EAD: meu caminho, sua companhia...

estrada4a copy.gif (1787 bytes)


Características

Separação entre educador e educando Separação que pode ser permanente ou temporária. Quanto há contato face-a-face, este se dá para eliminar dúvidas, para acompanhamento e avaliação da aprendizagem, para supervisão de atividades práticas, para atividades de caráter coletivo.
Uso de recursos tecnológicos de comunicação Pela separação entre educador e educando, a comunicação entre eles é mediada por recursos didáticos e tecnológicos (meio impresso, áudio, vídeo e informatizado).
Apoio de uma instituição "tutora" A responsabilidade docente não cabe a um indivíduo, mas sim à instituição que dispõe de docentes e especialistas para tratamento do conteúdo, produção dos recursos didáticos, para suporte e apoio (técnico, pedagógico, social e psicológico) ao educando e para organização e implantação de iniciativas EAD.
Abordagem sistêmica Antes do desencadeamento de uma iniciativa EAD, todos os recursos, atividades de apoio, infra-estrutura, etc. devem estar prontos para implantação. As iniciativas EAD representam abordagem que exige antecipação e superação apriori de todos os problemas possíveis. Não há espaço para improvisações.
Aprendizagem independente As atividades de aprendizagem ficam sob o controle do educando. Cabe a ele decidir o que, quando, como e onde estudar. Não há supervisão direta quanto ao desenvolvimento de seu esforço em estudar.

[Pedra fundamental]   [Retas e curvas]  [Pedras e pedregulhos]  [Trilhas e atalhos]