Trabalhando com Gráficos
- Trabalhar com o conceito de média, medição e gráfico utilizando dados referentes a sua própria altura;
- Aplicar o conceito transmitido em aula na realidade do aluno, utilizando dados reais;
- Relacionar o conhecimento numérico com a construção, leitura e interpretação de gráficos.
a) Todos alunos são medidos em altura e toda esta informação é colocada por eles em um gráfico. Introduzir a importância do gráfico como uma linguagem específica de organizar e comparar dados que está presente em várias facetas da vida social.
b) Questionar: qual será a média da classe? Proporcionar aos alunos a manifestação de suas opiniões.Obter em conjunto a média da altura da classe.
c) Levantar a questão: quem possuirá a média mais alta, meninos ou meninas?
Obter estas médias.
d) Elaborar outro gráfico mostrando a média da classe, dos meninos e das meninas.
Esta atividade usa números reais , as alturas dos alunos , ao ensiná-los a fazer uma média. O uso do gráfico também é inserido na atividade , criando mais uma conexão matemática.
![]() |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
© 2010 - Clube de Matemática - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
|