Vamos Fazer Compras
Essa atividade deve ser realizada dentro do contexto do tema proposto. A idéia aqui é que a professora já venha trabalhando com as crianças tendo como base uma receita culinária. Tendo isso em mente, nessa atividade as crianças serão desafiadas a fazer as compras dos ingredientes para que seja possível a confecção da receita em atividade posterior.
Estimular o uso das operações mostrando como elas fazem parte do nosso cotidiano.
Ingredientes utilizados nas receitas com seus preços afixados; cartaz com logo dos supermercados; dinheiro de brinquedo; tabelas para registro da atividade.
Obs. 1: Deve haver tantos “supermercados” quantos grupos de crianças. Se a turma for dividida em três grupos o número de “supermercados” deverá ser três também.
Obs. 2: Para crianças menores, achamos melhor não ser trabalhada a questão da quantidade dos ingredientes (isso poderá entrar em atividade posterior). Sendo assim, em cada stand haverá uma unidade de cada ingrediente da receita. Na receita que a criança receber constarão apenas os ingredientes em si sem a indicação de suas quantidades. Nesse caso, o grupo deverá comprar uma unidade de cada ingrediente encontrado em sua receita. Exemplo: Receita de Sorvete / Ingredientes: açúcar; ovos; leite.
Obs. 3: Se a atividade for realizada com turmas de crianças maiores é indicado trabalhar com as quantidades para que o desafio seja maior. Nesse caso poderá se trabalhar estimativa. Exemplo: Se a receita pede quatro xícaras de açúcar quantos quilos desse produto serão necessários comprar?.Obs. 1: A idéia de que cada “supermercado” tenha apenas uma unidade de cada ingrediente (no caso em que a atividade seja aplicada em turmas de crianças menores) é para que cada grupo seja desafiado a mudar sua estratégia de compra caso o ingrediente mais barato, que havia planejado comprar, não esteja mais disponível (já tenha sido comprado por outro grupo). Nesse caso, o grupo terá que refazer seu planejamento diante do problema encontrado. A professora deverá, na explicação da atividade, comentar que essa situação acontece na vida real quando um produto em promoção se esgota, por exemplo.
Obs. 2: Para que a professora tenha um maior controle da atividade sugerimos que os grupos não façam suas compras simultaneamente. A ordem de compra deverá ser decidida usando um dado. Um representante de cada grupo jogará o dado. A ordem das compras será correspondente ao resultado dos dados, do maior para o menor.Pesquisa de Preço |
Supermercado A |
Supermercado B |
Supermercado C |
Ingrediente 1 |
|||
Ingrediente 2 |
|||
Ingrediente 3 |
Ingredientes |
Preço |
|
Ingrediente 1 |
||
Ingrediente 2 |
||
Ingrediente 3 |
||
TOTAL |
Gasto por Equipe |
Equipe 1 |
Equipe 2 |
Equipe 3 |
Quanto tinha |
|||
Quanto gastou |
|||
Quanto sobrou |
![]() |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
© 2010 - Clube de Matemática - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
|