Separação
entre educador e educando |
Separação
que pode ser permanente ou temporária. Quanto há contato face-a-face, este se dá para
eliminar dúvidas, para acompanhamento e avaliação da aprendizagem, para supervisão de
atividades práticas, para atividades de caráter coletivo. |
Uso
de recursos tecnológicos de comunicação |
Pela
separação entre educador e educando, a comunicação entre eles é mediada por recursos
didáticos e tecnológicos (meio impresso, áudio, vídeo e informatizado). |
Apoio
de uma instituição "tutora" |
A
responsabilidade docente não cabe a um indivíduo, mas sim à instituição que dispõe
de docentes e especialistas para tratamento do conteúdo, produção dos recursos
didáticos, para suporte e apoio (técnico, pedagógico, social e psicológico) ao
educando e para organização e implantação de iniciativas EAD. |
Abordagem
sistêmica |
Antes
do desencadeamento de uma iniciativa EAD, todos os recursos, atividades de apoio,
infra-estrutura, etc. devem estar prontos para implantação. As iniciativas EAD
representam abordagem que exige antecipação e superação apriori de todos os
problemas possíveis. Não há espaço para improvisações. |
Aprendizagem independente |
As atividades de aprendizagem ficam sob o controle do educando. Cabe a ele
decidir o que, quando, como e onde estudar. Não há supervisão direta quanto ao
desenvolvimento de seu esforço em estudar. |