Números e Medidas
- Introduzir para a criança, a idéia das medidas internacionais e o por quê de sua necessidade;
- Utilização de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagem e medidas;
- Iniciar o conhecimento da medida como relação entre aritimética e a geometria;
- Compreender que diferentes situações-problemas podem ter diferentes resoluções;
- Iniciar a compreensão de que medir é comparar duas grandezas do mesmo tipo;
- Medir comprimentos usando unidades não padronizadas.
a) Propor à classe medir a sala de aula, da lousa à parede, utilizando os pés.
(Cada aluno conta quantas vezes utilizou o pé e a classe discute os diferentes resultados. Por que 15 pés da Maria e apenas 10 do Felipe ? )
b) Propor a 4 crianças que calcem números diferentes e que realizem essa medição, enquanto os demais observam.
Questionar se a criança que calça um número maior usará mais ou menos vezes o seu pé? Por que?
c) Ao final, discutir com as crianças o que poderiam fazer para medir a sala e obter o mesmo resultado e solucionar o problema. Os alunos poderiam fazer sugestões.
d) Deixar que alunos meçam a distância da sala com o mesmo objeto padrão e comparar os resultados. (Por exemplo, um caderno. ) Questionar se o problema ocorreu novamente. E finalmente , deixar os alunos medirem a distância com um instrumento apropriado , como uma trena. Ao final observarão como é possível e importante obter uma medida precisa.
![]() |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
© 2010 - Clube de Matemática - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
|