Estado de Mato Grosso   Mato Grosso

 

Barra%2004.gif (8807 bytes)

  [Home]  [Apresentação]  [Pesquisa]   [Mestrado]  [Atividades]  [UFMT]   [Sites]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mato_grosso.gif (3532 bytes) História de Mato GrossoMato Grosso

mato_grosso.gif (3532 bytes) A região onde hoje são os Estados de Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul foi, durante séculos, apenas Mato Grosso, chamado de Mato Grosso Uno. 

mato_grosso.gif (3532 bytes) Documentos referente a Mato Grosso tem início com a chegada dos espanhóis no Rio Paraguai, a partir de 1530.   No entanto, um governo duradouro apenas teve início em 1724, com o estabelecimento do Distrito de Cuiaba, que siginificava um ponto na conquista portuguesa de terras espanholas.

mato_grosso.gif (3532 bytes) Mato Grosso viveu um longo período etno-histórico, onde tribos indígenas dominavam todo o território.   A organização social variava de tribo para tribo, conforme os padrões parafamiliares.  Sabe-se apenas uma parte da história tribal, a atual, pois a grande etno-história se perdeu no tempo.

mato_grosso.gif (3532 bytes) Mato Grosso nasceu subjulgado pelo imperialismo europeu e, desde o princípio, foi explorado pelo capitalismo dos chamados colonizadores.  É um dos poucos Estados brasileiros onde se identifica uma pureza cultural e uma fidelidade da terra na preservação das suas raízes. 

mato_grosso.gif (3532 bytes) Os períodos históricos compreendidos na história de Mato Grosso são:  o espanhol, período de capitania, período do 1º Império, período do 2º Império, período da 1ª República e período da 2ª República.

mato_grosso.gif (3532 bytes) Por que o nome de Mato Grosso? Conta a história que em 1734, a família Paes de Barros, de Sorocaba, deixam Cuiabá à cata de índios ou mais precisamente, à conquista do gentio pareceis, que já se achava quase extinto nas vastas campinas do sertão.  Nessa região, que ficava entre os rios Jauru e Guaporé, andaram eles, pela primeira vez, em 1732.  Quando voltaram, dois anos depois, viram nessa região tanta floresta virgem, onde sobressaía o porte das árvores, quase todas com os caules corpulentos e muito altas que, exatasiados, provavelmente, aplicaram o nome de MATO GROSSO à região.  Depois, tal denominação estendeu-se à região da povoação, por ali edificada inicialmente, com o nome de Villa Bela da Santíssima Trindade, fundada em 1752, pelo primeiro capitão-general Antônio Rolim de Moura.  Posteriormente, o nome Mato Grosso foi adotado por toda a capitania. (Silva, O. J.)

mato_grosso.gif (3532 bytes) Para um estudo mais detalhado da história de Mato Grosso, recomendo dois livros:

1º) Do saudoso Coronel Octayde Jorge da Silva, da Escola Técnica Federal de Mato Grosso.  Fui previlegiada em tê-lo como educador no ensino técnico na ETFMT, enquanto aluna desse estabelecimento. Vale ressaltar aqui a importância desse educador para a ETFMT e para a cultura Matogrossense.   Livro: Um estudo sobre a História de Mato Grosso.   Roteiro para ensino de 1º e 2º Graus, 1982.

2º) Ferreira, J. C. V.  Mato Grosso e seus Municípios. Secretaria de Estado da Cultura de Mato Grosso, 1997.                                                           Mato Grosso

[Voltar]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CuiabáMato Grosso

estrelinha.gif (227 bytes) Cuiabá nasceu à beira do Córrego da Prainha, onde os bandeirantes trazidos por Paschoal Moreira Cabral e Miguel Sutil garimparam ouro.

estrelinha.gif (227 bytes) A ata da fundação de Cuiabá fora mandada lavrar a 08 de abril de 1719, nas proximidades do Clube Dom Bosco, no Morro da Prainha, atual bairro Bandeirantes. 

estrelinha.gif (227 bytes) Cuiabá é conhecida como "Cidade Verde" e, também, como "Portal da Amazônia e do Ecoturismo".

estrelinha.gif (227 bytes)Cuiabá é bem drenada, sendo banhada pelos rios Cuiabá, Coxipó, Coxipó-Açu, Pari, Mutuca, Aricá, Manso etc., além de vários córregos e ribeirões.

estrelinha.gif (227 bytes) Denominação dos habitantes:   Cuiabanos

estrelinha.gif (227 bytes)Altitude:  165m

estrelinha.gif (227 bytes)Por que o nome Cuiabá?   Muitas histórias/estórias são contadas sobre a constituição do nome Cuiabá.   A mais conhecida é a seguinte: "conta-se que um dos portugueses viventes na região se lavava no rio, usando uma cuia (fruto das cabaceiras, já cerrado, tratado, sem os miolos).  Esta, escapando-se de suas mãos, desceu o rio e se foi.  O português disse:  Cuiabá! Como o português troca a letra v por b,  na pronúncia, talvez houvesse dito Cuia vá.  Daí teria vindo o nome Cuiabá".  Mas isso é apenas um registro!

Mato Grosso

[Voltar]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clima

Mato Grosso

Mato Grosso compreende seis tipos de clima:   clima tropical monçóico (AM), clima tropical de savana (Cuiabá), clima tropical de savana com primavera quente, clima tropical do pantanal, clima tropical de altitude, clima tropical com verão chuvoso.                                                                                            Mato Grosso é um Estado com temperaturas elevadas, sendo que a parte mais quente localiza-se no Pantanal e região de Cáceres até Cuiabá.  As diferenças entre as temperaturas médias do verão e do inverno nessa área, são muito reduzidas, como é de se esperar em terras planas e latitudes baixas.  A época de calor mais intenso é setembro e outubro.  A temperatura média é de 35ºC e o teor de umidade do ar se mantém mais ou menos elevado ao longo do período chuvoso (outubro/abril), com valores sempre acima de 75% e valores médios mensais máximos em torno de 84 a 86%, a partir do mês de maio começa a diminuir ligeiramente, definindo valores médios mensais mínimos que variam entre 58 e 70% no período dos meses de julho a setembro.

(Fonte:  Ferreira,J.C.V.  Mato Grosso e seus muncicípios)

Mato Grosso

[Voltar]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PolíticaMato Grosso

O governador de Mato Grosso - Dante Martins de Oliveira

Vice-governador - José Márcio Pannof de Lacerda

Mato Grosso

[Voltar]

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EconomiaMato Grosso

 estrelinha.gif (227 bytes) A poaia (Cephaelis ipecacuanha) ou ipeca, jutamente com a erva-mate (Ilex paraguaiensis),  fizeram a história da economia matogrossense.   Atualmente,  não existem mais plantações de erva-mate, com raríssimas exceções.

estrelinha.gif (227 bytes)Atualmente, Mato Grosso é considerado a maior fronteira agrícola em expansão no Brasil, sendo um grande produtor de soja. Destacam-se ainda, as culturas de arroz, café, feijão, amendoim, mamona, mandioca, banana, guaraná, cacau e sorgo e numa escala menor a laranja e o abacaxi.  A cana-de-açúcar tem papel fundamental na economia matogrossense, pois além de responder por grande oferta de mão-de-obra, ainda é responsável pela produção de álcool e açúcar, sendo que grande parte é consumida na região Centro-Oeste.

estrelinha.gif (227 bytes)Um dos alicerces da economia Estadual é a pecuária, que tem um dos maiores rebanhos de bovinos do país.  A implantação de indústrias frigoríficas no Estado aumentou a capacidade de abate, permitindo inclusive a exportação de determinados produtos industrializados pelo setor.

(Fonte:  Mato Grosso e seus Municípios.   Ferreira, J. C. V.)

Mato Grosso

[Voltar]