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) os alunos encontrarão as áreas de atuação dessa instituição, algumas aplicações de técnicas nucleares, informações sobre proteção radiológica, segurança nuclear e reatores nucleares. A página da ABEN (Associação Brasileira de Energia Nuclear) traz informações sobre essa instituição, suas publicações e "links" interessantes sobre o tema. A página da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) apresenta suas atividades, sua estrutura e suas realizações.

A finalidade da visita às páginas das revistas é a de fazer com que o aluno procure notícias atuais sobre energia nuclear. A vantagem de revistas como estas é a linguagem simples e o uso de fotos ou esquemas que facilitam o entendimento do aluno.

Nessa aula os alunos já serão divididos em grupos para o seminário, assim, é importante que eles já procurem informações referentes aos seus respectivos tópicos.

Aula 02: Descoberta da Radiatividade

  • Os raios X
  • Becquerel e a descoberta da radiatividade
  • A descoberta do Polônio e do Rádio
  • Propriedades associadas às emissões radiativas

O objetivo dessa aula é fornecer ao aluno uma visão histórica da energia nuclear. Parte-se da descoberta dos raios X pelo cientista alemão Roentgen, os estudos de Becquerel em fluorescência que o levaram a descobrir a radiatividade e, finalmente, um relato sobre os trabalhos do casal Curie que levaram ao descobrimento do Polônio e do Rádio.

E, por fim, uma descrição das propriedades associadas às emissões radiativas, como a ionização do ar e dos gases, sua ação sobre substâncias fluorescentes e sobre chapas fotográficas e a fosforescência nas substâncias radiativas.

Aula 03: Radiatividade e Estrutura Atômica

  • Experiência de Rutherford
  • Tipos de emissões radiativas
  • Número atômico e número de massa
  • Radiatividade: fenômeno nuclear
  • Leis da desintegração radiativa
    • Lei de Soddy
    • Lei de Fajans

Partindo-se da experiência de Rutherford e de seus resultados verificar a existência de diferentes emissões radiativas. Revisar os conceitos de número atômico e número de massa que serão importantes para o entendimento das emissões radiativas e para a resolução de exercícios sobre este tópico.

Enunciar as leis da desintegração radiativa fornecendo exemplos para a fixação desses conceitos pelos alunos.

 

 

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Aula 04: Estudo das Emissões Alfa, Beta e Gama

  • As radiações a e b
  • A radiação g
  • Poder de penetração
  • Efeitos biológicos da radiação ionizante
  • Detecção de radiação
    • O contador Geiger

Fornecer aos alunos mais detalhes sobre os três tipos de radiação, como seu poder de penetração, além de explicar o que são os efeitos biológicos da radiação ionizante, como ocorrem e quais os perigos existentes.

Explicar o funcionamento de um dos mais conhecidos instrumentos de detecção de radiação, o contador Geiger.

Aula 05: Exercícios Sobre Emissões Radiativas

  • Questões
  • Testes

Nessa aula será fornecida aos alunos uma lista contendo exercícios sobre as emissões radiativas. Estes exercícios devem ser resolvidos individualmente mas com liberdade de troca de idéias com os demais colegas de classe. A correção será feita em classe discutindo-se os pontos principais e os conceitos importantes abordados por cada um dos exercícios.

Aula 06: Cinética das Emissões Radiativas

  • Atividade
  • Tempo de meia-vida
  • Exercícios
    • Questões
    • Testes

O objetivo desta aula é o de definir os conceitos de atividade e meia-vida propondo aos alunos, logo em seguida, exercícios referentes a este tópico para serem resolvidos e discutidos em classe.

Aula 07: Importância da Energia Nuclear para o Brasil

  • Filme com duração de 58 minutos em português produzido pela TV Cultura em 1994. Disponível na Videoteca do Instituto de Química da USP.

O filme, que é parte da coleção Brasil Pensa, mostra, inicialmente, informações sobre a energia nuclear no mundo. Propõem-se, então, duas questões:

Ä Qual a importância da energia nuclear para o Brasil?

Ä O país tem possibilidade de explorar, com segurança, seu potencial nuclear?

Com base nessas duas questões tem início um debate em que participam quatro especialistas, Sérgio Bajai (Núcleo de Pesquisas Energéticas - UNICAMP), Luiz Pinguelli Rosa (Diretor da COPPE - UFRJ), Alm. Othon da Silva (Coordenadoria de Projetos Especiais - COPESP) e Ênio Candotti (Editor da Revista Ciência Hoje). O debate se desenvolve de maneira a responder as questões propostas e esclarecer a importância da energia nuclear.

Para a discussão em sala de aula seriam utilizados apenas alguns trechos do filme, sendo o objetivo desse aula despertar no aluno um senso crítico a respeito dos aspectos positivos e negativos de um programa nuclear.

Essa aula está diretamente ligada à dissertação avaliando os aspectos positivos e negativos de um programa nuclear a ser entregue pelos alunos como parte da avaliação.

Aula 08: Reações Nucleares I

  • Fissão nuclear
    • Reator nuclear
    • Lixo atômico
    • Bomba atômica

Aula 09: Reações Nucleares II

  • Fusão nuclear
    • Bomba de hidrogênio
  • Transmutação nuclear
    • Os elementos artificiais

As aulas 08 e 09, referentes às reações nucleares, têm como objetivo definir e diferenciar fissão, fusão e transmutação nuclear. Para cada tipo de reação nuclear apresentar suas utilizações, como a bomba atômica, a bomba de hidrogênio e a obtenção dos elementos artificiais.

Na aula 08, que trata de fissão nuclear, será explicado também o funcionamento de um reator nuclear e será discutida a problemática envolvendo o lixo atômico.

Aula 10: Aplicações da Radiatividade I

  • Apresentação dos seminários

Aula 11: Aplicações da Radiatividade II

  • Apresentação dos seminários

Aula 12: Avaliação

  • Trabalho escrito e seminário, em grupo, sobre uma determinada aplicação da radiatividade.
  • Dissertação individual analisando os aspectos positivos e negativos de um programa nuclear.
  • Prova individual composta por questões discursivas e testes.

 

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© - 2000 Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química
Atualizado em 09/06/2000