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Rotulagem e conhecimento científico: considerações sobre pureza. Inicialmente, de posse de algumas embalagens de alimentos ou de seus rótulos, organize com seu grupo uma atividade cujo objetivo seja preparar o aluno para agir como cidadão consumidor e simultaneamente desenvolva os conceitos de substância, mistura e composição de materiais. Faça um resumo dessa atividade e guarde-a para uma discussão posterior. Vamos agora nos aproximar de alguns conceitos importantes do conhecimento científico por meio de rótulos de alguns produtos disponíveis nas prateleiras de lojas, lanchonetes e supermercados. Vamos começar pela água, um produto essencial para a sobrevivência do ser humano, animais e plantas. A vida no planeta certamente não seria possível sem a presença da água e quando os meios de comunicação disparam suas informações sobre a possibilidade da presença dessa substância num determinado meteorito vindo de outros pontos da galáxia, o que se especula na verdade a possibilidade de existir vida fora da Terra. Cerca de 70% da superfície da Terra é ocupada por mares, oceanos e rios. É também por volta de 70% a participação da água no corpo humano, ou seja, se retirássemos toda a água do nosso organismo, além de perdermos a vida, perderíamos em torno de 70% da massa corpórea. Precisamos então consumir diariamente quantidades mínimas de água, nas suas manifestações mais diversificadas. A mais conhecida delas é na forma de líqüido a temperatura ambiente. Há outras formas, como a oclusa em alimentos sólidos, na forma de sucos, refrigerantes, ou ainda no estado sólido em cubos de gelo ou vapor da água quente do chuveiro. Vamos então coletar alguns rótulos de água do tipo mineral, que pode ser encontrada com facilidade em qualquer bar ou lanchonete. A partir do rótulo, desenvolveremos uma atividade de análise e interpretação de suas informações de modo a elaborar os conceitos de mistura e substância pura. Observe o rótulo abaixo. Examine o nome do produto. O que podemos dizer a respeito desse produto, no que se refere a sua origem e composição? Discuta com seu grupo o significado de água mineral sem gás. Ainda no rótulo, observe o campo composição química provável, e discuta o significado de cada termo.
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Extraído de Lima e colaboradores (1999). |
É comum as pessoas falarem de rios, cachoeiras, nascentes e fontes de água afastados dos grandes centros urbanos como locais onde se pode encontrar água pura. Nesse contexto, explique o que você entende por "pureza" da água. Sobre a água mineral, cujo rótulo você examinou, o que você diria sobre a sua "pureza" ? É possível dizer que ela é pura ou é uma mistura ? Qual é a relação entre a origem da água mineral e o fato de ela ser considerada "pura" pelos anunciantes e consumidores ? A água mineral é adequada para o consumo humano ? A água que chega às residências pelo sistema de abastecimento recebe um certo tratamento para se tornar própria para o consumo humano. Procure relacionar e descrever os processos de tratamento da água de um rio como o Tietê para que ela se torne própria para consumo. No texto, Poluição vs. Tratamento de Água: duas faces da mesma moeda (Azevedo, 1999), lemos: |
... o próprio conceito de pureza é muito relativo. No caso da água, ele depende fundamentalmente de dois fatores: o uso a que ela se destina e a aparelhagem utilizada para medir o grau de pureza |
Qual seria o real significado de termos como substância, mistura, pureza para o aluno que está iniciando seus estudos de Ciências ? Será que ele é capaz de identificar a relatividade do conceito de pureza, conforme o contexto de sua aplicação ? Quais são dos ponto de vista científico e social os contextos preferenciais para a elaboração desses conceitos ?
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| considerações sobre pureza |
misturas e composição nutricional | |
L@PEQ |